Leitura de mão é um dos conceitos mais incompreendidos entre os jogadores de poker.

O erro que esses jogadores fazem é tentar colocar seu oponente em uma mão especifica. Isso pode dar certo na TV, mas não é uma forma prática nem efetiva de ler mãos.

Você está prestes a aprender o jeito certo de ler a mão de seu oponente, que envolve colocar seu adversário em um range (um leque) de todas as possíveis cartas que ele pode ter.

Processo de leitura de mãos usando os Ranges

Ler mãos não é fácil. Existem muitos informações que você precisa pensar em um curto espaço de tempo, e cada informação impacta o possível range do se adversário.

Gosta de chamar esses elementos de ‘pontos de informação. Aqui estão alguns exemplos de pontos de informação:

  • Sua posição e a de seu adversário
  • Tamanho da aposta de seu adversário
  • As tendências de seu adversário

Há um número quase incontável de dados no poker, e ninguém pode considerar todos os fatores no curto espaço de tempo entre as decisões na mesa – nem mesmo os melhores jogadores do mundo. É por isso que você precisa de um processo simplificado e eficaz a seguir, que é o que você aprenderá hoje.

Vamos começar apresentando os fundamentos da leitura de mãos:

  1. Os ranges ficam menores à medida que a mão progride do pré-flop para o river.
  2. Sempre que seu oponente tomar uma decisão, você pode eliminar as mãos de seu range que não parecem se encaixar nessa decisão.

Agora, vamos ver um exemplo para você ver como ler jogada por jogada. (Vamos usar um exemplo de cash game, mas esse processo funciona bem em torneios).

Exemplo de leitura de mão: K 8♥ no Big Blind

Digamos que você esteja jogando um jogo No Limit Hold’em de $ 0.50 / $ 1.00 online. É sua primeira mão na mesa, então você tem $ 100 em seu stack e nenhuma leitura confiável sobre seus oponentes.

A ação folda para o jogador no cutoff que aumenta para $ 2,50. O botão e o small blind saem e você tem K ♥ 8 ♥ no big blind.

Ainda não vimos o flop, mas já podemos iniciar o processo de leitura. Não há como saber exatamente com quais mãos ele está aumentando – o melhor que podemos fazer é estimar com base nas informações que temos. 

Como o jogador aumentou, é provável que ele tenha uma mão forte ou pelo menos jogável. Mas ele também aumentou de posição tardia, o que provavelmente significa que ele tem um range relativamente amplo de mãos. Podemos estimar que seu range é 22+, A2s +, K7s +, Q8s +, J8s +, T8s +, 97s +, 86s +, 75s +, 65s, 54s, AT +, KTo +, QTo +, JTo, visualizados aqui:

Vermelho = Raise | Azul= Fold

Nota: Como você pode ver, nós já eliminamos um monte de mãos do range do seu oponente baseado no fato dele ter aumentado. Conforme a mão progride, poderemos eliminar mais mãos com base nas decisões do seu oponente.

K ♥ 8 ♥ é um call fácil, considerando que você só precisa pagar $1,50 para ganhar $ 4 contra esse range de mãos.

Você defendeu seu big blind com K♥ 8♥.

Com $5,50 no pote, o flop vira K♠ 5♦ 4♠. Você da mesa e o cutoff aposta $2

Este é um flop bastante descoordenado, embora existam alguns potenciais draws. Nesta textura de flop, você deve esperar que seu oponente faça uma continuation bet (c-bet) neste flop com uma grande parte de seu range.

Agora, temos que fazer algumas suposições sobre como o cutoff joga para estimar seu range. Vamos assumir que o cutoff:

  • Aposte com todas as mãos fortes (top pair ou melhor)
  • Aposte com seus pares mais vulneráveis ​​(como 65 ou 77)
  • Aposte com todos os flush draws e backdoor flush draws
  • Aposte com todos os straight draws e backdoor straight draws
  • Peça mesa com pares altos (menores que K) que não precisam de muita proteção (QQ, JJ)
  • Dê mesa com ace-highs que não têm potencial de flush

O range se parece com isso:

Vermelho= Sempre aposta | Rosa= Aposta somente com cartas de flush | Verde= Mesa | Azul= fora do range

Contra um range com tantos blefes e pares vulneráveis, você tem uma decisão super fácil contra uma pequena aposta com seu top pair.

