Uma das jogadas mais básicas do poker é o continuation bet, um conceito disseminado até entre os iniciantes. Em jogos de alto nível, esse tipo de ação acaba sendo previsível e cabe aos jogadores mais experientes criarem manobras para contra-atacá-la. Uma das jogadas utilizadas nesse contra-ataque é o flat call.
Neste post, vamos entender melhor como funciona o flat call no poker e em que momento você deverá aplicá-lo ao longo de uma mão. Quer entender melhor? Continue lendo!
Entenda o que é flat call
O flat call, como o próprio nome sugere, acontece quando o jogador iguala a aposta de um oponente. Mas isso não significa que ele está jogando de forma passiva. Aqui, o jogador deve analisar uma série de fatores para usar esse call com sabedoria, como se estivesse aplicando um slowplay. Para isso, é ideal saber onde o oponente está na mão.
Faça uma boa leitura do oponente
Uma das principais características de um bom jogador é sabe jogar estando ou não em uma mão. Quando você não está disputando uma mão, observar os oponentes é primordial, pois o poker é um jogo de pessoas e informações.
O flat call é uma jogada que é executada após duas apostas do rival, ou seja, ele está se colocando como dominante. Como sabemos, no pós flop, há 70% de chance de ninguém ter acertado nada e resta a você, depois de analisá-lo, entender se a aposta dele é um C-Bet ou não. Se for, ao fazer um flat call, você o colocará em maus lençóis.
Por isso, a sua leitura de jogo deve ser refinada, levando em conta o perfil de cada adversário e sabendo como você agirá nas próximas rodadas. Se bem executada, essa jogada poderá sem bem lucrativa a longo prazo e prolongar a sua jornada nos torneios.
Espere o momento certo para fazer o flat call
Agora que você entendeu melhor o conceito de flat call, vamos a alguns exemplos de posições em que poderá aplicar essa jogada. Vamos considerar que você esteja jogando com 100BB, deep. Acompanhe!
Flat call em posição
Uma das melhores situações para aplicar o flat call em posição, é quando estiver com suited connectors. Isso porque você flopará com frequência alguma equidade, com mãos como 67s. Caso você acerte um par, tendo como backdoor, flush ou straight draw, jogando em posição, ao receber um C-Bet e fazer a leitura do oponente, terá o controle das ações para ver o turn.
Ir para o flop com Ases naipados é outra oportunidade de aplicar o flat call no poker, jogando em posição. Afinal, essa mão permite ao jogador aplicar o semi-blefe, com um nut flush draw.
Fora de posição
Vamos analisar a oportunidade para aplicar o flat call jogando fora de posição, mais especificamente, estando em um dos blinds. Quando você estiver jogando contra oponentes que estejam nas posições finais, ou seja, com um range de mãos mais amplo, após fazer uma boa leitura, será possível aplicar o flat call com pares médios e brodways naipados.
Dependendo do estilo de jogo do adversário, cabe até um flat call com pares baixos, suited connectors ou ases naipados, mesmo fora de posição, desde que você identifique fragilidade no estilo de jogo dele.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é o flat call no poker. Com a popularização da modalidade, eleva-se o nível de jogo, e cabe aos jogadores mais empenhados, estudar e descobrir formas de superar jogadas tradicionais e que funcionam na maior das vezes (como o continuation bet) e, assim, ampliar o seu leque de opções para levar as fichas quando não estiver recebendo “bons jogos”.
Gostou do post? Então, assine já a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas novidades!