Estratégia de defesa de big blind: torneios vs. cash games - ROYALpag Skip to main content

Estratégia de defesa de big blind: torneios vs. cash games

Sabia que é praticamente impossível ter lucro jogando no big blind no longo prazo?

O big blind tem que pagar um blind inteiro sem olhar as cartas (uma grande desvantagem) e jogará fora de posição contra a maioria dos oponentes depois do flop.

É uma posição que não perdoa e que oferece muitas oportunidades de erro. Por exemplo, ao enfrentar um raise, se defender poucas vezes vai fazer com que você lentamente perca fichas e ainda pode estimular outros oponentes a roubarem o seus blinds com maior frequência. Por outro lado, defender demais pode te deixar em situações complicadas já que você vai jogar fora de posição e com um range fraco.

Para te ajudar a evitar estes erros, vamos passar algumas orientações que te ajudarão a limitar suas perdas no big blind e a aumentar sua taxa de ganhos. Vai ser algo nessa linha:

  • Defesa de big blind 101
  • Defesa de big blind em torneios
  • Fatores específicos dos torneios
  • Big blind vs raise do botão (exemplo de torneio)
  • Defesa de big blind em cash game
  • Fatores específicos do cash game
  • Big blind vs raise do botão (exemplo de cash game)
  • 6 dicas para a defesa do big blind
  • Abordagem rápida sobre defesa multi-way

Prontos? Então vamos lá!

Defesa de big blind 101

Se o range perfeito de defesa no big blind fosse uma receita, teria três ingredientes principais:

  1. Suas pot odds para fazer o call.
  2. O range de aposta do seu oponente.
  3. Se sua mão realiza bem a equidade.

Suas pot odds para fazer o call

Suas pot odds te dizem a frequência que você precisa para ganhar o pote com lucro no longo prazo fazendo o call. Se você tem que pagar $5 para ganhar um pote de $10, por exemplo, você precisa ganhar mais de 33,3% das vezes para lucrar.

O range de aposta do seu oponente

É mais difícil ganhar o pote contra um range forte, se comparado a um range fraco. Se o seu oponente aumenta de early position, por exemplo, é provável que ele ou ela tenha um range forte de mãos e você portanto deve restringir seu range de defesa. Se o oponente aumentar de late position, você pode defender com um range mais amplo.

Se sua mão realiza bem a equidade

O que é a equidade realizada?

– É a porcentagem do pote que uma mão pode esperar ganhar com base em sua equidade bruta e as diversas variáveis presentes no jogo postflop.

Algumas mãos são muito piores que outras postflop e portanto ‘realizam’ menos que sua equidade bruta. Por exemplo, 7♣ 5♥ tem 17,4% de equidade bruta versus K♠ K♥, mas não significa que esta mão vai ganhar o pote 17,4% das vezes. Geralmente erra o flop, alguém aposta e você faz o fold, portanto 7♣ 5♥ na verdade vai ganhar o pote muito menos que em 17,4% das vezes contra K♠ K♥.

Mãos que sejam fortes, bem conectadas e/ou naipadas realizam equidade com maior eficiência. Algumas mãos são tão fortes e jogam tão bem depois do flop que na verdade elas superam a realização de sua equidade, como J♥ T♥ contra um oponente loose, ou A♠ A♥ em qualquer situação. Em outras palavras, estas mãos vão ganhar com maior frequência do que suas próprias equidades brutas.

Vale lembrar que o cálculo do valor exato da equidade que uma mão pode realizar é praticamente impossível. Podemos no máximo estimar, principalmente durante o jogo.

Defesa de big blind em torneios

Vamos discutir alguns fatores específicos de torneios que têm um grande impacto nos ranges ideais de defesa de big blind.

Antes + apostas baixas = melhores pot odds

Em uma mesa full-ring, os antes deixam o pote mais inflado em cerca de um big blind. Alie este fator com os valores relativamente baixos de raise (2x-2,5x) adotados por jogadores de torneios, e fica claro porque o big blind pode se defender de forma eficiente com um amplo range.

Diferentes tamanhos de stack

Graças à variedade dos tamanhos de stack em jogo nos torneios, os ranges se tornam mais dinâmicos que em cash games.

Por exemplo, os jogadores com os maiores stacks geralmente vão fazer o raise com um range bem maior de mãos que os jogadores com stacks reduzidos. Os stacks maiores podem colocar bastante pressão nos stacks menores com estes raises. Por outro lado, os jogadores com os menores stacks poderão fazer o 3-bet shove de forma lucrativa com um vasto range de mãos contra oponentes que aumentam frequentemente.

Big blind vs. raise do botão (exemplo de torneio)

Torneio 9-Handed. Blinds 100/200/20. Stacks efetivos de 8.000 fichas.

