Se você nunca esteve certo do que fazer com uma broca, você encontrou o artigo correto.

Hoje você aprenderá 3 dicas que ajudarão você a decidir quando apostar e quando dar mesa para poder ganhar mais dinheiro ao ter esse tipo de draw. Mas primeiro…

O que é a broca ou gutshot straight draw?

A broca é uma mão que precisa de uma carta específica para chegar a sequência. Por exemplo, T ♠ 9 ♠ é um gutshot straight draw num flop Q ♦ 8 ♣ 2 ♥ .

Se você tiver uma broca no flop, você tem 8,5% de chance de fazer uma sequência no turn e 16,5% de chance de fazer uma sequência no river (a famosa regra do 2 e do 4).

3 dicas para ganhar dinheiro com as brocas

1. Quando ambas as suas cartas estiverem abaixo da carta do meio no flop, cheque.

Exemplo: 6♦ 5♦ no Q♥ 9♠ 8♥.

Este tipo de gutshot é muito fraco e deve ser jogado como tal. Não é apenas a carta que você precisa que venha (como todos os gutshots), essa mesma carta pode dar ao seu oponente uma sequência mais alta, o que pode levar você a perder muitas fichas, isto é, brocas com under cards tem uma certa dose de implied odds reversa.

Se você tiver outro draw para acompanhar com seu gutshot fraco, no entanto, pode ser forte o suficiente para jogar de forma agressiva seu semi-bluff. Ter um flush draw também é ideal, mas mesmo um backdoor flush draw muitas vezes já é o suficiente para jogar de forma agressiva.

Ter um backdoor flush draw significa que você vai virar um combo draw ou melhor, cerca de 26% dos turn. Você terá 9 outs (18%) de virar um flush draw – que muitas vezes permitirá que você continue blefando – e 4 outs para virar um straight (8.5%). Como você pode ver, essas chances são muito melhores do que segurar um gutshot fraco sem potencial de flush.

Exemplo de análise

Você aumenta no cutoff com 6 ♦ 5 ♦ , o botão da call e no flop vem Q ♥ 9 ♠ 8 ♥ . Todos os seus outs estão contaminados, porque straights mais altos já são possíveis, e o 7 ♥ é especialmente complicado, já que também completa o flush draw. Sua mão é fraca demais para apostar, assim você da check com ela. Não perca a esperança ainda – você pode ser capaz de blefar no turn ou no river se o seu oponente mostrar fraqueza.

Agora, imagine você aumenta no cutoff e é o button da call novamente, mas desta vez você segura T ♠ 9 ♠ no flop A ♠ Q ♦ 8 ♣. Sua mão precisa exatamente de um valete para fazer uma sequência, mas você também tem a ajuda do seu backdoor flush draw que tem 9 outs para se tornar um flush draw. Esse gutshot é uma c-bet fácil e você deve continuar apostando na maioria dos turns.

2. Você nem sempre precisa continuar apostando no turn depois de apostar no flop.

Exemplo: Q♦ T♠ on K♥ 9♠ 8♥, turn 5♠.

Depois de apostar no flop com uma broca, você só deve continuar algumas vezes apostando no turn. Dar mesa com alguns dos blefes com brocas ajudará a evitar o excesso de bleves e torná-lo mais imprevisível nos olhos do seu oponente. Geralmente é prudente jogar de bet e check com brocas que tem “live cards” sobre alguma carta da mês (T9 em 67A, por exemplo).

Você ainda pode ter a chance de acertar seu straight no river, e se você fizer isso, seu oponente normalmente não o esperará. Essa natureza disfarçada da sua sequência fará com que seu oponente fique mais propenso a pagar você. Além disso, mesmo que você não acerte, você pode ter a chance de pegar o pote no river com um blefe.

Exemplo de análise

Você aumenta no botão com Q ♦ T ♠ e um jogador chamado Pedro paga no big blind. O flop vem com K ♥ 9 ♠ 8 ♥ , Pedro da check, você aposta, Pedro paga, e no turn vem  5 ♠.

Você não precisa continuar blefando aqui. Quando você tem muito mais draws melhores no seu range (duas pontas e flush-draw), você não deve blefar com todos as brocas a menos que você ache que Pedro irá foldar muitas vezes.

Tática avançada: você pode randomizar seu jogo apostando quando tiver um brocas com blockers do, como um copas neste caso. (Ter um copas faz com que seja um pouco mais provável que Pedro de fold aqui).

NOTA DO TRADUTOR

Particularmente vejo essa situação de forma um pouco ambígua. Isto é, por um lado você pode aumentar a fold equity quando tem um blocker de copas, porém particularmente prefiro atacar as brocas sem blockers do flush, com um size extremamente alto (e um range polarizado – isto é, com mãos de valor e de blefes com pouca equidade) e assim, além de atacar o grupo 2 (range médio) ataco draws melhores que os meus. Essa lógica do pós flop parece complexa, porém quando se aumenta a resolução da interação entre os ranges, tudo fica mais claro. Se você tem interesse em entender a interação dos ranges pós flop de forma clara, dê uma olhada no www.mentaleasy.com.br/cep nele eu explico a interação dos ranges em modelos 3D, usando lego).

3. Quando estiver fora de posição em potes multiway, jogue de forma muito passiva e prepare-se para desistir.

Exemplo: T♠ 8♠ on Q♦ 9♦ 5♥ com 3 jogadores na mão.

Estar em um pote multiway desvaloriza todas as suas mãos. Isso inclui as brocas, que vão de uma mão de blefe muito marginal a uma mão que você deve dar check e desistir.

Você pode, no entanto, considerar o check-call se um desses fatores estiver em jogo:

  • Sua broca tem uma ou duas overcards na mesa.
  • Você tem um backdoor flush draw.
  • 3 jogadores estão na mão (ao contrário de 4, 5 ou 6 jogadores).
  • Seu gutshot tem potencial para o nuts.

Lembre-se que a maior parte do valor de uma broca vem das vezes que você força o seu oponente a desistir, isto é, você vai gerar EV pela fold equity e não pela equity, o que significa que eles são muito mais fortes em potes heads-up do que em potes multiway.

Exemplo de análise

Você aumenta da posição intermediária com T ♠ 8 ♠ e recebe call pelo botão e pelo big blind call. O flop vem com Q ♦ 9 ♦ 5 ♥ 

Você deve apenas dar check e desistir neste ponto. O botão tem um range muito mais forte do que você e o range do big blind contém muitas mãos que podem continuar. Se você apostar e enfrentar um call, você só ficará feliz em ver um dos 3 Valetes que não são um diamante no turn. Enquanto isso, há um grande número de turns aparecerão. Então, dar check e esperar ver outra carta de graça é a melhor jogada.

Pensamentos Finais sobre como jogar com as brocas

Jogar gutshots não é tão difícil, desde que você se lembre de que não é forçado a sempre apostar com isso. Geralmente é um semi-blefe bem fraco que precisa de algum incentivo extra para se tornar lucrativo. Isso pode ser uma overcard, um backdoor flush draw ou apenas estar em posição.

Isso é tudo por hoje! Leve estas dicas para o coração e comece a ganhar mais potes com seus gutshots. Se você tiver alguma pergunta ou comentário, use a seção de comentários abaixo.

 

Até a próxima,grinders!

 

Artigo escrito em 9 de Abril de 2019 por Dan B. para a Upswing.

Traduzido e adaptado por Luigi Soncin, para a ROYALpag.