King-Jack offsuit (KJo) é uma das mãos que parece ser muito forte para os jogadores novatos. É por isso que Daniel Negreanu chama essa mão de “mão do novato” — é fácil superar KJo e muitos jogadores cometem erros com esta mão.
Mas depois de ler este artigo, você estará mais preparado para vencer mais (ou perder menos) dinheiro quando esta mão for distribuída para você.
Neste artigo, vamos abordar:
- Como jogar com K-J offsuit em situações preflop comuns
- 3 dicas para jogar com K-J offsuit quando acertamos o flop
- 3 dicas para jogar com K-J offsuit quando não acertamos o flop
Vamos lá!
Como jogar com K-J offsuit em situações preflop comuns
Potes sem apostas
K-J offsuit é uma mão forte quando ninguém aposta antes de você. Ela está nos 12-13% das melhores mãos iniciais em No Limit Hold’em.
K-J offsuit é um open-raise lucrativo de qualquer posição em um jogo 6-max, mas deve ser largada nas três primeiras posições (UTG, UTG+1 e UTG+2) em uma mesa com 9 jogadores.
Contra um raise
Quando houver um open-raise, KJo perde valor substancialmente.
Se você enfrentar um raise de early position, o range do seu oponente deve contar com os 10% das melhores mãos iniciais. Se você enfrentar um raise de middle position, o range do seu oponente deve estar nos 21% das melhores mãos. KJo está na marca dos 12-13%, sendo portanto:
- Muito fraca para o call
- Muito fraca para a 3-bet por valor
- Não joga bem como uma 3-bet de semi-blefe (mãos naipadas são muito melhores)
Por isto, devemos largar KJo quando houver um raise de early ou middle position. Há uma exceção: quando você estiver no big blind, faça o call.
Se o jogador que fez o raise estiver no cutoff, no botão, ou no small blind, KJo aumentará de valor substancialmente. Contra estas posições, você geralmente deve continuar, seja com uma 3-bet ou fazendo o call. A única exceção ocorre quando você estiver no small blind contra um raise do cutoff, quando você deve preferir optar pelo fold.
Contra uma 3-bet
Ao se deparar com uma 3-bet, K-J offsuit deve ser largado na vasta maioria das vezes. Esta mão simplesmente não tem equidade suficiente para continuar com um call lucrativo.
É possível considerar usar a mão com uma 4-bet blefando quando o jogador que fez a 3-bet tiver um range muito amplo. Falo especificamente sobre jogar no small blind contra uma 3-bet do big blind.
Contra uma 4-Bet
Encarar uma 4-bet representa o fim da mão se você tiver K-J offsuit. Esta mão sempre será muito fraca para o call e não tem a equidade exigida para lucrar com um all-in 5-bet blefando.
3 dicas para jogar com K-J offsuit quando acertamos o flop
Estas dicas focam na situação de quando você acerta top pair com stacks de 100 big blinds.
Dica #1: Sempre faça a c-bet por valor quando acertar o top pair no flop em potes heads-up
Esta situação inclui potes com uma única aposta e potes com 3-bet. Independente do seu top pair existir em um flop com rei de carta mais alta ou valete como carta mais alta, sua mão é muito forte. Extrair valor deve ser sua prioridade imediata.
Aviso: Não faça slow-play! Você vai ganhar potes pequenos na média se fizer isso.
Dica #2: Em potes com 3-bet e você sendo o agressor, diminua o valor de suas c-bets com flops que tenham rei de carta mais alta
Como o pote já está grande em potes com 3-bet, é muito fácil colocar todas as fichas no river. Isto é verdade, mesmo se você começar com uma c-bet bem baixa no flop (tipo 33% do pote). Além disto, flops que tenham rei como carta mais alta são extremamente favoráveis para o seu range na qualidade de quem fez a 3-bet antes do flop, também estimulando uma pequena aposta.
As c-bets muito altas facilitarão a vida do seu oponente – ele pode simplesmente continuar com as mãos fortes e largar as mãos marginais. Seria melhor para você desafiar as mãos marginais no range do oponente com uma aposta baixa, o que também vai ter dar um valor melhor quando blefar.
Dica #3: Tenha cautela com top pair em potes multiway!
Top pair com KJo ainda é muito bom no flop em um pote multiway, mas existe uma queda substancial de equidade quando comparamos a um pote heads-up. As coisas pioram se houver três ou mais jogadores no turn depois de terem feito o call de sua aposta. Seu kicker é bem forte em um cenário heads-up, mas em potes multiway, o kicker perde muito valor.
Isto acontece porque o preço da defesa é dispersado por mais de um jogador, o que significa que os seus oponentes são forçados a jogarem de forma tight contra sua aposta no flop. Portanto, quando os oponentes fizeram o call, eles terão ranges muito mais fortes do que se estivessem em um pote heads-up.
Uma pequena c-bet no flop geralmente funciona bem, principalmente em boards secos. Mas se prepare para diminuir o ritmo se o board ficar muito conectado no turn. Se até mesmo uma c-bet no flop parecer esquisito, é melhor começar com um check e então reavaliar a situação.
3 dicas para jogar com K-J offsuit quando não acertamos o flop
Dica #1: Aposte quando o flop for seco e não for conectado, e quando você estiver em posição com suas overcards
Exemplo: Você aposta com K♠ J♥ e o jogador no big blind faz o call. O flop mostra T♦ 8♥ 3♠.
Se você estiver em posição e for o agressor preflop em um board que não tenha a possibilidade de um straight, você deve disparar uma continuation bet quase sempre.
Com seis outs para acertar o top pair, a sua mãos terá equidade suficiente para virar um semi-blefe lucrativo. Se você não acertar o top pair no turn, você pode confortavelmente fazer a terceira aposta por valor na maioria das situações.
Dica #2: Ao se defender fora de posição, devemos algumas vezes fazer o call com duas overcards
Exemplo: Você faz o call preflop com K♦ J♥ no big blind contra um open-raise do botão. O flop mostra T♠ 8♥ 3♥. Você faz o check e seu oponente aposta baixo.
Se um dos três fatores abaixo existir, você pode fazer o call de forma lucrativa no flop com King-Jack high:
- Se alguém fizer uma c-bet baixa
- Se o board não for muito conectado e se você tiver um backdoor straight ou flush draw
- Se você tiver duas overcards
Nestes cenários, você tem pelo menos um check-call (ou check-raise) break-even pois você tem 6 outs para o top pair, o que pode dominar até mesmo alguns dos top pairs que seu oponente acertará. Você ainda terá a chance de melhorar para um draw forte no turn, com o qual você pode fazer o check-raise blefando (ou continuar blefando se você tiver feito o check-raise no flop).
Dica #3: Quando o board for conectado e você não tiver algo, é melhor optar pelo fold.
Exemplo: Você aumenta preflop com K♦ J♥ e dois jogadores fazem o call. O flop traz 9♠ 7♠ 6♦.
Esta situação é entendida errada pelos iniciantes – eles criam uma relação com a mão porque ela era forte antes do flop. Você, por outro lado, está melhorando seu jogo e não vai cometer este erro.
Não tenha a necessidade de ganhar todo pote porque você recebeu uma mão forte na mão anterior! Algumas vezes temos que largar a mão e partir pra próxima.
Considerações Finais
Agora você tem as informações necessárias para jogar KJo igual a um pro sempre que você receber esta mão.
Até a próxima e boa sorte, grinders!
Traduzido e adaptado da UpSwing Poker por Alex Sal