Jogar contra um adversário passivo pode ser mais fácil do que você pensa. É muito fácil realizar a equidade da sua mão contra esses jogadores por que raramente eles apostam, e isso incentiva você a usar estratégias mais agressivas tanto no pré-flop quanto no pós-flop.

Neste artigo, discutiremos essas estratégias agressivas e como jogar contra um movimento em particular que é característico da maioria dos jogadores de poker ao vivo – ou seja, entrar de limp. Também vamos falar sobre como abordar situações de pote multiway, que são muito comuns no poker ao vivo.

Ajustes pré-flop vs. limpers

Ao jogar ao vivo, o aspecto mais importante da nossa estratégia é como jogamos contra limpers. Isto é devido à frequência com que os jogadores limpam em jogos ao vivo.

Quando um jogador entra de limp, há uma chance muito boa de que ele é um jogador recreativo. No entanto, isso não significa que você deve entrar para isolar ele com duas cartas quaisquer.

Iso-raising é quando você aumenta pré-flop depois que um jogador entrou de limp. O objetivo dessa jogada é isolar o limper em um heads-up pós-flop.

Um boxeador profissional não iria balançar descontroladamente contra um não-lutador comum. Em vez disso, ele cuidadosamente superaria e golpearia seu oponente até derrubá-lo. Não há razão para o boxeador permitir riscos desnecessários.

Da mesma forma, você não deve baixar a guarda, apesar de provavelmente ser o melhor jogador. Sua vantagem vem de saber como manobrar através da mão e como extrair mais valor com boas mãos e perder menos com as ruins.

Sem qualquer informação prévia, um limper não significa que um adversário tenha um range fraco. Seu range de limp pode muito bem ser feito de QQ + e AK por tudo que você sabe. Ou talvez seja apenas suited connectors e pares baixos naipados.

Seja qual for o caso, você precisa começar de uma posição conservadora e prestar atenção nas mãos que ele mostra e na frequência com que ele limpa. Só então você pode fazer grandes ajustes.

Existem muitos fatores que devem impactar sua estratégia de iso-raise, como com que frequência o seu oponente joga de limp~fold – isto é, folda para um raise depois de entrar de limp. Por exemplo, se ele foldar uma quantia decente, você pode expandir suas a frequência de iso-raise desde que tenha adicionado fold equity pré-flop, o que permite que você lucre com uma variedade maior de mãos.

Aqui está uma lista de 7 fatores e como eles devem impactar sua estratégia de iso-raise contra um oponente que entra de limp (fique à vontade para salvar este infográfico para referência posterior):

Como você pode ver, existem muitas variáveis ​​que influenciam uma estratégia de iso-raise. Infelizmente, não há ranges fixos que eu ou alguém possa lhe dar para jogar nesses lugares. Você realmente só precisa se ajustar e reajustar enquanto joga e aprender mais sobre seus oponentes.

Aqui estão alguns ranges “vs Limp” da seção de poker ao vivo do Upswing Lab para ajudar você a começar:

Vermelho= raise Azul claro= raise, call ou fold (dependendo da mesa) Azul escuro= fold Tenha em mente que esses ranges assumem que há exatamente um limper. Você deve jogar um pouco mais tight e aumentar o size contra múltiplos limpers.

As mãos em vermelho são fáceis: simplesmente dê raise com elas todas as vezes. As mãos em azul claro devem ser jogadas de raise, limpadas ou foldadas dependendo dos fatores acima.

Por exemplo, digamos que você esteja em uma posição no meio e o jogador entra de limp de uma posição inicial. Voce sabe que o limper é um jogador fraco que frequentemente entra de limp e depois folda. E, nenhum dos jogadores atrás de você são agressivos. Então, você deve jogar loose e iso-raise com todas as mãos em azul claro (A9s, A5s, KTs, QTs, J9s, 98s, 87s, 76s, 66, 55). 

Quando que você deve dar limp atrás?

Entrar de limp atrás (ou over-limping) raramente é o movimento correto teoricamente, mas isso não significa que você nunca deva fazer isso. Há algumas mãos que não são fortes o bastante para aumentar a aposta, mas são fortes demais para serem jogadas na lama. Essas mãos que estão na borda do range são o que você quer entrar de limp atrás.

Antes de lhe mostrar algumas mãos específicas, você precisa conhecer alguns fatores que devem fazer com que você não entre de limp loucamente;

  • Se você tem um ou mais jogadores agressivos para falar depois de você, evite dar over-limp. Esses jogadores irão iso-raise com muita frequência, o que reduz o valor esperado do seu limp.
  • Se você não estiver em late position ou no small blind, evite over-limping. Limping em posições anteriores é geralmente muito arriscado, porque um dos muitos jogadores por trás pode vir com uma mão forte e iso-raise.

Aqui está o que um range de over-limping do botão pode parecer:

Verde= over-limp, Azul= não está no range

 

E aqui está o que um range de over-limping do SB pode parecer:

Verde= over-limping, Azul= não está no range

O range do SB e muito mais abrangente porque a suas pot odds são insanamente boas. Você só precisa investir metade da big blind para ganhar 2.5 que já esta no pote (5 pra 1)

Como jogar potes multiway

A outra coisa importante de jogar poker ao vivo, e especialmente contra mesas passivas, é a sua estratégia em potes multiway. Na maioria dos jogos ao vivo, quase todos os potes vão para o flop, e por isso é importante entender como isso afeta sua estratégia.

Provavelmente, o aspecto mais importante para entender sobre jogar contra vários jogadores é que eles essencialmente atuam como uma unidade inimiga. Isto é, você não deve vê-los como jogadores individuais. Em vez disso, trate-os como uma unidade única que é muito mais forte do que qualquer jogador individual. Isso ajudará você a entender o quanto o seu range sofre em comparação a vários jogadores.

Por essa razão, parece que a melhor estratégia é uma estratégia muito rígida e passiva, consistindo principalmente em dar mesa e foldar. Coisas emocionantes! Ao apostar, como uma diretriz geral, sugiro jogar uma estratégia desbalanceada para valor com muito poucos blefes.

Para lhe dar mais algumas dicas sobre potes multiway, incluindo qual tamanho de aposta funciona melhor, aqui está um vídeo com os coachs Mike Finstein e Ryan Fee do Upswing Lab:

Conclusão

Jogar em mesas passivas pode ser uma maneira relaxante de imprimir dinheiro com a estratégia correta. Certifique-se de ser disciplinado e humilde o suficiente e não começar a jogar fichas fora só porque você está jogando contra jogadores mais fracos.

Isso é tudo para este artigo! Espero que você tenha gostado e que tenha achado útil. Como de costume, se você tiver alguma dúvida ou comentário, não hesite em usar a seção de comentários abaixo.

Até a próxima. Boa sorte!

Artigo escrito por Dan B. para a Upswing em 27 de Novembro de 2018.

Traduzido e adaptado por Luigi Soncin, para a ROYALpag.