Poker, ou pôquer, é o jogo de cartas mais popular do mundo. Existem diversas variações do jogo, mas a jogabilidade permanece a mesma. Apesar de ser um jogo relativamente fácil de aprender, se tornar um especialista é um desafio de uma vida. Um exímio jogador deve ter um conjunto de qualidades como raciocínio lógico e interpretação do comportamento dos adversários.
O real inventor do poker ainda é um mistério, assim como a própria origem do baralho. Especula-se que o poker, assim como outros jogos de baralho, é proveniente de um jogo de cartas muito antigo chamado “As Nas”, ensinado aos europeus pelos marinheiros persas. Um jogo com muitas semelhanças ao poker, com hierarquia de mãos e até combinações familiares como trinca e full house.
Primeiras referências ao poker moderno
As primeiras referências históricas que citam o poker moderno são de 1830, mais precisamente na pequena cidade de New Orleans, nos Estados Unidos. O fato da cidade ser colonizada por franceses explica o surgimento do nome poker, que remete a pronuncia de um jogo francês ainda mais parecido chamado “poche”.
O poche (em Francês) ou pochen (em Alemão) foi um jogado de baralho levado aos Estados Unidos pelos imigrantes que buscavam oportunidades na America. O poche, que significa destruir, era jogado com 20 cartas e tinha uma característica determinante da herança recebida pelo poker: o blefe.
O poker moderno surgiu por volta de 1820 em Luisiana, às margens do Rio Mississipi, uma região multicultural com grande influência francesa e espanhola. A Guerra Civil americana (1861-1865) contribuiu de forma significativa para a evolução e difusão do jogo, já que o poker era o jogo predileto dos soldados de norte a sul do país.
Estima-se que as principais variantes do poker, como o stud poker, foram inventadas durante a guerra. Mas a variante mais popular da época era o poker fechado de 5 cartas. O Hold’em Poker foi surgir mais de meio século depois, por volta de 1920 no Texas.
WSOP: o poker chega a um novo patamar
A primeira grande revolução do jogo foi em 1970 com a criação da World Series of Poker (WSOP), uma série de torneios que formavam um campeonato mundial. A WSOP trouxe holofotes para os jogadores profissionais que até então eram desconhecidos do grande público.
Com a glamourização do esporte da mente, começaram a surgiu novas formas de estudar o jogo e técnicas para vencer. Foi aí que o jogador profissional David Sklansky ganhou reconhecimento como autor de diversos livros sobre a matemática do jogo, era um novo jeito de enxergar o poker.
Se o WSOP tornou o jogo conhecido por todos e pela grande mídia, em 1990 o poker se tornaria um fenômeno por outro motivo: a internet. Apesar dos entraves legais, os aplicativos de jogos online alcançaram patamares inimagináveis e agora qualquer pessoa, não só os profissionais, poderia participar de torneios e se envolver com o mundo do poker!