Você dá call no K♠ 5♦ 4♠.

Com $9,50 no pote, no turn vira 7♥. Você da mesa e o cutoff aposta $7.

Mais uma vez, temos que fazer algumas suposições para estimar o range do cutoff. Ele provavelmente iria:

  • Apostar com mãos fortes (top pair com bom kicker ou melhor)
  • Apostar com flush draws e straight draws
  • Dar mesa com o resto

O range se pare com isso:

Vermelho= Sempre aposta | Rosa= Aposta somente com cartas de flush | Verde= Mesa | Azul= fora do range

Contra esse range, você tem 38,88% de equidade. Você precisa apenas de 29,8% para dar call de forma lucrativa com base em suas pot, então essa é um call fácil com top pair+broca. 

Você da call de $7 no bordo de K♠ 5♦ 4♠ 7♥ .

Com $23,50 no pote, o river vira 2♠. Você da mesa e o cutoff aposta $13.Considerando que a maioria dos blefes do seu oponente no turn foram flush draws de espada, isso não parece um river no qual você pode pagar uma aposta. Ainda assim, vamos estimar o range dele e ver se há alguma maneira de dar call aqui.

No river, seu adversário provavelmente:

  • Apostar com mãos fortes (trincas, sequências e flushes).
  • Apostar com mãos que erraram a pedida (Q8-98, A6, A2).
  • Dar mesa com um par e com dois pares.

O range se parece assim:

Vermelho= Sempre aposta | Rosa= Aposta somente com cartas de flush | Verde= Mesa | Azul= fora do range

Você precisa de 29,6% de equidade para dar call lucrativamente nessa aposta no river, mas o K ♥ 8 ♥  tem apenas 26,83% de equidade versus o range acima. Então, você deve desistir, pois isso seria um call levemente perdedor (-EV) contra o range estimado.

Eu recomendo tentar este processo de leitura de mão algumas vezes sozinho, longe das mesas, antes de aplica-lo no jogo. Pode levar algum tempo para se acostumar, mas eu acho que você vai achar muito fácil e intuitivo depois de um pouco de prática. (Se você não tem software de cálculo de equidade, você pode  clicar aqui para fazer o download do Poker Equilab.)

Nota Tradutor

Particularmente acredito que o método acima de leitura de mãos, apesar de eficaz, não é tão eficiente, pois dentro das mesas não temos uma calculadora de equidades. Então, como fazer para resolver a mão? Bem, é necessário ter conceitos claros e um procedimento simples (e eficaz) para resolver a mão no river. Essa é uma das coisas que ensino no Conceitos Essenciais de Poker! Se você tem interesse em aumentar a precisão da sua tomada de decisão recomendo ver o CEP mais de perto. Nele você encontrará a explicação dos conceitos do jogo através de analogias, uma ferramenta para entender o movimento das cartas do pré-flop até o river e um procedimento eficaz para caçar blefes com excelência.

Considerações finais sobre leitura de mãos

Poker é um jogo de informações incompletas. Os melhores jogadores se certificam de que estão tomando as melhores decisões com as informações disponíveis para eles. Seu trabalho como jogador de poker é extrair, interpretar e priorizar as informações disponíveis para você e formular uma contra-estratégia ótima.

Espero que este artigo tenha ajudado a melhorar suas habilidades de leitura de mãos! Se você tiver dúvidas ou comentários, não hesite em deixar um comentário abaixo.

 

Artigo escrito por Mike Brady, para a Upswing, em 19 de Março de 2019.
Traduzido e Adaptado por Luigi Soncin, para a ROYALpag.