Se o poker é ilegal no Brasil, por que existem tantas casas de poker operando e algumas enormes com torneios e mesas de cash game que não acabam mais?
Simplesmente por que não é ilegal!
A legalidade do poker é antiga, o que existe é uma confusão de algumas pessoas que colocam o poker na categoria de jogos de azar. O poker é na verdade um jogo de habilidade, o que o diferencia muito das roletas, bingos e jogo do bicho.
São mais de 7 milhões de jogadores no Brasil, segundo a Confederação Brasileira de Texas Hold’em!
Segundo o § 3 do artigo 50 da lei 3.688/41, é considerado jogo de azar aquele “em que o ganho e a perda dependem exclusiva ou principalmente da sorte”, como a roleta de cassino, por exemplo. No caso do poker, segundo este estudo que analisou 100 milhões de mãos de poker, em 63% delas o jogador vencedor não precisou mostrar o seu jogo, o que é uma prova da influencia da habilidade em relação a sorte.
Se o poker fosse ilegal, algumas dessas coisas aconteceriam?
- Em 2012 o poker obteve reconhecimento como modalidade esportiva pelo Ministério do Esporte.
- Em 2015 entrou para os Jogos Nacionais de Integração dos Servidores da Polícia Federal.
- O Campeonato Brasileiro de Poker é o maior nacional da América Latina.
Certamente que não!
Falta de regulamentação
Existem estudos e debates no congresso à respeito da regulamentação do poker no Brasil. Ou seja, o poker não é ilegal, mas também não é regulamentado. Isso aumentaria ainda mais os recursos e a popularidade do esporte no país.