Este artigo foi escrito com base em um episódio do Level-Up Podcast, ancorado pelo profissional e coach Gary “GazzyB” Blackwood e pelo VP da Upswing Poker, Mike Brady.
É possível assistir ou ouvir o podcast na íntegra no YouTube, em inglês, no link https://www.youtube.com/watch?v=nGCwb1CmDQ8 e você tem a opção de poder ler o artigo aqui, traduzido para o português pela Royal Pag.
Mike: Olá, amigos do poker, obrigado por nos acompanhar com o intuito de melhorar o seu jogo. Eu sou o Mike Brady e hoje estou com Gary Blackwood, jogador profissional irlandês.
Gary: Tudo bom, pessoal? Bem-vindos ao podcast. Acabei de voltar de duas semanas em Los Angeles, onde eu usei o meu próprio podcast sobre jogos splashy ao vivo para simplesmente destruir nas mesas. Estou muito contente por estar novamente com vocês. Hoje vamos falar de apostar baixas, ou small bets — quando usar este tipo de bet e quando não usar. Tudo sobre as small bets.
Mike: Uns 15 anos atrás as small bets raramente eram usadas pelos grandes jogadores de poker. Mas desde então o uso de small bets tem crescido entre os jogadores que perceberam a existência de valor esperado que eles podem adicionar em sua estratégia como um todo. O uso de small bets na ocasião certa vai te permitir ganhar mais potes e impor mais pressão nos seus adversários, portanto estamos tratando de um tópico vital no poker.
Quando apostar pouco
Vamos começar abordando as diferenças fundamentais entre apostar pouco e apostar muito. Alguns já podem estar familiarizados com o assunto, mas é bom deixar todo mundo no mesmo contexto de conhecimento.
1. Jogadores tendem a largar a mão com maior frequência contra big bets quando comparado às small bets, pois as pot odds são piores contra as big bets.
2. Ao apostar pouco, seus blefes precisam funcionar com menor frequência quando comparado a quando você aposta alto.
3. Você precisa blefar menos para continuar equilibrado quando aposta pouco em comparação às big bets. Em outras palavras, o range com o qual você aposta pouco deve conter uma proporção menor de blefes.
Mais algo para ser incluído na lista, Gary?
Gary: Antes de incluir algo na lista, gostaria de reiterar rapidamente o item no. 1. Como dito pelo Mike, é muito importante entender que faremos menos calls contra big bets. Então, por exemplo, em um pote com uma 3-bet, você está em posição e seu oponente aposta 1/3 do pote em um board com 8-5-3, você pode optar pelo float com bastante flexibilidade porque a aposta foi baixa. Seu range de float vai ser totalmente diferente se o oponente apostar corretamente, cerca de 75% do pote.
Sei que mais coisas vão surgir durante o podcast, mas um breve resumo é que na maioria das vezes nós vamos utilizar as small bets em nosso arsenal quando o board for mais desconexo; e quanto mais conectado o board for, maior será nossa tendência de apostar mais alto.
Por exemplo, o botão vs big blind vai apostar 33% do pote em um board com K-8-2, 50% do pote em um board com K-7-6 e 75% do pote em um cenário com 9-6-4 no board. Você vai ter menos resistência em um board com K-8-2, então você pode adotar uma small bet, e quanto mais conectado for o board, menor será a probabilidade da sua c-bet passar em branco, portanto você vai apostar menos, e quando você aposta com menor frequência você tende a apostar mais alto. Obviamente existem algumas exceções a esta última regra, tipo boards do mesmo naipe e boards com pares, mas em todos os outros casos as apostas com menor frequência tendem a ser maiores!
Qual o significado de “Small Bet”?
Mike: O significado pode ser diferente para pessoas diferentes, então vamos adotar uma definição antes de analisar exemplos e estratégias específicos. O que você considera uma “small” bet? E a resposta a esta pergunta depende da situação?
Gary: Beleza, antes de mais nada vamos ter certeza que todos que estão nos acompanhando estejam falando a mesma língua. Quando falamos de “bet size”, ou do quanto apostar, estamos falando do valor da aposta em relação ao tamanho do pote. Portanto 33% do pote no flop, quando houver 3bb no pote, é uma aposta baixa, igualmente a 33% do pote no river quando houver 140bb no pote. Não se trata do valor em dinheiro, e sim do valor em relação ao valor do pote.
Em relação ao valor da small bet, você pode construir sua estratégia se baseando em nunca apostar menos que 33% e você ainda terá uma estratégia bastante sólida. Existem algumas situações em que você pode adotar 25% (em potes com 4-bet, por exemplo), e até mesmo 10%, mas se você não estiver muito confiante em adotar uma variedade de small bets, você pode simplesmente usar o padrão de 33% do pote até que você se sinta mais à vontade para começar a variar. Para responder a esta pergunta, qualquer coisa na casa dos 33% do pote e abaixo pode ser considerado como uma small size.
