Pedimos ao regular das mesas de High Roller e Embaixador da partypoker, Sam Trickett, que desse algumas dicas para os jogadores e jogadoras de poker que desejam ingressar e jogar no elusivo mundo do high roller poker.
Trickett, que ficou em segundo no heads-up contra Antonio Esfandiari no torneio inaugural $1.000.000 Big One do One Drop, levando $10.112.001, já ganhou mais de 20 milhões de dólares em sua carreira e tem uma infinidade de dicas valiosas quando falamos de torneio com altos buy-ins e high stakes cash games.
Se prepare
A primeira dica do jogador inglês é simples. É importante lembrar que tudo o que fazemos em um torneio nos mantém preparados para o que está por vir.
“Tente e estude o máximo possível”, Trickett falou para a PokerNews. “Coma bem; comida saudável que que tá boa energia e mantém sua cabeça boa. Descanse bem e tenha suas oito boas horas de sono toda noite.”
Embora admita não ser o melhor na preparação, Trickett recomenda que os outros façam o esforço para que possam colher os frutos.
Se prepare antes
Sua preparação não é feita simplesmente lendo tudo que é livro, já que às vezes também é preciso ter um feeling das cartas. Assim como um maratonista se prepara com pequenas corridas nos meses anteriores à grande corrida, o mesmo vale para quem joga poker
“Assista ao jogo e jogue muito antes”, sugere Trickett. “Às vezes, jogo quando estou fora de forma, e isso afeta demais o meu desempenho. Jogando torneios que me preparam para o grande evento que quero jogar, eu estou sempre pronto”.
Muita dedicação
Jogar contra os melhores jogadores do mundo não é um feito qualquer, levando em conta o que foi dito por Trickett, i.e., que você vai ter que se esforçar muito fora das mesas para poder jogar no mesmo nível destes jogadores.
“Você tem que estar preparado para se esforçar mais que os outros, ou pelo menos o mesmo que os outros”, afirma Trickett. “Estes caras se dedicam muito, jogam muito e falam muito entre si para discutir as mãos. Esteja pronto para o tamanho do esforço que você terá que fazer para jogar estes jogos e nestes stakes”.
“Estes jogos são muito mais difíceis que os demais. Se você hesitar por um segundo, você fica pra trás.”
Ajuste seu jogo de acordo com seus oponentes
“Se você estiver descansado, você vai jogar melhor. Quando você se senta para jogar, você pode fazer decisões em relação ao que você está vendo. Os jogadores jogam de forma diferente o tempo todo dependendo de pequenas coisas, tipo o humor na hora. É por isso que eu me ajusto aos meus oponentes. Seja um empresário ou um profissional, eu sempre faço isso”.
Ganhe mais fichas
“Vá com a mente aberta e obtenha o máximo de informação possível”.
Mantenha o foco no nível de jogo
A variância é um fator em qualquer nível de buy-in de poker, só que, nos high stakes, há muito em jogo. Trickett afirma que é preciso ser muito estável para lidar com a variância.
“Foi em Macau que eu comecei a jogar os high stakes. É difícil não ter apego quando os stakes são tão altos e os potes são tão volumosos. Quando você é tirado da mesa, afeta seu humor. Se você nunca jogou os high stakes, pode ser muito difícil nas primeiras vezes. No começo foi difícil, e eu não estava curtindo porque estava emocionalmente envolvido”.
“Você não pode agir assim como um jogador ou jogadora de poker, principalmente nestes stakes. Se o seu humor for afetado, seu jogo será afetado”.
Dica sobre como jogar com empresários
É um estereótipo dos jogos high stakes em todo o planeta. Um empresário muito rico entra no jogo e é visto como um grande fish que mal sabe segurar suas cartas direito. Trickett tem algumas dicas especiais depois de ter jogado com vários deste tipo de jogador em sua carreira de jogador de high stakes poker.
“As pessoas sempre acham que os empresários são piores que eles, mas eles são jogadores decentes que já jogaram muito poker! Você vai se surpreender se nunca jogou com um deles.”
“Os jogadores geralmente não jogam tão bem quanto deveriam contra empresários por pensarem que eles são ruins. Não blefam contra eles, por exemplo, pois acham que ‘Ele é um bilionário, então vai pagar’, quando na verdade não são tão ruins assim, e jogam muito bem”.
Até a próxima, grinders!
– Traduzido e adaptado da PokerNews por Alex Sal