Mais do que um jogo de cartas, o poker é um jogo de informação: ou seja, quanto mais conhecimento você tem, menos será levado pela aleatoriedade dessa modalidade. Isso significa que, quanto menos um jogador depender de boas mãos para ganhar fichas, mais longe irá nos torneios e maior será a sua lucratividade a longo prazo. Nesse cenário, o blefe se torna indispensável, e uma das formas mais estratégicas de fazê-lo é utilizando os blockers para blefar.
Blockers ou bloqueadores, na tradução literal, é uma técnica em que o jogador utiliza as cartas que estão em suas mãos para bloquear possíveis jogadas que seus oponentes poderiam fazer. Assim, o blefe se torna mais calculado e certeiro.
Quer entender melhor o que são os blockers e como utilizá-lo? Confira este post que fizemos após uma entrevista com Luigi Soncin — ele que é economista por formação, jogador de poker por decisão e pesquisador por paixão. Confira!
O que são blockers?
O primeiro passo para entendermos o que são os blockers é tentarmos imaginar o que leva um jogador a blefar. Um jogador amador blefa para tentar a sorte, mas se você, mesmo sendo iniciante, já começou a estudar sobre nossa modalidade, sabe que o blefe tem como objetivo fazer o adversário desistir. Isso demanda técnica e estratégia.
Em um blefe, a primeira coisa que um jogador faz é uma leitura do adversário, analisando o seu estilo de jogo e as cartas que ele pode ter na mão. A partir disso, o jogador deverá analisar as suas próprias cartas e identificar como poderá bloquear uma possível volta dele.
Em suma, podemos dizer que um blocker é quando você blefa com uma mão que bloqueia o range de valores de seu adversário. O poker é um jogo de informação, então, tão importante quanto saber o que o seu oponente tem em mão, é entender o que ele não tem. Com essa informação, você tem a chance pagar, blefar ou aumentar com muito mais embasamento.
Ao blefar utilizando um blocker, você se propõe a jogar com uma mão que reduz a chance de seu adversário ter uma mão forte, pois você tem uma carta que poderia potencializar o jogo dele, bloqueando o range de valor.
Por que blefar no poker é uma boa estratégia?
Quanto menos conhecimento e técnicas um jogador tem, mais sujeito ele estará as aleatoriedades do jogo. Isso significa que, quando ele está recebendo boas cartas, vai longe no torneio; caso contrário, não tem ferramentas para se manter.
O jogador de alto nível é aquele que consegue ter o controle das situações, utilizando técnicas e estratégias para se manter vivo nas disputas, mesmo quando não está recebendo mãos fortes. Como ele consegue isso? Trabalhando o jogo para fazer o adversário foldar, utilizando um conceito chamado fold equity.
A palavra aqui é controle, ou seja, o jogador de sucesso tem o controle de suas ações: quando perde, ele sabe porque perdeu; quando erra, sabe onde errou; quando blefa, sabe porque blefou.
Ao utilizar as blockers, o jogador ganha uma ferramenta poderosa para se tornar um oponente cada vez menos previsível, aumentando o seu leque de jogadas para ter sucesso independentemente das aleatoriedades.
Como usar blockers na mesa para construir ranges de blefes?
Assim como qualquer outra jogada ou estratégia do poker, os blockers podem ser utilizados em vários contextos, sempre levando em consideração as peculiaridades de cada rodada de uma mão e o estilo de jogo de cada oponente. Você pode utilizá-lo tanto para decidir se faz ou não uma 3-bet ou até mesmo em uma aposta derradeira no river.
Conhecer os blockers nos dá base para entender, por exemplo, o porquê de um AK ser tão forte, já que ele pode bloquear um AA ou KK. Isso acontece porque, existem 6 combinações possíveis de AA e 6 de KK. Quando você tem um AK em suas mãos, você está reduzindo pela metade o número de combinações que o seu oponente poderia tem desses dois top pairs.
Veja exemplos práticos da utilização de blockers
Suponha que você está com JJ e no flop abre QT5, você aposta e oponente iguala. No turn vira um 9, você faz outra aposta e o adversário dessa vez aumenta.
Automaticamente, liga um alerta em sua cabeça, pela possibilidade dele está formando uma sequência. Realmente, ele pode ter um straight, mas como você está com JJ em suas mãos, reduz bastante a possibilidade dele estar com KJ, J8 ou um QJ. Você tem um blocker!
Na jogada seguinte você recebe A♠ 7♠, no board temos K♠ Q♠ 8♦ 2♣ e no river vira um T♠. Após a virada da última carta, o seu oponente, que vinha pagando as apostas, resolve apostar alto. Como você tem um rei de espadas em sua mão, você bloqueará algumas combinações de AJ que fariam sequências, possíveis combinações de flushes, além de impedir um nut flush fulminante.
Nesse ponto da mão, você sabe que o flush mais alto que ele teria seria um J♠ e que dificilmente esse valete daria respaldo para os calls nas streets anteriores, principalmente se considerarmos que temos T♠ na mesa, ou seja, um J♠ T♠ não é uma possibilidade.
Como calcular o número de combinações na mão do adversário para blefar?
Calcular as combinações em uma mão de poker requer muita prática. É claro que, em um torneio, seja online ou ao vivo, não teremos tempo para ficar fazendo cálculos demorados a cada jogada. Por isso, é importante que você tenha em mente algumas bases. A primeira é que, se uma carta está em sua mão, ela está bloqueando as chances de seu oponente fazer combinações que pediriam essa carta.
No hold’em, existem 1326 combinações possíveis em uma mão inicial, sendo que há 16 possibilidades de um jogador sair com 2 combos de cartas não pareadas. Isso significa que existe 16 possibilidades de você sair com um AK, T2, QJ e qualquer outra combinação de cartas de valores diferentes — sendo 4 possibilidades delas serem do mesmo naipe e 12 de serem de naipes diferentes.
Em relação aos pares, há 6 possibilidades de combinações para cada valor.
Entenda como o cálculo de combinações pode ajudar você com os blockers
Se você sai com AK pré-flop, as chances de seu oponente ter um par de Ás ou K cai pela metade. Isso significa que você passa a ter um trunfo quando a mão começar a afunilar — que é saber que você está bloqueando 50% das possibilidades do oponente ter um top pair.
Como vimos neste post, ao utilizar os blockers para blefar, você contará com as informações que você tem na mão, que são as suas cartas, para reduzir o range do seu adversário. Estude todas as possibilidades dessa ferramenta e ganhe mais uma técnica para deixar o seu jogo cada vez mais completo e imprevisível.
Pronto para começar a utilizar os blockers em suas mesas online? Entre em contato conosco e entenda como você pode jogar em múltiplas plataformas de forma prática!