Como extrair o máximo de valor das databases de poker Skip to main content

Como extrair o máximo de valor das databases de poker

Quer você jogue poker online por profissão ou por diversão, as informações do artigo de hoje te ajudarão na sua evolução.

  1. Construa um HUD efetivo

Um HUD efetivo é aquele que apresenta as estatísticas mais importantes e usadas com mais frequência. Essas estatísticas (stats) são cruciais, independente do software que você use.

Stats mais importantes de um HUD

  1. VPIP – que significa Voluntarily Put money In the Pot (colocou voluntariamente dinheiro no pote) e indica quão frequentemente o jogador entra nas mãos
  2. PFR – é a abreviação de Pre Flop Raise e mostra quão frequentemente o adversário elegeu aumentar uma mão pré-flop
  3. 3bet: % de raise sobre um open-raise
  4. Fold vs 3bet
  5. 4bet: quantos por cento o jogador 4beta em média (exemplo: 2,5% significa QQ+, AK)
  6. Continuation bet no flop (em potes de aumento único)
  7. Continuation bet no flop em 3bet pots
  8. Frequência de agressividade flop, turn e river – que mostra quão frequentemente o jogador adota uma linha agressiva em cada street
  9. WTSD – que significa “foi para o showdown” (Went To Showdown) e indica a frequência que o jogador vai até o showdown depois de ver o flop
  10. WWSF – “Win When Saw Flop” (ganhou depois que viu o flop)

Enquanto essas estatísticas são as mais importantes para que você tenha no seu HUD, você deveria considerar construir alguns pop-ups com mais informações, para ter uma maior precisão na sua leitura (como VPIP e PFR por posição ou check-raise em cada street).

  1. Não confie excessivamente no HUD

Enquanto usar o HUD é uma obrigação para maximizar sua taxa de lucro, as vezes ele pode fazer mais mal do que bem.

As estatísticas que você vê no seu HUD muitas vezes estão intensamente influenciadas pela variância, então a estatística está ilustrando um comportamento distorcido, comparado ao verdadeiro comportamento do range do adversário em determinada situação.

Uma estatística de um jogador depois de 30 mãos pode te levar a acreditar que ele é super agressivo, por exemplo, porém é possível que ele simplesmente tenham recebido mãos fortes em uma amostra pequena de mãos.

A regra é simples: quanto mais longe você está na game tree (cidade do poker), mais mãos você precisará para considerar a estatística confiável.

  • Decisões pré-flop são tomadas em todas as mãos, então as estatísticas básicas (como VPIP e PFR) requerem menos mãos para serem consideradas confiáveis
  • Somente uma pequena parcela de mãos chegam no river, então você precisará de muitas mãos para considerar a frequência de check-raise river de um jogador confiável

Quando você está decidindo ou não se um stat é confiável, considere quão comum a situação é e quantas mãos você tem do seu oponente. Isso exigirá algumas centenas de mãos para ter uma observação precisa sobre o VPIP PFR, porém você precisará de milhares de mãos de um jogador para confiar em uma situação incomum no river.

Além disso, você deveria manter em mente que uma pessoa tem uma frequência de c-bet turn de 55%, não significa que eles cbtarão 55% das vezes em todos os boards. Ele pode cbetar mais que 65% em alguns e menos que 40% em outros.

Nesse cenário, a melhor forma de usar o HUD, especialmente quando se têm disponível um número pequeno de mãos, é identificar as tendências do jogador ao invés de tentar pontuar exatamente sua estratégia exata.

  1. Marque mãos e reveja-as depois de jogá-las

Essa é provavelmente a principal característica de um software de database. A forma que os programas como Poker Tracker e Holdem Manager são construídos é muito fácil de marcar mãos durante as sessões e revê-las depois.

Você deve criar o hábito de marcar todas as mãos que se sente confuso ou inseguro sobre o que fazer. Então, estudá-las no fim da sessão ou antes, e então começar a próxima tentando descobrir como você deveria ter jogado.

Outra dica: experimente enviar essas mãos para outros jogadores e escute o que eles tem a dizer. Esse procedimento produzirá uma rica troca de ideias.Quanto mais pessoas você perguntar, mais rápido você melhorará.

O ponto chave aqui é: perguntar aos amigos porquê eles fariam certa jogada e não qual jogada eles fariam. Ao descobrir o porquê você será capaz de ter um raciocínio lapidado na próxima situação, para solucioná-las no futuro com precisão.

  1. Compare suas taxas de vitória com a de outros jogadores bem sucedidos

A forma mais rápida de entender quão alta ou quão baixo estão seus ganhos é comparar com a taxa de ganho de outros jogadores, que jogam os mesmos tipos de torneios ou limites de cash games que você.

Depois que você descobriu as posições e situações em que você não está ganhando o bastante ou perdendo muito, você então poderá ir além usando os filtros sobre as posições que você está perdendo dinheiro. Aqui a pergunta é: ONDE ESTOU PERDENDO?

Eis algumas situações que acontecem frequentemente e podem te direcionar na escolha de filtros específicos:

  • 3betou em posição
  • 3betou fora de posição
  • Pagou uma 3bet em posição
  • Pagou uma 3bet fora de posição

A sugestão nesse procedimento de estudo, de usar filtros, é notar suas próprias taxas de ganhos em tais situações e então comparar com a lucratividade de outros jogadores. Então, você poderá dividir de forma ainda mais profunda e tentar descobrir como eles movimentam seus ranges para ganhar mais ou menos.

Tenha em mente que para se comparar databases é necessário pelo menos 30.000 mãos, para que os resultados não sejam mero fruto da variância. Quanto maior a amostra mais precisos serão os resultados.

  1. Crie filtros para direcionar sua rotina de estudos

Você pode usar os filtros para dar zoom e aproximar das suas stats e resultados em situações específicas ou você pode usá-los para remover maus hábitos e embutir bons.

Por exemplo: suponha que você esteja aprendendo a cbetar em 3bet pots. Então você descobre que pode cbetar muito em boards AKx.

Agora você pode filtrar sua própria database para mostrar mãos que você teve a oportunidade de cbetar em 3bet pots. Você pode ir além e filtrar o flop dizendo que ele contém um A e um K para ver os ajustes que você pode realizar de fato na sua estratégia.

No exemplo acima temos uma situação extremamente específica. Todavia você pode usar filtros mais amplos também. Por exemplo: você pode definir um filtro para mostrar mãos que você pagou um raise do big blind.

Trabalhar dessa forma é uma forma extremamente efetiva de evoluir a qualidade do seu jogo.

Pensamentos finais

Softwares que medem as databases são ferramentas extremamente poderosa para melhorar seu jogo. Se você ainda não está usando, recomendo fortemente que passe a usar.

É isto para esse artigo! Espero que o que você aprendeu hoje te ajude e te direcione para extrair o máximo de valor da sua database.

Até a próxima e boa sorte!

 

Artigo escrito por Dan B. para a Upswing.

Traduzido e adaptado por Luigi Soncin, para a ROYALpag.

Compre ou venda créditos de poker e apostas esportivas nos melhores sites do mundo na ROYALpag.com!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *