O que são as “Reverse Implied Odds” & por que elas são importantes? - ROYALpag Skip to main content

O que são as “Reverse Implied Odds” & por que elas são importantes?

Provavelmente você já conhece as “implied odds”, mas e as “reverse implied odds”?

As reverse implied odds, ou odds implícitas reversas, podem ser um conceito complicado de dominar, e este artigo vai deixar as coisas um pouco mais simples para você, abordando:

• O que são as reverse implied odds?

• Por que as reverse implied odds são importantes?

Estes 5 minutos de leitura vão te ajudar a evitar jogadas perdedoras que podem parecer lucrativas.

Vamos lá!

O que são as reverse implied odds?

As reverse implied odds se referem ao valor em dinheiro que você pode perder nas streets que virão depois de fazer o call de uma aposta. Assim como as implied odds, as reverse implied odds são uma extensão do conceito de pot odds.

As reverse implied odds são (obviamente) o contrário das implied odds, que se referem ao valor em dinheiro que você pode ganhar nas streets que virão depois de fazer o call de uma aposta.

Vamos analisar um exemplo rápido de cada um destes conceitos para solidificar seu entendimento.

Exemplo Básico de Implied Odds

Digamos que você está jogando $1/$2 com stacks efetivos de $500.

Você tem 7♣ 6♣ no turn com o board mostrando A♠ 8♣ 5♦ K♥. Seu oponente aposta $50 em um pote de $100, o que significa que você precisa de 25% de equidade para fazer um call que seja lucrativo e imediato.

Infelizmente seu open-ended straight draw tem apenas 17% neste caso. Já que esta equidade é inferior a 25%, o call não será um lucro imediato…

…mas isto não quer dizer que não seja lucrativo.

O seu oponente ainda tem bastante fichas no stack. Portanto, se você acertar seu straight no river, haverá uma boa chance de você ganhar mais dinheiro dele. Você pode ainda ganhar todas as fichas dele, caso ele tenha uma mão muito forte, tipo uma trinca ou dois pares.

Este ganho potencial, e o valor esperado (EV) que é adicionado à sua mão, é justamente o que representa o conceito das implied odds.

Exemplo básico de reverse implied odds

Você está no mesmo jogo de $1/$2 com stacks efetivos de $500.

Você tem 6♥ 4♥ no turn com o board mostrando A♠ J♦ 7♥ 2♥. Quatro jogadores estão na mão e um deles aposta $75 em um pote de $100. Os outros dois jogadores fazem o call e chega a sua vez de agir.

Vai te custar $75 para fazer o call em um pote de $325, o que significa que você precisa de 18,75% de equidade para fazer o call com um lucro imediato. Você vai acertar o flush no river em 19,5% das vezes, portanto o call deve ser lucrativo, certo?

Não necessariamente. Com outros três jogadores na mão, é possível que um dos seus oponentes tenha um flush draw mais forte que o seu. Se este for o caso e uma carta de copas aparecer no river, é quase certo que você vai perder pelo menos mais uma aposta. As reverse implied odds se referem a estas perdas potenciais.

Resumo dos exemplos: as implied odds podem fazer com que um call não lucrativo se torne um call lucrativo. As reverse implied odds podem fazer com que um call lucrativo se torne um fold óbvio.

Por que as reverse implied odds são importantes?

Saber das reverse implied odds pode te ajudar a construir seus ranges de formas mais lucrativas. Vejamos em termos práticos com um exemplo mais complexo.

Você tem J♦ 5♦ depois de defender seu Big Blind contra um raise do Botão e o flop mostra T♥ 9♣ 5♥.  Você faz o check e encara uma c-bet de 66% do pote.

O que aconteceria se um valete surgisse no turn, te dando dois pares:

1. Em qualquer valete no turn, K-Q e 8-7 formarão straights.

2. Se no turn aparecer o J♥, todos os flush draws no range do seu oponente também serão completados.

Com estes cenários que podem se tornar um pesadelo, seria correto afirmar que J♦ 5♦ tem reverse implied odds substanciais neste caso.

Algo interessante acontece quando este é o caso: pode ser melhor fazer o call com mãos mais fracas que não tenham as mesmas reverse implied odds.

Por exemplo, 5♦ 3♦ é bem melhor que J♦ 5♦ neste cenário, embora seja o mesmo par com um kicker mais fraco. Se você acertar o segundo par no turn com um 3, nenhum straight será formado. Você tem o mesmo problema do caso do flush com o 3♥, mas você também tem alguma implied odds para quando sua mão melhorar.

Veja esta simulação no PioSolver que preparei para este caso:

Vamos ver o J-5 naipado especificamente:

É possível ver que o J-5 naipado sem um flush draw é um fold em aproximadamente 73% das vezes.

Agora, vendo o 5-3 naipado no gráfico, é possível ver que a jogada básica é o call.

(Nota para os nerds dos solvers: Tenho certeza de que a frequência de fold de 3,499% é puro barulho.)

A possibilidade de te blefarem também aumenta as reverse implied odds (outro exemplo)

Vamos ver outro exemplo para ilustrar as reverse implied odds mais detalhadamente e demonstrar porque pensar na frente é tão importante.

Digamos que você defendeu seu Big Blind contra um open-raise do Botão, desta vez com 6♥ 6♣.

Você faz o check e depois o call de uma aposta baixa em um flop com K♥ 9♠ 3♦ flop. O turn mostra o 2♦ com $100 no pote. Você faz o check e se depara com um segundo barrel de 75% do pote.

Vamos imaginar que você calculou os números com uma calculadora de equidade de poker e tem 39% de equidade contra o range estimado do seu oponente.

Você precisa de 30% de equidade para fazer o call lucrativo com base em suas pot odds. Você deve fazer o call?

NÃO!

Você pode ter a equidade bruta exigida para fazer o call, mas você precisa considerar a frequência em que você encarará uma terceira aposta no river e com qual frequência sua mão vai melhorar.

A não ser que seu plano seja fazer o call até o final com o par de seis de mão (o que seria ambicioso no melhor caso), você vai perder o pote sempre que seu oponente apostar no river. Além disto, você só tem 2 outs para melhorar, portanto é improvável que você já perdeu no river.

Estes fatores fazem com que o call aparentemente lucrativo no turn se torne um fold bastante óbvio.

Considerações Finais

É sempre uma questão de equilíbrio entre as implied odds e as reverse implied odds (juntamente com diversos outros fatores) ao decidir o que fazer contra uma aposta ou um raise. Estes dois conceitos podem te ajudar a lapidar sua estratégia, e há muito EV a ser obtido entendendo estes conceitos mais a fundo.

Terminamos nosso artigo por aqui. Esperamos que tenha aprendido algo novo com a leitura.

Até a próxima, e boa sorte, grinders!

– Traduzido de UpSwing Poker por Alex Sal

Compre ou venda créditos de poker e apostas esportivas nos melhores sites do mundo na ROYALpag.com!