Você deve lembrar da euforia de vencer pela primeira vez no poker. Certamente construiu um plano mental para subir seus limites e amplificar seus ganhos com poker. Um sonho! Mas nunca é fácil, nunca é simples. Neste artigo vamos analisar comportamentos de pessoas com um verdadeiro potencial no poker, mas que acabam estagnando em limites baixos.
Tem medo de perder muito
Uma razão psicológica que pode interferir seriamente na sua progressão no poker é o medo de perder grande parte do seu dinheiro. Isso te afeta especialmente durante a transição para um limite superior. Em geral, as sessões perdedoras são mais comuns e os valores vão assustar um pouco por fugirem do que estamos acostumados. “Estou perdendo muito, talvez eu não esteja preparado para esses limites” é um pensamento sensato, mas nem sempre é verdadeiro. Ter total ciência do risco, confiança nos seus aprendizados e tolerância as perdas vai te ajudar a subir de limite.
Perda de concentração durante o jogo
Outro problema comum aos jogadores de poker é a incapacidade de jogar um jogo do começo ao fim com concentração. Cada jogador tem suas próprias distrações que os levam a agir no modo automático. Algumas pessoas se concentram mais com música, outras se distraem. Não tem receita. Devemos cuidar da NOSSA melhor forma. Tente determinar o melhor horário, seu melhor estado, a melhor música, feche o Discord, o Whatsapp, as redes sociais, desligue as notificações e foque uma única coisa: seu jogo.
Perdem a cabeça durante uma sessão
Você consegue analisar as jogadas de um universo de jogadores e encontrar erros nos seus oponentes. Sua base teórica é ótima e mesmo assim, durante uma sessão você comete os mesmos erros. A falta de controle das emoções te leva a blefar quando não deveria e dar calls na frequência errada. Os problemas causados pelo tilt são muitas vezes subvalorizados e podem ser exatamente o que falta para subir de limite.
Focam em resultados de curto prazo
Comum aos jogadores de poker em geral (não só de micro), focar sua sessão em resultados, ficar olhando o caixa toda hora, acaba fazendo com que você tenha um único pensamento: “é preciso jogar e ganhar, só que perdi”. Isso te faz afundar no poço psicológico. A frase correta a se pensar é: eu não dependo de resultados de curto prazo, tudo que preciso fazer agora é jogar meu melhor jogo.
Definição incorreta de metas
Para muitos jogadores de limites menores isso é um problema. Afinal, no poker, como num negócio, você precisa de um plano de ação. Para isso precisamos perseguir metas e objetivos. Uma meta do tipo “ganhar dinheiro”, na verdade, não é uma meta. Mas uma meta do do tipo “jogar tantos torneios e investir tantas horas em teoria e análise de mãos, ” já é bem eficiente. Coloque na sua frente um bom objetivo, e desenvolva seu plano de ação para que seja cumprido.
Esperamos que esse artigo tenha acrescido algo para você. Mudar suas atitudes vão te fazer um jogador melhor e uma pessoa melhor. GL nas mesas!