Quando optar pela small bet em potes com apenas um raise
Mike: Tá bom, vamos apimentar o tópico. Quais são os fatores que te fazem optar pela small bet?
Gary: Vamos falar de potes com apenas um raise (SRPs). Você vai querer apostar 33% quando tiver a vantagem do range, mas sem uma vantagem do nut substancial. Digamos que você abre no botão, o big blind faz o call e o flop mostra K-8-3 rainbow. Você tem aproximadamente 54% de equidade aqui, só que com uma pequena vantagem do nut.
Você tem KK/AA/AK, mas ambos os jogadores têm K8, K3, 88 e 33 com a mesma frequência. Neste cenário você pode apostar 33%.
Digamos que o board te dá uma pequena vantagem do nut, tipo A-K-6 por exemplo. Aqui você pode apostar mais em potes com apenas um raise a fim de colocar pressão com sua boa vantagem do nut. O solver basicamente vai querer começar a construir um pote com bet sizes bem altos para compensar o fato de que não há tanto dinheiro no pote naquele momento.
Nos boards desconexos, em que você vai ter uma situação relativamente favorável, a tendência é de utilizar 1/3 do pote. Conforme o pote vai sendo conectado, tipo K-7-6, onde você vai enfrentar menos resistência, você vai adotar 50% do pote. Boards altamente conectados, tipo 9-5-3, tendem a favorecer bet sizes maiores.
Mike: Para aqueles que ainda não estejam familiarizados com o termo “vantagem do nut”, esta expressão quer dizer a vantagem do jogador que pode ter a melhor mão possível, de acordo com a textura do board. Mãos que não sejam necessariamente o nut, mas que funcionem efetivamente como o nut. Pode ser um bom top pair em alguns boards específicos.
Em um board com K-8-3, AA é essencialmente o nuts. Já no board 9-8-7, AA não vai ser o nuts. J-T e outras combinações de straight serão o nut, e até mesmo algumas trincas e dois pares. Então depende bastante do board no que diz respeito ao “nut” e à vantagem do nut.
Quando optar pela small bet em potes com 3-bet
Gary: Isto me leva ao próximo tópico, já que o mesmo não se aplica quando você tiver a vantagem do nut em um pote com uma 3-bet. Aqui você não precisa usar sizes gigantes pois as pot odds já são maiores, e você pode jogar valendo tudo no river, então geralmente adotamos 33% em potes com 3-bets quando o board for bom para você. K-8-3, A-7-2, Q-Q-5 são bons boards para você, o pote já está grande e você pode apostar apenas 33% do pote e ainda jogar valendo all-in no river.
Mike: Digamos que você tribeta 10bb antes do flop e alguém fez o call, portanto há 20bb no pote. Se você apostar 33% do pote (digamos 7bb), o pote terá 34bb. Considerando que você começou a mão com 100bb, você vai ficar com 80bb ou perto disso. Vai ser bem fácil apostar 20bb no turn, e depois mandar o all-in no river.
Então em um pote com uma 3-bet, você não precisa fazer um bet size alto no flop para colocar todas as fichas no pano no river. Por outro lado, se você considerar um pote com apenas um raise, com 5-6bb, se você quiser alguma chance de colocar bastante dinheiro na mesa no river, você vai precisar inflar o pote. Em algumas situações o solver vai sugerir overbets no flop, e overbets duas vezes o tamanho do pote no turn em algumas situações, já que o solver vai querer realmente inchar o pote com uma mão forte e um range superior.
Exemplos de quando optar pelas small bets
Mike: Agora vamos analisar alguns exemplos. Quais são as situações mais comuns nas quais os nossos ouvintes tendem a apostar pouco?
Gary: Eu tenho cinco exemplos pra gente:
1. Potes com apenas um raise e board com par
2. Potes com apenas um raise com board favorável e desconexo
3. Flops do mesmo naipe
4. Potes com 3-bet e uma carta broadway/duas cartas broadway
5. Potes com 4-bet e uma carta broadway/duas cartas broadway
Vale notar que há uma grande diferença de EV no solver quando o pote fica maior. Digamos, por exemplo, que você aposta 50% quando você deveria apostar 33% em um pote com apenas um raise. Não vai te custar muito em termos de EV pois o pote é relativamente pequeno.
Mas se você apostar 50% em uma situação em que você deveria apostar 25% em um pote com uma 4-bet, há uma grande diferença em termos de valor esperado devido ao tamanho do pote.
Mike: Se você estuda os solvers por conta própria, recomendo focar nos potes maiores. Você obviamente também precisa estudar os potes com apenas um raise, mas como dito por Gary, a diferença de valor esperado entre várias destas decisões vai ser muito grande.
Então se você foca nas 3-bets e 4-bets como sua principal prioridade, isto vai te ajudar a aumentar o EV nestes potes que já são grandes.
Potes com apenas um raise e board com par
Mike: Vamos nos aprofundar nestes exemplos específicos. Tipo botão contra o big blind, potes com apenas um raise, board mostrando 7-7-2 ou 8-3-3. Existe um problema com o fato do par ser uma carta baixa, e que o big blind vai ter mais destas cartas no range dele, e portanto mais trincas neste range? Ou seria o mesmo em boards tipo A-A-4 e K-K-5?
