Como a equidade realizada impacta cada mão que você joga Skip to main content

Como a equidade realizada impacta cada mão que você joga

Você talvez já tenha ouvido o conceito “equidade realizada” (equity realization em inglês). Caso você não tenha ouvido, neste artigo você terá a oportunidade de aprender o que é e como usá-la.

O que é equidade crua?

Equidade crua é a porcentagem média que uma mão espera ganhar o pote contra o range do adversário. Assumindo que ambos os jogadores cheguem no showdown.

Por exemplo: se você tem AKs e está indo all-in contra um 22 ambos terão 50% de equidade crua.

O que é equidade realizada?

Equidade realizada é a porcentagem do pote que uma mão espera ganhar considerando várias variáveis de possíveis cenários pós-flop.

Em outras palavras, é a sua equidade depois de contar quantas vezes você de fato chegaria no showdown, considerando quando seu adversário te blefa, quando você blefa ele, etc.

De forma resumida a equity realization é a equidade real.

Vamos a um exemplo. Vamos dizer que uma mão tenha 40% de equidade crua contra o range do adversário pré-flop. Depois de considerar as variáveis do pós-flop, que discutiremos em seguida brevemente, você estima que você realizará apenas 75% da sua equidade crua. Portanto:

Equidade realizada = 0,75*40% =30%

É válido destacar que é praticamente impossível considerar exatamente quanto de equidade você realizará. O melhor que podemos fazer é estimar, especialmente dentro das mesas.

Como estimar quanto da equidade crua sua mão realizará

Aqui estão alguns fatores que impactam a quantidade de equidade que uma mão realiza:

  1. Posição
  2. Jogabilidade
  3. Profundidade dos stacks
  4. Vantagem de range
  5. Habilidade

Vamos discutir cada um deles e porque eles influenciam e quanto da equidade da sua mão se realizará.

  1. Posição

Suas mãos realizam mais equidade quando você está em posição e menos equidade do que quando está fora de posição.

Quando você está em posição, você é o último a agir em cada street, portanto você terá mais informações e poderá tomar decisões mais precisas. Isso significa que você será capaz de blefar e apostar por valor de forma muito eficiente. Consequentemente você realiza mais sua equidade.

  1. Jogabilidade

Aqui estão duas regras gerais para mapear a relação entre a jogabilidade de uma mão e a realização da equidade:

  1. Quanto mais conectadas as cartas são, mais equidade elas realizam
  2. Mãos naipadas realizam equidade significativamente mais do que as mesmas mãos, em termos de altura, não naipadas.

Aqui está o por que. Quanto mais conectadas e naipadas suas cartas são, maior é a chance de você acertar algo que tenha boa equidade – sequência, flush, duas pontas, etc.

Por exemplo, no quadro abaixo você pode ver quão melhor um 76s flopa em relação a um 76º (essa análise foi feita usando o flopzilla).

76 suited acerta o flop 62,4% das vezes enquanto 76 offsuit acerta o flop 55,9%, uma diferença de 6,5%. Isso porque 76s ferá um flush draw muito mais frequentemente e ocasionalmente (0,82% das vezes) flopará um flush.

Agora vamos comparar um suited connector para um suited gapper como 87s vs 85s para ver como a conectividade se diferencia.

87s acerta o flop 62,4% comparado a 57,1% do 85s. Ambas as mãos flopam straight e straight draws, mas o fato de 87s ser conectado sem gap significa que as sequências acontecerão mais vezes (18,8% para o 85s e 26,2% das vezes para o 87s).

  1. Profundidade dos stacks

A regra de ouro aqui é quanto maior for a proporção do stack em relação ao pote mais equidade o jogador em posição realizará. O inverso é verdadeiro para o jogador fora de posição.

Adicionalmente, mãos suited e conectadas tendem a realizar mais equidade em SPRs maiores, porque tem mais implied odds e, portanto, ganham potes maiores quando acertam grandes mãos.

  1. Vantagem de range

Por exemplo, quando você defende o big blind, você realizará menos equidade contra o UTG do que contra o botão.

  1. Habilidade

Existem duas variáveis principais

5.1  A habilidade do seu adversário

Ela se traduz em quão frequente e efetivamente seu adversário aplica pressão no flop, turn e river.

Se ele não cbeta tão frequentemente no flop, por exemplo, você realizará muito mais sua equidade do que contra jogadores agressivos que cbetam frequentemente.

5.2 Sua habilidade vs a habilidade do seu adversário

Se você sabe quando pagar, quando folda e quando aumentar corretamente você realizará mais equidade. Se você começar a cometer erros em tais opções estratégias sua realização de equidade se reduz significativamente.

É muito importante, também, entender como explorar seus adversários. Então, além de saber quais decisões teóricas são importantes tomar em cada street, ter um excelente estudo de como seus adversários jogam é tão importante quanto para desenhar contra estratégias de forma a realizar mais sua equidade.

Conclusão

A equidade realizada é um conceito muito importante para quem quer crescer no poker. Entender e usá-lo corretamente te ajudará a navegar nos jogos de forma mais lucrativa enquanto você melhora, evitando fazer calls com expectativa de ganho (EV) .

Vale ressaltar que ler esse artigo somente não é o fim. Você precisa pensar sobre esse conceito por conta própria, entender suas aplicações dentro das mesas. O propósito desse artigo foi meramente introduzir o conceito para você de forma que você possa usá-lo em seus estudos fora das mesas.

Isso é tudo por hoje. Não hesite em comentar caso tenha alguma dúvida.

Ousai saber!

PS: usar esse conceito de equidade realizada com o conceito de negar equidade fará com que você tenha uma grande vantagem sobre seus adversários.

 

Artigo escrito por Dan B. para a Upswing em 25 de setembro de 2018.

Traduzido e adaptado por Luigi Soncin, para a ROYALpag.

 

Compre ou venda créditos de poker e apostas esportivas nos melhores sites do mundo na ROYALpag.com!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *