Acontece na maioria dos torneios.
Seu stack diminui e suas opções preflop são reduzidas a duas: ‘push’ all-in ou fold.
Saber jogar nestas situações de push/fold é uma das coisas que separa os destruidores de torneios dos jogadores comuns.
Neste artigo, vamos abordar:
- O que é a estratégia push/fold?
- Explicando o ICMIZER e EV de Fichas
- Tabelas de push/fold de 10bb
- Tabelas de push/fold de 15bb
- Conclusão
Vamos lá.
O que é a estratégia push/fold?
Push/fold é uma estratégia muito comum em torneios, quando você ou vai all-in preflop ou faz o fold. Esta estratégia deve ser deve ser utilizada quando seu stack estiver reduzido – cerca de 15 big blinds (bb) ou menos.
Há várias diferentes tabelas de push/fold disponíveis, e nós vamos utilizar o programa que gera estes quadros – o ICMIZER. Vale lembrar que os quadros neste artigo não devem ser considerados como a última palavra quando se trata de push/fold no poker.
Na verdade, o melhor range de push/fold pode mudar, dependendo de vários fatores, incluindo, entre outros:
- Tamanho dos stacks dos jogadores por agir.
- Valor do ante.
- Estrutura do torneio.*
- Condições de ICM.
*E.g. 10bb no Sunday Storm são bem diferentes de 10bb no Main Event da World Series of Poker.
Explicando o ICMIZER e ‘chip Ev’
O programa utilizado para gerar estes ranges (ICMIZER) mede o valor esperado em fichas (chip EV ou simplesmente cEV) de cada mão se jogada em all-in. O chip EV é medido em big blinds.
Se a mão com a qual você planeja fazer o all-in for superior a +0,2cEV, trata-se de uma situação clara para fazer o all-in. Em perspectiva, ganhar com +0,20cEV toda mão significa que você está ganhando 20bb a cada 100 mãos no longo prazo. Esta taxa de ganhos é incrível e simplesmente muito boa para ser ignorada.
Tabelas de push/fold de 10bb
Vamos analisar os ranges de push/fold para as seguintes posições em uma mesa com 9 jogadores:
- Under the Gun (UTG) e UTG+1
- UTG+2 e Lojack
- Hijack
- Cutoff e Botão
- Small Blind
Note: UTG/UTG+1, Middle Position/Lojack e Cutoff/Botão estão agrupadas juntas pois os ranges de push/fold são virtualmente idênticos nestes pares de posições.
UTG e UTG+1 (10bb)
Como você pode ver com base nos resultados, as mãos que são situações claras de all-in estão marcadas em verde escuro, com valor acima de +0,2cEV. As mãos marcadas em verde claro têm uma expectativa positiva se forem jogadas como all-in, mas o lucro é baixo, portanto fazer esta jogada pode não ser vantajoso, pois impões risco às suas fichas em algumas situações.
UTG+2 e Lojack (10bb)
Hijack (10bb)
Button e Cutoff (10bb)
Small Blind (10bb)
Como pode ser visto nos print screens do ICMIZER, o range de all-in será mais lucrativo conforme você fica mais longe do botão.
O principal motivo, sem muita matemática, é o fato que há menos jogadores para você pressionar com o all-in. Se você precisa fazer o all-in de 10bb contra 2 jogadores, em vez de 7, você provavelmente enfrentará menos resistência.
Geralmente precisamos de um range mais forte de all-in na posição de Under the Gun, devido ao fato de que se alguém faz o call, esta pessoa geralmente tem um range mais forte pois você também tem um range mais restrito / mais forte.
Tabelas de push/fold de 15bb
As mesmas posições da última vez:
- Under the Gun (UTG) e UTG+1
- UTG+2 e Lojack
- Hijack
- Cutoff e Button
- Small Blind
UTG & UTG+1 (15bb)
UTG+2 e Lojack (15bb)
Hijack (15bb)
Button & Cutoff (15bb)
Small Blind (15bb)
Você deve ter notado que há diferenças significativas em termos de EV ao fazer o all-in com 15bb quando comparado a 10bb. Para simplificar, você só deve adotar a estratégia de push/fold quando estiver relativamente deep (com até cerca de 20bb+), até que você se sinta mais confortável com seu jogo postflop game.
Assim que os stacks ficam geralmente maiores que 20bb, certamente há mais linhas +EV que você pode adotar que simplesmente começar apostando.
Duas observações das tabelas de push/fold acima
1. Cuidado ao apostar todas as suas fichas com combinações de A offsuit. Embora pareçam lucrativas para fazer o all-in com qualquer stack abaixo de 15bb, não são.
Esta é uma deficiência no jogo dos novatos. Conforme visto nas tabelas acima, os ases fracos são all-ins perdedores em UTG e em middle position, mesmo com stacks de 10bb. Isto porque geralmente são dominados, e portanto não têm um bom desempenho quando alguém paga seu all-in.
Isto justifica o porquê de uma mão tipo J♠ T♠ ser MUITO melhor all-in que A♥ 3♣, por exemplo. J-T de mesmo naipe é um coin flip contra praticamente todas as mãos com A-x e todos os pares abaixo de 99, e ainda tem alguma equidade contra AK e QQ+.
E isto não se baseia simplesmente na minha palavra. Como pode ser visto nas equidades a seguir, JTs tem quase 40% de equidade contra um range bem forte:
Contra o mesmo range, A3o tem 25% a menos de equidade:
2. Seu chip EV é mais alto contra um jogador que faz o call muito tight contra all-ins.
A melhor forma para mostrar este raciocínio pode ser em um exemplo de small blind vs big blind. Se você entra de all-in com um range amplo como deve ser o caso no small blind, e o big blind não faz o call mesmo quando deveria, você na verdade vai ter um chipEV muito mais alto que o normal.
Note o range equilibrado de call no big blind contra um all-in de 10bb vindo do small blind:
Como pode ser visto neste range, o big blind “deveria” fazer o call com um range bem amplo.
Na prática, entretanto, muitos jogadores não fazem o call com mãos marginais tipo Q2s ou J9o, principalmente nos low stakes. Se o seu oponente estiver fazendo o fold com mãos deste tipo, suas mãos marginais vão ganhar muito mais fichas com o all-in em relação ao cálculo inicial do ICMIZER.
Considerações Finais
Lembre-se de abrir com all-in com um range relativamente restrito nas primeiras posições, e amplie seu range conforme você chega mais perto do botão.
Até a próxima, grinders!
– Traduzido e adaptado da UpSwing Poker por Alex Sal.