Cuidando do seu mindset: downswing Skip to main content

Cuidando do seu mindset: downswing

Se você sofre com tilts frequentes e se frustra facilmente quando perde uma mão, esse artigo lhe será útil.

Vamos começar com um dos erros mais impactantes – apaixonar-se pela sua mão no poker.

 

 

Todos nós odiamos isso; nós não queremos, mas temos que encarar isso. Não há outra possibilidade; apenas encarando e superando ela. Eu estou falando sobre a tão temida downswing.

A comunidade Raise Your Edge tem obtido grandes resultados se libertando das downswings recentemente. No entanto, para cada sucesso há as histórias não contadas daqueles que estão se esforçando, tomando chutes em suas bundas dia após dia e vendo o gráfico de lucro ir para o lado errado. Às vezes, isso dura semanas ou meses, mas eles continuam sendo verdadeiros grinders enquanto questionam a vontade de continuar. Não importa quão grande ou pequeno seja a downswing, a coisa a ser lembrada é; ninguém se importa.

Neste artigo, quero compartilhar a experiência que ganhei ao jogar milhões de mãos de poker. Eu gostaria de abrir seus olhos quando se trata de downswings. Não se engane, este artigo não é sobre “como lidar com downswings”. É mais sobre aproveitar o embalo (momentum), estar melhor preparado e, de alguma forma, tornar os downswings menos intensos.

Se apaixonando

Vamos começar com um dos erros mais impactantes – apaixonar-se pela sua mão de poker. Isso é muito típico para iniciantes e até jogadores intermediários. Não estou falando apenas de pré-flop, também estou falando sobre o que acontece no pós-flop.

Quando você acerta uma trinca seu coração começa a bater mais forte e você já vê o dinheiro fluindo para sua carteira.

 

 

As pessoas gostam de afirmar que são calmas e relaxadas na maioria das situações cotidianas ou não agressivas, mas quando se trata de poker, elas perdem o controle dessas mesmas emoções. Muitas vezes, não é o resultado, uma pancada ou uma bad beat que provoca o tilt, a dor, a frustração ou a agressão. Isso geralmente é causado pela lacuna de ter uma “expectativa muito alta”. Isso pode ser aplicado em um nível macro (ou seja, “Eu vou ganhar muito dinheiro no poker”) ou em um nível micro (ou seja, “Eu vou ganhar todo o seu stack com ases”).

Quando você acerta uma trinca seu coração começa a bater mais forte e você já vê o dinheiro fluindo para sua carteira. Subconscientemente nos tornamos muito mais apegados à nossa mão e ao pote do que deveríamos estar. Na realidade, podemos ganhar o pote apenas 80% do tempo. Devemos esperar que talvez não ganhemos o pote. Na verdade, nesse momento não ganhamos nada. Nada. Nada. Construindo uma expectativa tão grande, você se torna muito mais suscetível à frustração, desespero, raiva e, consequentemente, ao tilt.

As pessoas continuam olhando para o primeiro lugar, em quão grande será a premiação.

 

 

Da próxima vez que você receber par de ases ou de reis, jogue a mão sem expectativas e esteja preparado para o pior. Isso não significa que você deve ser negativo, mas sua expectativa deve corresponder à realidade. Você vai ganhar com ases apenas 80% na maioria das vezes. Então, toda quinta vez você vai perder, e os Deuses do Poker não distribuem isso uniformemente. Muitas vezes os jogadores perdem isso e quando você ganha o pote inteiro, que é 100%, você está realmente atropelando EV, já que apenas 80% do pote pertence a você e você começa a aplicar a mesma expectativa na próxima vez.

O mesmo se aplica para as “deep runs”. As pessoas continuam olhando para o primeiro lugar, em quão grande será a premiação. Até mesmo imaginando como eles vão gastar todo esse dinheiro. Depois de colocar essa expectativa em sua mente, qualquer outro resultado será apenas uma desilusão e seu foco diminuirá. Um dos meus segredos de jogar sem pressão nas mesas finais é que nunca sei quanto dinheiro posso ganhar. A maioria das estruturas de pagamento é a mesma e, quando você se sentir confiante nos pontos de ICM, deverá fazer o mesmo. O benefício de jogar sem qualquer pressão é muito benéfico para o seu jogo, e torna muito mais fácil a recuperação de uma pancada inicial. Não há problemas em saber os payjumps faltando 2 ou 3 mesas, mas na mesa final, cada jogador eliminado significa que você atingiu um novo patamar de pagamento. Você não precisa saber os números. Se você chegar na mesa final e estiver muito focado no dinheiro e com medo de perdê-lo talvez você esteja jogando um limite muito alto.

Toda vez que você tem uma grande mão, imagine que apenas 80 ou 90% do pote pertence a você e a cada 5 vezes você perderá, às vezes, várias vezes seguidas.

 

 

Se você sofre com tilts frequentes e se frustra facilmente quando perde uma mão este conselho pode ajudá-lo: toda vez que você tiver uma grande mão, imagine que apenas 80 ou 90% do pote pertence a você e toda quinta vez você vai perder, às vezes, várias vezes seguidas.                                           

Claro, isso não é uma cura imediata para seu tilt, mas vai torná-lo mais resistente a ela, já que treinou sua mente na expectativa. Isso pode levar a reduções menos drásticas à medida que seu foco se recupera muito mais rapidamente. A fim de implantar este pequeno hack, você precisa ter um alto nível de autoconsciência no jogo.

O que significa, como implantá-lo e como você pode “treinar para ele” eu mostrarei para você no próximos artigo.

Artigo escrito por BenCB publicado no blog do Raise your Edge em 13 de Março de 2018.

Traduzido e adaptado por Luigi Soncin para a ROYALpag.

 

Compre ou venda créditos de poker e apostas esportivas nos melhores sites do mundo na ROYALpag.com!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *