5 dicas para não doar fichas no small blind - ROYALpag Skip to main content
Small Blind

5 dicas para não doar fichas no small blind

O small blind pode ser a posição mais difícil de se jogar em No Limit Hold’em. Esta posição é particularmente desafiadora por dois motivos:

  • Você é obrigado a pagar metade do big blind sem olhar suas cartas;
  • Você joga toda situação pós-flop com uma desvantagem em termos de posição.

Se você adotar esta estratégia em 5 passos, você pode aumentar sua taxa de ganhos no small blind e melhorar seu desempenho nas mesas.

1. Roubar, roubar, roubar

Quando a ação gira em fold até você no small blind, você tem que superar apenas um jogador para ganhar o dinheiro morto no pote. Esta é uma boa oportunidade para ser aproveitada com bastante frequência visando lucro.

Muitos jogadores, principalmente os menos experientes, têm uma tendência de foldar demais no big blind contra tentativas de roubo. Fazer o open-raise com um range relativamente amplo no small blind é uma forma eficiente de explorar esta estratégia.

Mas qual é o tamanho exato do seu range de roubo no small blind?

No curso de treinamento da Upswing Lab, recomendamos começar apostando com um range um pouco maior no small blind se comparado ao botão— algo entre 40% e 50% das mãos é um bom ponto de partida. Pode parecer muito, mas com apenas um jogador para agir e 1,5 blind de dinheiro morto no pote, um range relativamente amplo é justificado.

Por exemplo, apresentamos abaixo o range de open-bet no SB do software avançado de ranges da Upswing Lab:

Salmão = Raise, Cinza = Fold

Este range consiste em uma estratégia básica razoável ao fazer o open-raise do small blind, que você pode ajustar conforme aprende mais sobre seu oponente. Por exemplo:

•    Se o big blind for um jogador agressivo que frequentemente faz o 3-bet, restrinja seu range.

•    Quando houver um jogador super-tight no big blind, faça o open-raise como um range ainda maior.

Você deve adotar um open-raise maior (cerca de 3x) nas situações de blind vs blind. Apostas baixas fazem com que o jogador no big blind tenha pot odds muito boas para fazer o call, o que é bem longe do ideal, já que você é jogador fora de posição. Com uma aposta maior, o jogador no big blind deve se defender em menos mãos, o que faz com que suas tentativas de roubo tenham maior êxito.

Conforme você ajusta seu range de aposta no small blind, você pode ajustar o valor do seu raise se houver motivo para isto. Por exemplo, se o jogador à sua esquerda tiver uma alta frequência de fold contra roubos, você pode tentar com um open-raise menor.

Uma estratégia de optar pelo limp no small blind tem seus méritos, mas é muito mais difícil de ser implementada. Além disto, se você joga cash game nos mid-stakes ou abaixo, o impacto do rake pode afetar substancialmente seus ganhos. Por estes motivos, não recomendamos optar pelo open-limp no small blind em cash games.

1b. Ajuste sua estratégia para os torneios

Em torneios, a presença dos antes faz com que optar pelo limp seja uma estratégia viável devido ao excelente preço que você tem ao fazer o call. (A equidade do small blind necessária para o limp em torneios geralmente fica em torno de 20%. E de 33% em cash games sem ante.)

Com um deep stack e um range de limp equilibrado, você pode tentar defender seus limps com a frequência correta enquanto ainda tem algumas opções pósflop. Entretanto, cuidado ao optar pelo limp com poucas fichas, pois na maioria das vezes é melhor simplesmente dar o fold ou ir all-in.

2. Não defenda seu small blind como se fosse o big blind

Os pot odds são um pouco melhores que o usual com 0,5 blind já investido, mas isto não significa que você deve fazer o call de raises com todo tipo de mão marginal.

(Na verdade, você deve quase sempre evitar fazer o call no small blind frente a um aumento. Veremos mais a respeito na dica #3.)

Vejamos um exemplo pré-flop para ilustrar o motivo pelo qual você não deve sair de sua estratégia para defender 0,5 BB.

6-Max Cash Game. Stacks efetivos de 100BB

Herói está no SB com J♥ 7♥

UTG aumenta para 3BB. MP faz o call. CO faz o call. Botão faz fold. Herói…?

O Herói deve pagar outros 2,5BB para ganhar os 10,5BB no pote, com uma equidade de 19,23% necessária para fazer o call de forma lucrativa. Uma equidade de 19,23% pode não parecer muito, mas para que uma mão realize sua equidade, ela deve chegar no showdown.

Existem alguns motivos pelos quais J♥ 7♥ não será capaz de realizar a equidade, mesmo que seja baixa no small blind:

  1. Nós não vamos ver o river muitas vezes em um pote com 4 jogadores

Somos forçados a jogar de forma bem conservadora fora de posição em potes multi-way. Mesmo se acertamos um flop decente, tipo K♠ 7♦ 2♥, geralmente teremos que fazer o fold aos nos depararmos com agressão e os jogadores por agir.

  • J 7 é facilmente dominada e tem jogabilidade marginal

Nossa mão é dominada pela maioria das combinações fortes de Jx no range do jogador em UTG que fez o aumento e dos callers em seguida. As possibilidades de straight de nossa mão são limitadas, sem o fator nuts e com pouca probabilidade de acerto.

  • Existe a ameaça de um squeeze do big blind

Quando optamos por simplesmente fazer o call em vez do 3-bet no small blind, nosso range é restringido — o range não tem mãos fortes. Um bom jogador no big blind pode perceber isto e fazer um squeeze com um range bem variado, nos forçando a abandonar nossa equidade sem sequer vermos o flop. Ou, ainda, o big blind pode simplesmente ter uma mão muito forte.