Herói recebe duas cartas no big blind

Botão aumenta para 420. sb fold. Herói…

O herói precisa pagar 220 para ganhar 900, o que significa que ele vai precisar realizar acima de 19,6% de equidade para fazer o call de forma lucrativa (200/1120 = .196).

Vamos usar a tabela de aumento no botão com 40BB, extraída do curso “Winning Poker Tournaments”, de Nick Petrangelo, para podermos estimar o range do botão:

Range de raise do botão (40-50BB), extraído do curso de Nick Petrangelo

O cálculo do range de defesa por mão é uma tarefa desafiadora. Você pode usar uma calculadora de equidade para verificar a equidade de cada mão contra o range do botão, e usar sua intuição para decidir quais mãos realização equidade suficiente para fazer o call. Este complicado processo exige bastante suposição, mas te oferece uma ideia geral de quais mãos podem defender o big blind de forma lucrativa.

Os principais profissionais têm um processo ainda mais preciso e confiável. Eles usam os softwares solvers de situações preflop, algumas vezes junto com análise de banco de dados, para formular seus ranges preflop.

Com isto em mente, dê uma olhada na tabela de defesa do big blind contra um raise do botão, extraída do curso do Nick:

Defesa de big blind vs aumento do botão (40-50BB), extraído do curso de Nick Petrangelo

Defesa de big blind vs aumento do botão (40-50BB), extraído do curso de Nick Petrangelo

São vários calls. Se parecer muito loose para você, dê uma olhada na equidade das pior mão contra o range estimado do botão:

53o tem 33,66% de equidade contra o range estimado do botão. Se o Herói for capaz de realizar pelo menos 58,2% desta equidade, o que não deve ser muito difícil com uma mão conectada contra um amplo range, ele pode fazer o call de forma lucrativa.

Se você não estiver confiante o bastante para jogar postflop com as mãos mais fracos neste range, sinta-se à vontade para fazer o fold. Mas esta construção de range deve deixar bem claro que o big blind pode jogar de forma bem loose contra um pequeno raise de um jogador com um range amplo.

Se jogadores sólidos estão se defendendo de forma lucrativa com 53o, acho que vocês conseguem lidar com J4s.

Defesa de big blind em cash games

Há dois fatores notáveis que diferenciam a defesa do big blind no cash game, e ambos te fazem jogar de forma mais conservadora.

Não há antes + tamanho padrão do raise = piores pot odds

A inexistência de antes significa que há apenas 1,5BB no pote antes de distribuir as cartas, o que te força a jogar de forma mais conservador em todas as posições. Além disso, os raises preflop tendem a ser maiores nos cash games (2x-3x online, 4x-5x ao vivo), piorando ainda mais suas pot odds.

Rake

Diferentemente dos torneios, o rake é pago em toda mão sempre que você vê o flop (ou até mesmo preflop nos card rooms mais selvagens). Como você vai jogar por um pote total menor depois do flop, você deve restringir seu range de call um pouco para compensar as pot odds menores.

Além disso, você é estimulado a tribetar uma boa proporção de seu range de continuação porque não há rake pago quando um pote termina antes do flop.

Big blind versus raise do botão (exemplo de cash game)

$1/$2 Cash Game. Stacks efetivos de $200.

Herói recebe duas cartas no big blind

Botão aumenta para $5. sb fold. Hero…

Herói precisa pagar $3 para ganhar $8, mas digamos algo mais em torno de $7,50 depois do rake. Isto significa que ele vai precisar de mais de 28,6% de equidade para fazer um call lucrativo (3/10,50 = 0,286).

Para estimar o range do botão, vamos utilizar a tabela de raise do botão, extraída do curso “Elite Cash Game Mastery”, do Educa-p0ker:

Range de Raise do Botão, extraído do curso do Educa-p0ker

Você poderia tentar calcular um range de defesa por mão utilizando calculadoras de equidade, intuição e suposição. Conforme mencionado no exemplo de tornei, entretanto, os resultados deste processo seriam longe de confiáveis (embora aumente seu conhecimento sobre as mãos e suas equidades).

Em vez disso, vamos alavancar o trabalho do Educa-p0ker analisando a tabela de defesa de big blind vs um raise no botão:

Defesa de big blind vs raise de 2,5x do botão, extraído do curso do Educa-p0ker

Este range de defensa é bem mais tight que o exemplo do torneio. O Herói, que antes defendia com range amplo tipo 53o, Q3o, e toda mão naipada, agora larga mãos fortes tipo K7o, Q8o e 84s.

Você vai precisar se defender um pouco nos cash games (51,7% das mãos, neste exemplo), mas a falta de antes e os raises um pouco mais altos reduzem o número de mãos que você pode jogar.

