Conheça as 6 principais habilidades psicológicas para jogar poker Skip to main content

Conheça as 6 principais habilidades psicológicas para jogar poker

Não basta ter sorte ou uma técnica apurada, algumas habilidades psicológicas para jogar poker são essenciais para virar uma mão, vencer um torneio e ser bem-sucedido nesse jogo complexo e estratégico.

Por se tratar de um esporte da mente, as emoções influenciam diretamente no resultado final do jogo — tanto positiva como negativamente — e, na maioria das vezes, são elas que separam os vencedores dos perdedores.

Por isso, para ganhar mais e faturar alto com o poker, você precisa desenvolver algumas habilidades mentais indispensáveis e domar outras delas. Esse processo requer prática, tempo e paciência.

Para que você saiba quais são essas habilidades psicológicas, elaboramos este post. Aqui você verá uma lista e aprenderá como pode desenvolver cada uma delas.

Confira!

1. Equilíbrio emocional

Como se trata de um jogo de pura estratégia, baseado na tomada rápida de decisões, a estabilidade emocional é um dos fatores preponderantes para ser bem-sucedido no poker.

Qualquer jogador que consiga equilibrar bem suas emoções na mesa sai em vantagem em relação aos demais, pois aspectos emocionais — como tensão, adrenalina, ansiedade e insegurança — são frequentes e se misturam durante o jogo, ganhando ainda mais força nos momentos decisivos.

O não domínio desses sentimentos pode causar um estrago grande, como uma leitura errada de um jogo ou a perda de uma mão importante. Tudo isso pode resultar no descontrole emocional total — o temido “tilt”. 

Ele é um fenômeno comportamental provocado por sensações ruins — como medo, desconcentração e pessimismo — e faz com que o jogador entre em uma espiral negativa de emoções, que o leva a perder seguidamente.

Para evitar situações adversas desse tipo e alcançar o equilíbrio emocional, descubra o que tira seu foco, aprenda a tolerar suas próprias frustrações e aproveite os intervalos para respirar fundo, colocar a mente em ordem e controlar seus batimentos cardíacos.

2. Foco

Na mesa de poker tudo acontece ao mesmo tempo e de maneira muito rápida: ações, estratégias, reações dos adversários, linguagens corporais e verbais dos jogadores.

Para que seu raciocínio esteja sempre afiado e suas percepções aguçadas durante todo o jogo, sua mente precisa estar limpa e 100% focada na mesa. Evite entrar em uma disputa se não estiver em seus melhores dias ou preocupado com eventos externos — como trabalho, casamento, filhos, provas e outros aspectos de sua vida pessoal.

3. Concentração

A concentração é uma habilidade complementar ao foco e, quando unificadas, as duas tornam reais as chances de vitória de qualquer jogador. Porém, para obter um bom desempenho na mesa física e no jogo online, sua atenção deve ser voltada somente para as cartas e o que ocorre ao redor, mesmo quando estiver fora da partida.

Então, evite jogar e mexer no celular ao mesmo tempo, assistir televisão e navegar por várias abas simultaneamente. Em vez disso, preste atenção nos movimentos seus oponentes, em suas ações e faça anotações para não perder nenhuma movimentação ou sinais úteis para o futuro do seu jogo.

Uma boa dica para melhorar seu foco e sua concentração é meditar com frequência para conseguir controlar sua mente — também é uma boa ideia investir em cursos que ensinam a otimizar a sua concentração.

4. Perseverança

“Errei mais de 9 mil cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. É exatamente por isso que sou um sucesso”.

A célebre frase da lenda do basquete Michael Jordan ilustra bem o significado de perseverar sempre e não desistir da busca de seus objetivos e sonhos. As derrotas e as frustrações fazem parte de qualquer esporte e, sobretudo, da vida.

Porém, em vez de lamentar-se pelos seus fracassos, encontre um lado positivo neles, tire lições e ensinamentos diferentes desses momentos para que você possa evoluir em diversos âmbitos. Segundo um antigo ditado, um indivíduo inteligente aprende com seus erros; um indivíduo sábio aprende com os erros alheios.

Além disso, tente não tratar seus adversários como inimigos ou rivais. Respeite-os sempre, pois muitos deles terão papel fundamental para sua evolução, assim como ocorreu com Rafael Nadal e Roger Federer, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, e muitos outros esportistas que transformam adversários em motivações para evoluir.

5. Disciplina

Engana-se quem acredita que, para tornar-se um jogador de poker lucrativo, sorte e um pouco de talento são suficientes. Por ser considerado um esporte mental, estudar as regras, as probabilidades, as possibilidades de um jogo, as táticas, o comportamento de seus adversários, o desenrolar dos torneios, além de conhecer suas próprias fraquezas são atitudes imprescindíveis para aprimorar gradativamente o seu jogo.

No entanto, não pense que isso ocorrerá em questão de meses. Você precisará sair de sua zona de conforto e serão necessárias dezenas de milhares de horas de prática, estudos, paciência e muito comprometimento para que você chegue ao ápice, consiga ler todos os detalhes de uma disputa até tornar-se um vencedor.

6. Autoconfiança

Michael Jordan também era conhecido por ser um excelente motivador fora das quadras. Seus comportamentos e a maneira de pensar o esporte e a vida também foram fundamentais para o seu incontestável sucesso.

Segundo ele, “os limites são como os medos: são apenas ilusão”. Para superar obstáculos e vencer em qualquer área, assim como no poker, é necessário que o jogador confie em si mesmo e em suas capacidades, sem medo de fracassar e sem nunca desistir de seus objetivos — mesmo que falhe incontáveis vezes.

Porém, a autoconfiança é uma habilidade que precisa ser desenvolvida ao longo do tempo. Alguns jogadores são naturalmente autoconfiantes, mas se deixam abalar por uma jogada ruim ou uma derrota.

Para evitar esse “tilt” mental, pense sempre positivo e cultue atitudes igualmente otimistas para manter a motivação e o controle emocional em alta e para encarar as situações adversas que você encontrará pelo caminho.

Assim como ensinou MJ, “se você topar com uma parede, não vire e desista. Descubra como escalá-la, trabalhe nisso e passe por ela”. Gostou de conhecer as habilidades psicológicas para jogar poker? Aproveite, pois elas também podem ser utilizadas em diversos aspectos de sua vida pessoal e profissional, nas mais variadas situações.

Agora que você já sabe mais sobre como dominar suas emoções para ser um vencedor no poker, que tal assinar a nossa newsletter para receber outros conteúdos fantásticos como este em seu e-mail?

 

Compre ou venda créditos de poker e apostas esportivas nos melhores sites do mundo na ROYALpag.com!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *