Você dedicou longas horas nas mesas. Você estudou livros, vídeos e cursos, mas mesmo assim os resultados não aparecem.

Isso acontece com os melhores de nós.

Poker não é um passeio no parque, mesmo nos limites mais baixos. Mesmo os melhores jogadores lutaram por um longo período para achar sucesso nos micro stakes antes de subir para os limites mais altos.

Contudo, existem estratégias comprovadas para alcançar o sucesso nesses jogos e que podem ajudá-lo a subir para limites mais altos, onde você pode começar a ganhar dinheiro de verdade no poker.

Eu pessoalmente joguei milhões de mãos nos jogos micro stakes e conquistei uma das maiores taxas de lucro já registradas lá. Hoje eu quero discutir 8 estratégias que me ajudaram ao longo do caminho.

  1. Comece bem baixo

Muitos jogadores ficam surpresos com a qualidade do jogo nos cash games de US$25 e US$ 50 online. Eles não deveriam se surpreender, porque muitos jogadores desses jogos estudam muito e sabem sobre o assunto.

É por isso que é melhor começar pequeno online, mesmo que você tenha jogado poker há anos no lado do cassino ou em home games. Eu recomendo começar com o limite mais baixo online, que geralmente é NL2 ($ .01 / .02 blinds).

Agora, eu sei que se acostumar a jogar por pequenas quantidades de dinheiro pode ser difícil. Em particular, quando o tamanho total do pote for inferior ao custo de uma xícara de café, pode ser difícil se concentrar em fazer o melhor jogo.

Mas aprender a focar quando o resultado de uma decisão é financeiramente inconsequente é uma das lições mais valiosas que você pode aprender como jogador de poker. A ideia é que no processo de tomada de decisão você não esteja comprometido com a quantidade de dinheiro que você ganhará ou perderá, ou seja, para tornar-se menos propício a tomar decisões emocionais.

Em contraste, saltar imediatamente para os jogos de US $ 100 deixa você aberto para muitos jogadores sólidos – alguns dos quais são profissionais em tempo integral – que têm grande quantidade de experiência de jogo. E cada um desses jogadores está interessado em atacar os recém-chegados menos experientes como você.

Este conselho aplica-se mesmo se você tiver as habilidades teóricas para ganhar em limites mais altas. O fato é que há muitas outras coisas a serem consideradas antes de subir de limite, como a velocidade do poker online em geral, e as tendências exclusivas de certos grupos de jogadores e tipos de jogos específicos.

O melhor jeito de se acostumar com esses fatores é jogando e ganhando experiência em limites mais baixos e subindo gradualmente. E eu realmente digo gradualmente. Lembre-se que chegar ao topo no poker é uma maratona e não uma corrida de 100 metros.

Na verdade, Doug Polk levou anos e anos para alcançar o auge desse jogo depois de quase desistir do jogo quando estava nos limites baixos.

A vantagem geral de começar pequeno com o poker online é que você consegue subir através dos limites em um ritmo confortável e desenvolver um conjunto de habilidades fundamentais que o ajude a alcançar maior sucesso em limites mais elevados.

Outra vantagem é que você poderá avaliar o estado do seu jogo. Comece nos limites mais baixos, NL2, e jogue por uma semana ou duas. Se você estiver ganhando todas, suba para o próximo limite, NL5, e assim vai. Eventualmente você vai descobrir os limites do seu jogo: estratégias que não irão mais produzir o resultado desejado, falhas que você provavelmente não sabia que tinha, etc.

Não consigo enfatizar o quanto é importante levar o seu tempo e construir seu império de poker lentamente. Os jogos não vão a lugar nenhum. Eles ocorrem o tempo todo tanto online quanto ao vivo.

Comece pequeno, desenvolva uma compreensão profunda dos princípios fundamentais do jogo e sua subida para os limites médios, altos e muito altos (nosebleed) será muito mais suave.

 

  1. Comece com um bankroll adequado para micro stakes

Sei que pode ser tentador “torrar” $50 online e jogar o que quiser. Mas acredite, isso é uma receita para o desastre.

Um dos maiores motivos pelos quais os jogadores enfrentam problemas nos micros é que eles não sabem como administrar seus bankroll corretamente. Muitas vezes eles acabam quebrando repetidamente.

Primeiro as coisas mais importantes, você deve sempre ter pelo menos 30 buy-ins para qualquer jogo que você esteja jogando. Quando eu digo “buy-in”, quero dizer 100 big blinds (bb), que é o valor máximo que você pode colocar na mesa na maioria dos jogos de dinheiro online.

