“Qualquer um pode ganhar dinheiro jogando poker”
Eu acreditei nessa frase por muito tempo. E percebi que ela é falha.
Na minha opinião existe uma versão ajustada dessa frase que transmite a realidade de forma mais justa:
“Qualquer um pode criar uma versão de si mesmo, que pode ganhar dinheiro jogando poker”
A diferença pode parecer sutil, mas ela sintetiza o principal motivo de alguns destruírem nos stakes mais altos, enquanto outros sofrem. Então vamos listar quatro motivos pelos quais VOCÊ não ganha dinheiro jogando poker. Para deixar as coisas bem simples: Nem eu, ninguém, nem qualquer programa pode te prometer resultados financeiros no poker.
Você não tem um “Por que?” forte
Sempre recebo mensagens de pessoas que compartilham sua luta no poker. Com base na minha experiência, em 98% dos casos não se trata de estratégia (embora a maioria esteja disfarçada dessa forma). Para muitos, tudo se baseia fundamentalmente em sua relação com o poker; em outras palavras, seu “por que”.
- Por que você quer melhorar no poker?
- Por que fazer todo esse esforço?
- Por que você está lendo este artigo?
Para deixar as coisas bem claras: Se o seu “por que” estiver exclusivamente focado em ganhar dinheiro, você não vai conseguir. Poker é um jogo brutal, e se você simplesmente não amar o processo de aprender, descobrir novas estratégias ou trabalhar com outras pessoas, simplesmente não vai funcionar. Recentemente passei um agoniante downswing de $250.000. Se eu tivesse qualquer dúvida sobre o meu “por que”, eu não teria conseguido me manter calmo, focado e não teria conseguido me recuperar no jogo nas semanas seguintes.
Dê um passo para trás e tente entender o que realmente te motiva. Naquelas longas noites estudando ranges e aperfeiçoando sua estratégia, você precisa achar um motivo que você sabe que é verdade, que pode te manter com foco e motivação, e que legitime os sacrifícios que você tem feito.
Ponto Principal: Você precisa fazer uma profunda reflexão e então formular o “por que”. Se você estiver se esforçando por motivos irrelevantes, você não será um jogador de primeira.
Você ainda não cultivou a devida ética de trabalho
Alguns clichês são clichês porque as pessoas continuam falando eles sem parar. E alguns deles têm feito parte do imaginário coletivo por serem verdadeiros. Este é um deles, e fica ainda mais verdadeiro no poker:
“Se você quer ter sucesso, você precisa trabalhar duro.”
A dedicação necessária não se baseia simplesmente em saber estratégia e matemática; você precisa trabalhar o mental, a saúde física e as rotinas diárias devem ser formuladas especificamente visando um desempenho de pico quando os outros estão se exaurindo. Infelizmente para muitos, seus egos podem convencê-los de que eles não precisam desse trabalho árduo.
Consistência é outro fator ignorado por vários. Mais uma vez, não apenas no estudo do poker, mas em todos os aspectos que levam ao sucesso. Usando outro clichê, “A forma que você faz uma coisa é a forma que você faz todas as outras coisas”. Mesmo se você se sentir um SOLVER ambulante e falante e puder DESTRUIR nos seus stakes, ter um mindset ruim devido a não contar com um método de trabalho consistente pode gerar resultados desastrosos. Perder o foco por estamos nos sentindo cansados por causa de alimentação incorreta ou saúde física comprometida durante longas sessões terão o mesmo resultado.
Então, isso quer dizer que você precisa ser um Super-Homem ou a Mulher Maravilha na vida para vencer no poker? NÃO! Só que, conhecer a própria fraqueza é uma característica dos jogadores vencedores. Meus melhores alunos possuem a capacidade de saber que estão travados em determinadas situações, portanto eles trabalham nestes pontos. A forma que trabalham é a mesma se precisassem perder peso ou comer de forma mais saudável. Eles conseguem deixar as desculpas de lado e aceitar que precisam de ajuda, gerenciam melhor seu tempo e utilizam os intervalos de forma efetiva para recarregar as energias e não simplesmente perdem tempo vagando nas redes sociais.
Ponto Principal: Você precisa dedicar tempo e esforço. Sem atalhos. Consistentemente. Desculpa por ser tão direto, mas é isso. Entretanto, é possível SIM, e você consegue.
Você não tem controle do “Efeito Dopamina”
Deixa te fazer uma pergunta: Por quanto tempo você consegue focar em apenas uma coisa até bater aquela vontade irresistível de acessar as redes sociais, visitar sites aleatórios, jogar vídeo game, comer sem parar… a lista é imensa. É o seu corpo e sua mente querendo aquela dose adicional de dopamina; a resposta do prazer que todos temos.
Há alguns anos eu percebi que precisava reduzir o consumo do efeito dopamina. Se eu me tornei um monge e vivi em contemplação e sem diversão? CLARO QUE NÃO! Amo a vida e todos os seus prazeres. Eu também adoro jogar vídeo game e comer bem (talvez nem tão saudável); mas percebi que os bons resultados aparecem com consistência e trabalho duro. Para que isto aconteça, reduzir as distrações pode ser fundamental.
