No poker, existem duas maneiras de ganhar uma partida: ou você tem a melhor mão no showdown ou força os seus oponentes a desistirem do jogo.

É dessa última possibilidade que vem o conceito de fold equity poker — à medida que suas chances de ganhar uma mão aumentam, também cresce a possibilidade de seus adversários desistirem da mão. Mas você sabe como isso funciona?

Leia o post até o fim para conferir tudo sobre fold equity poker e entender como essa estratégia pode aumentar ainda mais os seus lucros!

O que é fold equity poker

O percentual do pote do jogador, com base na força de sua mão, é chamado de pot equity (ou equidade do pote, em português). Sendo assim, o percentual que pertence a ele, baseado na probabilidade de que o adversário desista da mão, é chamado de fold equity poker.

Com isso, podemos dizer que esse conceito significa a equidade que você ganha com base nas chances de seus oponentes desistirem de uma aposta (ou aumento).

Conhecer a fold equity e colocá-la em prática pode fazer toda a diferença no poker, já que, quando você manipula os outros jogadores para dobrar uma mão forte, pode ganhar mais do que o seu quinhão de potes e alcançar lucros muito maiores.

Como funciona o fold equity poker

Geralmente, a estratégia é mais usada no No-Limit Hold’em, pois você pode manipular o tamanho da aposta para aumentar a pressão sobre o seu adversário para foldar.

Além disso, o fold equity poker pode ser aplicado em qualquer situação ou ponto da mão, no pré-flop, flop, turn ou até mesmo no river — desde que você tenha fichas suficientes para apostar ou aumentar, é claro.

Na aposta, a lucratividade é formada pela combinação do fold equity observada juntamente com o pot equity. Quanto mais fold equity você tiver, menos pot equity você vai precisar para sua aposta ser lucrativa.

Imagine que você tem um flush draw depois de aumentar o pré-flop. Ao apostar no flop, você percebe que tem poucas chances de ganhar o pote se chegar ao showdown, pois você tem uma mão fraca.

No entanto, se você apostar, o seu adversário pode dobrar uma porcentagem do tempo e, consequentemente, suas chances de ganhar o pote serão muito maiores.

Dicas para aplicar o fold equity poker

Como o fold equity poker não é uma ciência exata, você deve ficar bastante atento e considerar diversos aspectos para ter sucesso na hora de aplicá-lo. Confira algumas dicas:

  • toda aposta no poker tem um valor de fold equity baseado na frequência em que o adversário vai desistir da mão. Esse conhecimento só é adquirido com o tempo;
  • se você não apostar ou aumentar, sua fold equity será zero e você estará totalmente dependente da equidade do pote para ganhar a mão;
  • lembre-se de que nada é estático no poker e, por isso, a fold equity pode ser aumentada ou reduzida constantemente;
  • suas estatísticas e imagem afetam diretamente sua fold equity. Por isso, quanto mais solto for o seu jogo, mais chances de sucesso você terá.

Depois de conferir este post, você será capaz de reconhecer situações em que deverá usar o fold equity poker e executar blefes eficientes, garantindo uma estratégia bem-sucedida em suas partidas.

Gostou deste post? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e mostrar para seus amigos o que é fold equity poker!