Se você está jogando NL10 online, por exemplo, que tem $.05/.10 blinds, então o buy-in máximo será de $10. Multiplique isso por 30 e você deve ter $300 como um mínimo de bankroll para jogar este jogo.

Na minha opinião, é mais inteligente ter ainda mais de 30 buy-ins nos jogos de hoje.

Essa é a razão pela qual as downswings (período que o jogador se encontra com prejuízo) nos micros acontecem até mesmo com os melhores jogadores. E muitos jogadores ficam surpresos com o quanto eles podem ser negativos nesses jogos.

Na verdade, de acordo com os cálculos de variância da Pokerdope , há quase 50% de chances de que um pequeno jogador de poker vencer (2.5bb / 100) enfrentar um downswing de 3.000 big blinds.

Este cálculo de variância mostra a importância do gerenciamento de bankroll de poker micro stakes.

Isso significa que, se você tivesse 30 buy-ins em seu bankroll, seu bankroll desapareceria. 30 buy-ins é, afinal, 3.000 big blinds.

Agora, há muitas maneiras de amenizar isso. Simplesmente ter uma taxa de ganhos mais alta, por exemplo, reduzirá drasticamente essas chances.

Mas no final das contas a variância no poker é real e pode ser brutal – mesmo nos limites mais baixos.

Certifique-se de começar sua carreira no poker com um bankroll adequado, e com um plano de jogo solido para subir no jogo também.

Eu recomendo escrever os requisitos de bankroll exatos para cada limite em um blog ou em um diário. (Escreva quando se deve diminuir o limite de jogo também). Isso garante que você tenha um propósito e objetivo claros em mente toda vez que você se senta para jogar poker.

 

  1. Foque em um tipo de jogo

Certifique-se de que você está se concentrando em um único tipo de jogo específico, seja cash games, sit n go’s ou torneios.

Todos os três tipos de formatos de jogos requerem diferentes habilidades para o sucesso, e demandam diferentes estratégias.

O problema de tentar jogar todos os tipos – e isso inclui simplesmente ser “juvenil” em outros jogos de Pot Limit Omaha, limit hold’em, triple draw, etc – é que ha o risco de você se tornar um “sabe de tudo um pouco, mas não sabe de nada a fundo”

Olhe para qualquer um dos melhores jogadores lá fora, você normalmente encontrará que eles são especialistas em um único tipo de jogo. Eles são os melhores no que eles fazem, seja 6-max, cash games, heads-up SNGs ou torneios ao vivo.

É bom se ramificar um pouco e aprender alguns jogos novos, mas você deve gastar a maior parte do tempo tentando dominar um tipo de jogo específico.

Qual deles você deve escolher?

Bem, isso é realmente apenas uma questão de preferência pessoal. Há dinheiro a ser ganho em todos os diferentes tipos de jogos de poker.

O mais importante é que você realmente aproveite os jogos que você joga. Eu acredito que algumas pessoas estão inclinadas para full rings (jogos com 9 pessoas), 6 max ou heads up, por exemplo.

Quando você joga consistentemente jogos que você gosta, você estará motivado para jogar mais e melhorar seu jogo também. Ambos são chaves vitais para o seu sucesso no mundo do poker de hoje.

 

  1. Encontre a sua base

 Os micros são os limites ideais para construir a base do seu conhecimento do jogo. E o que isso realmente significa nos limites mais baixos é dominar a arte do jogo tight e agressivo, também conhecido como “TAG”.

Aqui está a questão dos limites mais baixos: eles são cheios de jogadores de nível iniciante que não têm uma sólida compreensão do jogo e não sabem por que eles fazem determinadas jogadas.

Na verdade, muitos dos jogadores que você encontrará nos micros tomarão decisões com base em seu instinto, ou um “palpite” aleatório, e não em matemática ou lógica.

Isso significa que você vai ver algumas das jogadas mais loucas da face da Terra o tempo todo, como os jogadores que fazem dão cold-call* em uma 3-bet for a de posição com um suited connector.

*Cold call é a situação em que um adversário aumenta, outro dá call e outro player que não estava na ação paga. Então neste caso é como se um adversário desse raise do UTG, outro dá 3bet do Button e o Small Blind apenas pagasse o 3bet.

Você nunca esperaria que alguém tivesse um 4 em sua mão em 3-bet pot quando o flop vira K44

Mas eles podem e às vezes acontece nos micros!

Por isso que é importante, quando você está começando, manter tudo o mais simples possível e ser muito seletivo sobre as mãos que você joga.

O que isso realmente significa na prática?

Bem, se você estiver jogando em um jogo 6-max, por exemplo, então eu sugiro que jogue não mais do que os 20% das melhores mãos, a menos que você esteja no botão ou nas blinds.