A ameaça de um squeeze do big blind também é um fator determinante para a nossa próxima dica.

3. Opte pelo 3-bet com todo seu range de continuação

A desvantagem de jogar fora de posição no small blind aumenta a dificuldade do jogo pós-flop. Contudo, podemos mitigar essa desvantagem utilizando a estratégia de 3-bet ou fold no small blind frente a um raise.

O 3-bet dá ao small blind uma chance de ganhar o pote sem ver o flop, e reduz o número médio de jogadores na mão. Além disto, você evita que o jogador no big blind faça esta jogada.

Nosso range de 3-bet no small blind deve ser conservador, pois continuar apenas com mãos fortes reduz drasticamente a dificuldade de jogar fora de posição. Tentar jogar com um range variado de mãos com a desvantagem da posição é uma receita para perder nas sessões.

Apesar da nossa desvantagem em termos de posição, é importante equilibrar nosso range de 3-bet no small blind com blefes — embora com mãos relativamente fortes. Se sempre fizermos o 3-bet com mãos premium, nossos oponentes podem se aproveitar deste fato, fazendo o fold frente às nossas 3-bets.

O range ideal de 3-bet depende da posição do raiser original. Você deve fazer o 3-bet com um range maior contra jogadores nas últimas posições, comparado à mesma situação contra jogadores nas posições anteriores.

Por exemplo, aqui apresentamos um range de 3-bet que pode ser utilizado no small blind ao enfrentar um raise do cutoff raise (material do software avançado de ranges da Upswing Lab):

Salmão = 3-Bet, Grey = Fold

Note que optamos por uma estratégia mista com algumas mãos (AJo, KQo, K9s, J9s, 77, A4s), fazendo o 3-bet apenas algumas das vezes.

3b. Você pode fazer o call de algumas mãos em torneios

Os ranges de call no small blind são mais viáveis em torneios por dois motivos: a introdução de antes e os open-raise menores em média.

Considere a diferença em termos de pot odds ao encarar um aumento padrão em cash games e em torneios:

Em uma mesa de cash game com 9 jogadores, o open-raise padrão geralmente é de 3 blinds. Ao se deparar com um raise de 3 blinds (sem callers), o jogador no small blind precisa de ~36% de equidade para fazer um call lucrativo.

Em torneios, o open-raise padrão geralmente é de 2,5 blinds ou menos. Ao se deparar com um raise de 2,5 blinds com antes no pote (e sem callers), o jogador no small blind precisa de apenas 28,5% de equidade para fazer um call lucrativo.

Com pot odds tão boas sendo oferecidas, podemos em muitas vezes nos safar com um calling range no small blind em torneios, principalmente quando o big blind for um jogador fraco que raramente faz o 3-bet.

Falando em 3-bet

4. Fique de olho no big blind

Já enfrentou um jogador muito bom e agressivo bem à sua esquerda? É um pesadelo, principalmente quando se trata de blind vs blind. Sempre fazendo o call, floating e 3betando, dificultando a vida de quem joga com mãos marginais ou especulativas.

Por outro lado, se você já teve o prazer de jogar blind vs blind contra um jogador conservador, você sabe como é bom roubar consistentemente seu blind em cada órbita.

Você deve estar atento a estas tendências em cada jogador, principalmente o jogador à sua esquerda, sempre ajustando sua estratégia para superar seus oponentes.

Se você encontrar um jogador agressivo no big blind, que se defende com 3-bets e 4-bets com uma grande frequência, restrinja seus ranges para evitar doar fichas em situações marginais. Se houver um jogador altamente conservador à sua esquerda, amplie seus ranges e ganhe o máximo de potes possível.

5. Não lead out (ou donk-bet)

Como já mencionado, você deve evitar fazer o call de raises no small blind. Entretanto, se você fizer o call e vir o flop fora de posição …

Não donk-bet. Mesmo em um pote sem raise.

Simplesmente não faz sentido do ponto-de-vista teórico. O jogador que aumentou (ou que fez o open-limp) deve quase sempre ter o range mais forte, porque o jogador que fez o call (ou over-limped) teria colocado mais fichas no pote pré-flop se tivesse uma mão mais forte.

Donk-bets geralmente são feitas por jogadores fracos (por isso o nome), seja por valor ou por proteção quando conectam com o board de alguma forma. Graças à desvantagem do range, devem preferir optar pelo check para proteger sua mão.

Note que a donk-bet no small blind pode fazer sentido como um ajuste exploratório, mas este é um tópico mais complexo, além do escopo deste artigo.

Recapitulando a estratégia de small blind

Com tantos fatores únicos a serem considerados, não é surpresa que o small blind é a posição mais difícil de ser jogada em No Limit Hold’em. Lembre-se:

  • 1.  Roube com maior frequência quando a mesa girar em fold até você (inclua alguns limps em torneios).
  • 2.  Não defenda seu small blind como se fosse o big blind.
  • 3.  Opte pelo 3-bet com todo seu range de continuação (exceto em torneios).
  • 4.  Ajuste suas jogadas com base nas tendências do big blind.
  • 5.  Não donk-bet.

É praticamente impossível ganhar no longo prazo jogando no small blind, portanto não se martirize tanto com aquele número vermelho no PokerTracker. Basta se lembrar destas 5 dicas úteis para evitar que este número vermelho cresça demais.

Até o próximo artigo!

Traduzido e adaptado da UpSwing Poker por Alex Sal.

Compre ou venda créditos de poker e apostas esportivas nos melhores sites do mundo na ROYALpag.com!