3 dicas para a defesa do big blind em torneios

1. Lute pelos antes.

É difícil determinar precisamente o impacto dos antes nos seus ranges preflop, principalmente ao se defender no big blind. Os jogadores tendem a ignorar sua relevância, pois parecem pouca quando pagos individualmente, mas certamente os antes têm um grande impacto sobre suas pot odds e mudam drasticamente a dinâmica pré-flop quando considerados coletivamente.

2. Se prepare para fazer o 3-bet shove.

Quando você for o short stack no big blind (menos que 30BB), se prepare para fazer o 3-bet shove com mãos que jogam bem no shove. Esta jogada geralmente te permite aumentar seu short stack, além de te dar a chance de obter o máximo de valor quando você tiver uma mão forte.

Contra um raise do botão com stack de 20BB, por exemplo, Nick recomenda o shove com KK-22, AK-AJ, ATo-A9o, A4o-A2o, T9s-T7s, e algumas outras mãos com alguma mistura de frequência (A8o-A5o, A5s-A2s, K7s-K6s, KQs-KJs, QJs-QTs).

3. Não tenha medo de fazer o call com um short-stack.

Um grande erro do jogo com 6 a 15 big blinds é que você só pode fazer o shove ou fold contra um raise. Este pensamento é ultrapassado, e obviamente incorreto quando você considera as odds que você está tentando obter ao fazer o call e o quanto você vai realizar a equidade com um short stack.

Se você estiver enfrentando um raise baixo e tiver uma mão que seja muito fraca para o shove, mas muito boa para largar devido ao preço, não hesite em fazer o call. Esta jogada é tão eficiente que gerou uma tendência de open-raise sizing para jogar contra jogadores loose defendendo seus big blinds.

3 dicas para a defensa do big blind em cash games

1. Preste bastante atenção ao tamanho do raise.

Os cash games geralmente incluem uma grande variedade de opening sizes, que variam de 2x a 5x ou até mais. Graças a este motivo, você precisa estar pronto para fazer ajustes radicais no seu range de defesa de big blind, já que suas pot odds mudam em casa situação.

Você precisa se defender com range mais restrito e fazer o 3-bet em boa parte de seu range de continuation contra os aumentos mais substanciais, e vice-versa.

2. Se aproveite de sua posição contra o small blind.

Quando todos os jogadores foldarem até o small blind, resta apenas um jogador na luta para ganhar o pote. Isto incentiva o small blind a aumentar com grande frequência.

Sendo o big blind, você deve se defender com maior frequência, por outro lado. Você está em posição, contra um range amplo, e você já tem um blind investido, o que é somado a um range amplo de defesa.

3. Faça ajustes de acordo com as tendências de seu oponente.

Uma das melhores coisas do cash game é poder desenvolver leituras quando você jogar contra o mesmo grupo por algum tempo. Estas leituras permitem que você faça ajustes lucrativos em sua estratégia de defesa de big blind.

Quando estiver enfrentando um raise de um jogador extremamente tight, por exemplo, consequentemente você deve restringir seu range de defesa. Por outro lado, quando um maníaco que joga 80% das mãos aumenta do small blind, você não deve desistir do seu big blind sem uma boa luta (salvo se você tiver uma mão muito ruim).

Dica rápida sobre defesa multi-way

Quando um ou mais jogadores antes de você já tiverem feito o call do raise preflop, sua estratégia de defesa deve mudar em dois aspectos.

Primeiramente, você deve se defender com menos mãos, independentemente de suas pot odds melhoradas, pois é difícil realizar a equidade contra vários jogadores. Portanto, se sua mão tem equidade bem acima da equidade bruta necessária para o call, ainda é melhor fazer o fold, salvo se a mão jogar bem em potes multiway.

O segundo ajuste consiste em reconstruir seu range para que se adapte melhor em potes multiway. Isto significa jogar menos mãos com jogabilidade inferior em potes multiway, tipo mãos com big gaps ou mãos que geralmente acabam em situações de cooler (A3o, K7o, 83s, etc.).

Considerações Finais

Recapitulando:

• Sua estratégia de defesa de big blind essencialmente se baseia em suas pot odds para fazer o call, o range de raise do seu oponente, bem como em como sua mão pode realizar a equidade.

• Em torneios, você pode defender o big blind com maior frequência, graças aos antes e aos raises na média mais baixos, mas certifique-se de ajustar a estratégia de acordo com os stacks.

• Em cash games, você é forçado a se defender com menor frequência por causa da inexistência dos antes, por causa do rake e também devido aos raises na média mais altos.

• Seja mais restrito ao se defender em potes multiway.

Isto é tudo por hoje.
Até a próxima, grinders!

Traduzido de UpSwing Poker por Alex Sal

Compre ou venda créditos de poker e apostas esportivas nos melhores sites do mundo na ROYALpag.com!