Você tenta fazer o call só com Ace-high, ou seja, com seu ás sendo a carta mais alta?
Provavelmente você vê os profissionais fazendo esta jogada com bastante frequência nas transmissões ao vivo. Só que, se você não trabalhar esta parte do jogo, você vai fazer calls relativamente light nas horas erradas.
Este artigo explica quando fazer (e não fazer) o call com Ace-high.
Vamos lá!
Quando NÃO fazer o call com Ace-high
Vamos começar com algumas situações em que os calls com Ace-high não são a jogada recomendada.
1. Quando você está drawing dead e/ou tem reverse implied odds contra boa parte do range de seu oponente
Um exemplo comum desta situação é quando você encara uma probe bet assim que o turn completar vários draws.
Vamos supor que você aumentou do Botão e o Big Blind fez o call. O flop traz 8♠ 6♦ 4♦, o Big Blind faz o check e você também faz o check. O turn mostra T♥ e o Big Blind aposta 66% do pote.
Dê uma olhada na solução de solver abaixo para esta situação:
Com esta solução, Vermelho significa raise, Verde significa call e Azul significa fold.
Podemos ver que contra uma aposta de 66% do pote, o solver elege A-K offsuit na vasta maioria das vezes, optando pelo fold com A-Q e A-J offsuit basicamente em 100% das vezes.
O call com Ace-high neste tipo de situação é ruim porque você só tem um draw de um mero top pair contra um range sólido. Seu oponente pode te colocar numa situação de drawing dead se ele tiver um dos vários top pairs, trincas e straights em seu range.
Além disto, alguns dos blefes do seu oponentes melhorarão quando você acertar seu top pair. Por exemplo, digamos que você faça o call no turn com A-Q e o river traz uma dama. Esta carta te dá um top pair forte, mas as 16 combinações de J-9 no range do seu oponente também acertaram um straight.
2. Quando sua mão tiver pouca jogabilidade (i.e., sem muitas cartas boas no turn/river) e você encarar uma aposta relativamente alta
Vejamos outra situação de Botão vs Big Blind, mas desta vez no ponto de vista do Big Blind.
Você se defende preflop e faz o check no flop com J♦ 4♦ 2♠. O Botão faz a c-bet de 66% do pote. O solver joga esta situação da seguinte forma:
O solver faz o call com algumas mãos Ace-high. A♠ 8♠, A♦ 6x e mãos parecidas que tenham Ace-high entram no range de call.
Mas o solver não faz o call com qualquer mão que seja Ace-high e que não tenha um backdoor draw relevante. Praticamente todos mãos Ace-high que seja um call no solver têm um backdoor nut flush draw (A♠ X♠ ou qualquer mão com o A♦). A única exceção é o A-10 com o 10♦, que o solver considera forte o bastante para fazer o call da aposta de 66% do pote.
Quando fazer o call com Ace-high
Chegou a hora de fechar o artigo cumprindo a promessa do título: duas situações nas quais devemos considerar fazer o call com Ace-high.
1. Quando muitos draws não forem completados e for fácil para seu oponente fazer o over-blefe com mãos mais fracas que Ace-high
Vamos analisar uma situação no river.
Digamos que você aumentou preflop no Botão, o Big Blind fez o call e o flop trouxe T♦ 4♠ 2♠. O Big Blind fez check e depois o call de sua c-bet de 33% do pote.
Os dois jogadores fazem o check no 8♥ do turn e o river traz o 2♣. O Big Blind dispara uma aposta de 50% do pote.
A solução do solver para as mãos com Ace-high é exibida abaixo (eu eliminei todas as outras mãos):
Isto mostra que o solver considera a situação como possível entre call e fold.
Mas esta solução presume que o jogador no Big Blind vai optar pelo check/fold com as seguintes mãos:
- A maioria das vezes com K-Q offsuit
- Metade das vezes com K-J offsuit
- Sempre com A-3 e A-5
Portanto, se você acha que seu oponente blefaria mais que o solver indica, então qualquer mão com Ace-high é um call muito +EV. Em outras palavras, se o seu oponente estiver over-bluffing em um river que seja ruim, considere a hero call com Ace-high.
2. Quando você tem duas overcards ou um backdoor flush draw contra uma aposta baixa no flop
Hora do último exemplo.
Você é o Big Blind e faz o call de um open raise do Botão e encara uma c-bet de 33% em um flop com T♦ 4♠ 2♠.
Eis a resolução do solver para esta situação:
O solver considera +EV o call com Ace-high que tenha um backdoor flush draw. Veja como o solver joga cada combinação de A-8 offsuit:
O solver também faz o call com A-J, que tem 2 overcards em relação ao board, com ou sem o backdoor flush draw.
Conclusão
Agora você já tem conhecimento suficiente para fazer calls (e folds) melhores com Ace-high. Não é tão difícil quanto pode parecer.
Até a próxima e boa sorte, grinders!
– Traduzido e adaptado da UpSwing Poker por Alex Sal