Aqui está uma ideia visual do que os 20% das mãos podem parecer:

 

E se você jogar em mesas cheias (9-10 pessoas) sugiro que jogue não mais que 15% das mãos, a menos que você esteja no botão ou blinds. (Você provavelmente pode ficar um pouco mais solto do cut-off).

Aqui está uma idéia visual do que os 15% das mãos podem parecer:

Ao manter seus padrões altos dessa forma você se prevenirá de entrar em muitas situações marginais difíceis contra jogadores imprevisíveis.

Além disso, é importante jogar essas mãos de forma agressiva. Isso significa que você deve entrar no pote aumentando, e às vezes reaumentar com a parte forte desses ranges.

Depois do flop, você deve apostar por valor frequentemente, e fazer muitos semi-blefes.

Em geral, ao jogar com uma sólida estratégia tigh agressive, você se dará as melhores chances de sucesso nos limites mais baixos, mantendo-se fora de situações estranhas e com potencial para te deixar tiltado.

 

  1. Mantenha o jogo simples e lucre mais

Baseando em tudo que eu já disse ate agora, você também quer deixar tudo o mais simples possível nos limites micros.

Um dos maiores erros que eu vejo jogadores cometendo nesses jogos é pensar demais em situações comuns. Eles até tem um nome para isso: “síndrome do jogo extravagante” (SJE- em ingles: fancy play syndrome- FPS)

Você precisa se lembrar que a maioria dos seus oponentes nesses limites são relativamente novos no jogo. O perfil deles é de jogadores recreativos – “fun players”- que tem pouca razão para tomar as decisões que tomam.

Se você tentar algum check-raise no river como blefe contra esses jogadores recreativos, porque você viu uma grande atividade de apostas na TV, você está se preparando para um desastre.

O problema é que na maioria do tempo o alto nível de jogo extravagante vai subir na cabeça deles e eles vão dar call até o final com o maior par ou um par intermediário.

Você também precisa se lembrar que nos limites micros você está jogando por quantidades de dinheiro que não importam muito para as pessoas. Isso é especialmente verdade nos de $10 e abaixo.

É realmente difícil aumentar alguém o preço de um Big Mac e fazê-los largar uma mão decente. Não é assustador o suficiente para eles. Eles vão ficar curiosos e pagar.

Então, uma das melhores coisas que você pode fazer nos micros é apenas manter tudo o mais simples possível.

E sim, acredite em mim, vai ser entediante/chato as vezes. Eu sei como você sente quando você não fez uma mão em uma hora e você só quer fazer algo acontecer.

Mas salve-o para os jogos de limite superior, especialmente onde o dinheiro é realmente significativo para a maioria das pessoas. A única maneira de esmagar os limites cheeseburger é manter tudo o mais simples possível.

 

  1. Jogue agressivamente a maioria das suas mãos fortes

A grande maioria dos jogadores dos micro-stakes são muito passivos. Isso significa que você não ganhará um grande pote tentando atrapalhá-lo – você tem que construir o pote você mesmo.

Então, quando você tiver um par maior que a mesa ou o maior par da mesa ou qualquer outra mão forte, você precisa continuar apostando no pote até ter uma razão clara para diminuir a velocidade.

A coisa fundamental para lembrar sobre os jogadores passivos e recreativos é que eles odeiam fugir e amam pagar. Na verdade, uma das maiores emoções para jogadores recreativos é pega-lo em um grande blefe.

Eles também são jogadores altamente supersticiosos que acreditam profundamente que todos estão sempre tentando blefar.

 

Então, como você identifica de forma rentável alguém que pensa assim? Resposta: Você aposta grande, e frequentemente, com todas as suas maos boas. E abre mão dos grandes blefes.

 

  1. Tente melhorar o seu jogo, pelo menos um pouco, todos os dias

Uma das melhores coisas do poker hoje é a facilidade com que você pode melhorar o seu jogo.

Existem inúmeros recursos educacionais lá fora, a partir de livros modernos, cursos de poker, vídeos de treinamento, canais de vídeo, fóruns e treinadores pessoais.

Quando comecei a jogar poker on-line há uma década atrás, nada disso existia. Eu tinha que aprender praticamente apenas jogando o jogo. Em outras palavras, por puro acerto e erro.

Isso significava que, em alguns casos, eu tinha que continuar cometendo os mesmos erros inúmeras vezes até que finalmente eu entendesse.

Você não precisa mais fazer isso. Você pode estudar as principais estratégias dos melhores jogadores em todos os níveis do jogo e reduzir massivamente sua curva de aprendizado.

Agora, há algumas advertências com essa riqueza de informações de poker. Com a grande quantidade de recursos educacionais disponíveis, pode ser fácil sobrecarregar-se.