Gary: Eu aposto 1/3 do pote em qualquer board com par. Isto não muda por causa da textura do board com par.
O que vai mudar é a frequência em que você aposta. Portanto, em um board tipo K-K-6, muito bom para você, você aposta com todo o seu range. Mas em um board com 5-5-4 e com um flush draw, menor e mais conectado, o big blind vai ter mais trincas no range dele. Então a frequência em que você aposta diminui.
Mike: Tem alguma diferença você ter feito o raise do botão se comparado ao raise em EP? Por exemplo, o flop mostra 5-5-4 e você fez o raise do botão e você tem de fato um dos 5. Você tem alguns A5 offsuit e pode até mesmo ter K5 offsuit. Você vai ter mais 5x naipado. Mas se você for o UTG, você não vai ter A5 e nem K5 offsuit, e você vai ter poucas mãos que sejam 5x naipado. Isto quer dizer que você vai ter muito menos trincas no seu range que o big blind. Isto tem alguma relevância?
Gary: A frequência de apostas diminui um pouco, mas nem tanto quanto você imagina. No geral (em um flop 5-5-4) você vai querer apostar cerca de 50-60% das vezes. Comparando a um flop com K-K-6 onde você pode apostar todo seu range. E você ainda vai fazer a small bet quando você fizer uma c-bet nestes boards.
Potes com apenas um raise e board desconexo e favorável
Mike: Beleza, agora vamos analisar potes com apenas um raise e com board favorável ao raiser preflop, sem conexão.
Gary: Boards tipo K-8-2, Q-5-2, A-9-4, todos estes tipos de flops com apenas uma carta broadway e sem conexão. Você vai querer fazer uma c-bet de 1/3 do pote. Vale lembrar que você não precisa apostar todo o seu range em todos estes boards.
Em boards tipo Q-7-2 e K-8-3, você simplesmente simplifica e aposta todo o seu range. Mas em um board tipo K-5-3, ou A-9-6, por exemplo, são situações em que você vai preferir não apostar o range inteiro.
Flops do mesmo naipe
Mike: Nosso último episódio foi exclusivamente sobre flops do mesmo naipe, então eu não acho que temos que falar muito sobre o assunto. São boards únicos e apostamos pouco neles, e não necessariamente com frequência.
Gary: Se vocês quiserem recapitular os flops do mesmo naipe, nosso podcast de duas semanas atrás foi sensacional. O solver quer usar um bet size menor em flops do mesmo naipe pois o board pode mudar muito rápida e drasticamente. Tipo a quarta carta de copas apareceu no board. O solver vai usar o small bet em boards muito dinâmicos que podem mudar muito, e boards com cartas do mesmo naipe são um perfeito exemplo.
Quanto mais o board pode mudar, melhor para uma small bet.
Potes com 3-bet e board favorável
Gary: Existem muitos potes tribetados com o board favorável para você. Boards com rei de carta mais alta são particularmente muito bons para você, na qualidade de agressor preflop. Quando você tem a vantagem do nut, e o pote já estiver inflado, você não precisa bombar o flop para poder tirar todas as fichas do seu oponente no river.
Mike: A vida do seu oponente fica um pouco mais fácil quando você tem a vantagem do nut e você aposta alto no flop. Você tem um range forte E também aposta alto, então seu oponente pode querer desistir com uma mão marginal. Mas se você faz uma small bet com a vantagem do nut, seu oponente vai ter que tomar uma decisão bem difícil. E você vai querer que ele jogue até o final com a mão marginal dele.
Potes com 4-bet e board favorável
Mike: Quais são os exemplos de boards com uma ou duas cartas broadway e que sejam favoráveis ao agressor preflop em situações que envolvam uma 4-bet?
Gary: Se você pensar no seu range em um pote com 4-bet, ele vai ser bem resumido a mãos tipo KJ, KQ, AJ, AA, KK, AK, etc. Então, em um board que mostra K-7-2, raramente você vai deixar de ter uma mão feita neste board. Caso você não tenha uma mão feita neste board, você ainda terá muita backdoor equity.
Por outro lado, seu oponente vai ter mãos tipo 65 suited, A5 suited. Na maioria das vezes boards com apenas uma carta broadway não vão ajudar seu oponente. E os boards com duas cartas broadway são muito bons para você, o agressor preflop em um pote com 4-bet.
Mike: No próximo episódio vamos abordar o outro lado deste tópico: quando apostar alto. Então fica ligado que em breve tem conteúdo novo.
Isto é tudo por hoje, pessoal! Esperamos que você tenha gostado e aprendido com o conteúdo.
Até a próxima, grinders!
Traduzido e adaptado da UpSwing Poker por Alex Sal.
Link com o texto original em inglês: https://upswingpoker.com/podcast/ep12-small-bets/