No meu caso, eu tiro as “férias da dopamina” todo ano, quando eu basicamente me isolo de tudo em algum lugar remoto, sem distrações. Isso me ajudou a reduzir estas atividades relacionadas à dopamina e a poder focar no que é necessário.
Vale lembrar que esta é a minha jornada. No seu caso, atividades simples como meditação todo dia e exercícios mentais, exclusão dos aplicativos distrativos do celular, tipo o Twitter, ou ter regras rígidas sobre o uso de eletrônicos antes de dormir e ao acordar. A chave é não ter a necessidade dessa libertação constante, mas sim curtir quando tiver vontade e for merecido.
Ponto Principal: Somos bombardeados por impulsos o dia inteiro e nos acostumamos com gratificação imediata. Controle sua resposta à dopamina para aumentar sua habilidade de foco.
Você não é tão bom assim longe da mesa
Floyd Mayweather é considerado um dos melhores boxeadores de todos os tempos. Um de seus maiores atributos, e o que o faz tão mortal, é a calma com a qual ele entra no ringue. Seu estado mental é de puro foco na execução do trabalho para o qual ele se preparou por meses. Ele fala que não fica nervoso porque naquele ponto ele ou fez o suficiente para vencer, ou não fez, nada a partir daquele momento importa, portanto não há porque se preocupar.
Como jogadores de poker, focamos bastante naquilo que não podemos controlar. As histórias de bad beats e de suck out que todos adoram contar. Quando os Regulars de High Stakes estão jogando potes valendo dezenas ou até mesmo centenas de milhares de dólares, o motivo pelo qual eles mantêm a compostura é que já conseguiram tudo fora das mesas. A forma que as cartas cairão naquele ponto não pode ser controlada por eles, todo o resto antes, sim.
Apenas uma fração do seu sucesso no poker é na verdade determinada durante o jogo. Ter ou não a habilidade de se manter focado, positivo e calmo durante as situações de alta pressão, e com esta estabilidade podemos aplicar aquilo que aprendemos nas horas e horas de estudo, depende muito daquilo que acontece longe das mesas.
Eu falo muito de hábitos diários, tipo meditação, nutrição, exercício, práticas de mindset, etc. De forma superficial, estas coisas parecem não ter ligação com o poker, mas fazem TODA a diferença. Eu conseguia e anda consigo destruir os high stakes depois de mais de uma década jogando poker, porque eu cultivei um sistema de hábitos e práticas que me mantêm no ápice, relaxado e focado. Mas não me entenda errado, eu estudo MUITO. Eu estudo por mais horas que 99% das pessoas, sem dúvida. Mas todo este tempo estudando seria inútil se eu não conseguisse manter o foco por um longo período de tempo. Ou se eu tiltasse caso as coisas derem errado. Ou se o açúcar no meu sangue caísse depois de uma hora de jogo pois estou comendo junk food.
Ponto Principal: A sua habilidade em se manter focado, calmo e positivo depende muito de seus hábitos diários. Eles podem literalmente te transformar, então crie um sistema que funciona para você!
Conclusão
Voltemos à pergunta principal: “Qualquer um pode ganhar dinheiro jogando poker?” Acredito que o primeiro passo é mudar a pergunta para algo bem mais relevante: “VOCÊ pode se transformar em alguém que pode ser um destruidor nos high stakes?”
E a resposta é SIM!
Só que não há atalhos, não há pílulas azuis. Eu recebo muita crítica por publicar muita coisa que tira o interesse dos outros em jogar mais poker. Eu não faço isso para desencorajar ninguém; Eu amo o jogo e quero que ele cresça mais. Entretanto, também é importante ser honesto sobre o que é preciso, e se isso ajuda uma única pessoa em se esforçar e evoluir mais, então vale a pena.
Avalie a forma que você aborda o jogo hoje, você quer ser um pro mas faz as coisas que jogadores recreativos fazem? É mesmo uma paixão ou só é algo que você acha mais fácil de fazer grana que um emprego normal das 9h às 17h?
Não tem nada errado em jogar poker por diversão ou como um hobby semi-profissional. É uma bela maneira de impor desafios, de se divertir e ser sociável; mas se você realmente quer se tornar um jogador vencedor, então faça TUDO que os outros não fazem para vencer. O que você tem a perder? Nada daquilo mencionado vai te deixar pior na vida! SEJA UM VENCEDOR NA VIDA, SEJA UM VENCEDOR EM SUAS METAS DE SAÚDE, SEJA UM VENCEDOR EM SEU MINDSET, e #vamosVENCER no POKER!
É tudo por hoje!
Até a próxima.
Ps. Já baixou o nosso e-book sobre como vencer torneios de poker? Ainda não? Baixe agora o Cravando na Prática por Saulo Sabioni.