Short Deck Poker, também conhecido como 6+ Hold’em, é uma variante de poker que cresceu desde a segunda metade da década de 2010. Popularizado por nomes como Tom Dwan e Triton Poker, o mundo do poker mainstream desde então abraçou totalmente o poker Short Deck. A World Series of Poker (WSOP) incorporou eventos de bracelete de Short Deck em sua programação desde 2019, com Alex Epstein sendo o primeiro jogador a vencer um evento de Short Deck da WSOP.
O poker Short Deck também se infiltrou com sucesso na esfera do poker online, como evidenciado por esta série GGPoker e por ser um jogo popular no PokerStars.
O que é o Short Deck Poker?
Para aqueles que não estão familiarizados com o Short Deck, aqui está uma breve descrição do jogo e como ele difere do Texas Hold’em regular.
As quatro principais coisas que você precisa saber sobre o Short Deck são:
- Existem apenas 36 cartas no baralho, pois todas as cartas menores que seis são removidas;
- Cada jogador coloca um ante a cada mão e apenas o botão coloca um blind;
- Flushes vencem full-houses;
- Um ás pode agir como um cinco, então {A-}{6-}{7-}{8-}{9-} seria um straight;
- Essas diferenças tornam o Short Deck um jogo incrivelmente divertido, mas entrar em um jogo às cegas pode deixá-lo em alguns pontos precários. Seria sensato observar essas dicas pré-flop de Short Deck antes de pular para a última série da GGPoker.
Não-naipadas vs Mãos Naipadas
Uma diferença entre Short Deck e Texas Hold’em que gera algumas dúvidas é o fato de que um flush vence um full house. A razão para isso é que é estatisticamente mais provável que você faça um full house do que um flush.
Se você fizer um flush no Short Deck, provavelmente ganhará um pote enorme, pois muitas vezes enfrentará mãos fortes, mas mais fracas. Uma mão como JTs não é apenas mais forte que JTo quando se trata de equidade, é uma mão muito melhor, pois você ganhará mais potes enormes ao longo do tempo.
Pocket pairs não são tão bons
Existem alguns formatos de Short Deck em que uma trinca é uma mão mais forte do que uma sequência. No entanto, em 6+ Hold’em no GGPoker e PokerStars este não é o caso, então, naturalmente, os pocket pairs não são tão valiosos neste caso. Fazer um set no flop é sempre uma boa sensação, mas no Short Deck, geralmente você será derrotado por uma sequência. Devido à remoção de cartas, é muito mais fácil fazer uma sequência no Short Deck do que no NLHE.
Overpairs também não são tão bons quanto em NLHE, um oponente segurando dois pares, um set ou straight é mais provável de acontecer neste formato. Jogar pares baixos como 66-88 também pode levá-lo a algumas situações instáveis, já que o set sobre set acontece muito. No Short Deck, os pocket pairs formam uma trinca no flop 17% das vezes.
Quais são as piores mãos do Short Deck
Roubar blinds em NLHE em posições finais com mãos marginais como A8o ou K8o é completamente normal, mas em Short Deck é fortemente desencorajado. Isso ocorre porque essas mãos são na verdade o equivalente a mãos ruins como 94o no Hold’em regular.
Uma mão como Q9s é boa para abrir em posição final, pois você pode fazer sequências e flushes. Faz muito mais sentido usar isso para roubar.
Além disso, mãos offsuit Ax não são boas candidatas a roubar, pois ter apenas um par no flop e nenhum draw para o nuts é um lugar terrível para se estar. Ases com as broadways são obviamente muito mais jogáveis, mas você deve reconhecer que essas mãos não têm um bom desempenho quando comparadas ao NLHE.
JOGUE SHORT DECK POKER NA GGPOKER. CADASTRE-SE AQUI!
Traduzido e adaptado de PokerNews.com