ICM (sigla de Independent Chip Model) é um cálculo que mostra quanto as suas fichas valem em dinheiro em determinado momento do torneio.
O cálculo considera o dinheiro restante na premiação e quantas fichas você tem em comparação com os adversários. Esse calcula te ajuda a tomar decisões durante uma reta final de torneio, como saber se correr risco em determinada situação vale a pena financeiramente.
ICMIZER e o cálculo de ICM
Há muitas calculadoras online de ICM. Uma das mais usadas é o ICMIZER. Você preenche os valores pedidos (quantidade de jogadores, stacks, etc.) e a calculadora vai informar se aquela jogada “vale a pena por ICM”, ou seja, se ela é rentável do ponto de vista do valor das suas fichas em dinheiro real.
É muito difícil e até inviável fazer a conta de ICM sozinho durante um torneio.
Quando ele fica mais importante?
O ICM começa a fazer mais sentido nas fases finais de um torneio de poker, quando os payjumps são maiores, como na semi-ft, bolha da FT ou a própria final table. O cálculo de ICM vai te ajudar a entender quão tight deve jogar em um spot na mesa final.
O ICM também de ajuda a ter uma ideia de como explorar seus adversários e muitas vezes é a melhor forma de realizar acordos nas mesas finais, dividindo a premiação de acordo com a probabilidade de cada um levar o prêmio com base nos stacks do momento.
Apesar de ser importantíssimo, o ICM não é o único fator que você vai considerar para tomar decisões. Lembre-se que o poker é um jogo de pessoas e, algumas vezes, você pode se sentir seguro suficiente para se sair vencedor mesmo em uma mesa final em que chegou short.
Somar informações de todas as fontes, com o próprio SharkScope, PioSolver, HUD, ICM e o que está reparando na mesa, vai fazer você desenhar o cenário para tomar suas decisões.
Quer saber mais sobre ICM? Fizemos um artigo em 2018 falando somente de ICM!