Então, é por isso que é importante selecionar alguns treinamentos de poker ou autoridades no jogo que você confia e ouvir somente o que eles têm a dizer.

Eu também acho que uma das principais estratégias para melhorar seu jogo deve ser revisar suas próprias mãos e explorar suas falhas.

Se você joga online, o jeito mais fácil de fazer isso é ligando um programa como PokerTracker ou Hold’em Manager para revisar as principais mãos  depois da sessão.

Você também pode criar filtros nesses programas para saber exatamente onde estão seus erros, e o que está te impedindo de evoluir.

Os recursos de treinamento de poker disponíveis hoje são excelentes e você deve aproveitar o máximo eles.

 

  1. Não seja tão sério

A última e mais importante maneira de começar a esmagar os micros é lembrar o por que você começou a jogar em primeiro lugar: para se divertir!

Muitas vezes, tendemos a ficar muito sério nas mesas de poker, especialmente quando as coisas não estão indo a nosso favor. É importante lembrar que, no final do dia, isso é apenas um jogo. O objetivo é se divertir.

Os jogos de micro-stakes em particular são pura loucura. Como mencionei antes, é aqui que você vai encontrar alguns dos jogadores mais loucos da Terra.

Você vai enfrentar uma quantidade incontável e interminável de bad beats nesses limites. Muitas vezes eu brinco que tomei mais batidas ruins do que qualquer um na história do poker.

Pelo fato de eles jogarem tão mal, suas taxas de lucro podem ser insanamente altas nesses limites. Na verdade, nos limites mais baixos, a variância pode quase ser excluída do jogo.

Muitas vezes eu me refiro aos micros como o “circo”. Porque isso é verdadeiramente o que são às vezes. Uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu jogo é aprender a começar a simplesmente rir com mais frequência e parar de ficar obsessivo com seus resultados do dia a dia.

Se você optar por ficar frustrado ou irritado por cada carta ridícula do river que eles acertam, então você simplesmente ficará miserável a maior parte do tempo, e provavelmente se inclinará e jogará mal também.

Isso, por sua vez, tornará menos provável de você querer ralar e melhorar seu jogo, o que é absolutamente crucial para o seu sucesso.

Você simplesmente tem que abraçar a loucura que é o poker micro-stakes. Inspire as bad beats e expire com um sorriso. No fim do dia, lembre-se que este é apenas um jogo bobo de cartas.

Ou seja, se você usar consistentemente uma estratégia sólida contra jogadores de poker ruins, as fichas virão no seu caminho no final de qualquer maneira.

Pensamento finais sobre os Limites Micros

É fácil olhar para as seus jogadores de poker favoritos na TV ou on-line e imaginar o quão bom deve ser para elas. A fama, a riqueza, voando ao redor do mundo jogando em jogos exclusivos.

Mas o que você não vê são as lutas que muitas vezes eles passaram por anos e anos em muitos casos no início de suas carreiras nos limites inferiores.

O vasto mundo do poker micro-stakes é onde você vai desenvolver os fundamentos e a ética no trabalho necessárias para levá-lo ao auge deste jogo.

Mas, infelizmente, a maioria, nunca consegue sair dos micros. É por isso que é tão importante que você se concentre nas estratégias comprovadas de sucesso nessas apostas que descrevi acima neste artigo.

Isso significa começar pequeno e construir seu caminho, um passo de cada vez. Certifique-se de que você tem o bankroll certo e permanece dedicado a um tipo específico de jogo.

Você também deve se concentrar em uma estratégia TAG básica nos limites micro e manter tudo o mais simples possível contra seus adversários simples.

Por fim, você quer se certificar de que você está se concentrando no que realmente move a agulha para seus ganhos de poker, os jogadores recreativos.

E você também deve se comprometer a melhorar consistentemente seu jogo, estudando materiais de treinamento e revisando suas mãos também.

Olhe, todo o dinheiro, a fama e os braceletes podem ser seu um dia. Mas tudo começa com alguns pequenos passos nos limites micros. Sair e conquistar este mundo do poker de micro-stakes primeiro, e seu caminho para o topo será muito mais fácil.

Até a próxima.

 

Artigo publicado em 06 de dezembro de 2017 por Nathan Williams no site do Upswing poker.

Traduzido e adaptado por Luigi Soncin.

 

Luigi é jogador profissional de poker, pesquisador e fundador do Mentaleasy. Como jogador de poker sua missão é aprender poker mais rápido. Como pesquisador é enxergar COMO governar a si mesmo e como empreendendor é construir uma atmosfera que permita outros jogadores respirarem mais fácil, enxergarem mais longe e alçarem voos mais altos.