Como jogar com par de seis de mão em cash games - ROYALpag Skip to main content

Como jogar com par de seis de mão em cash games

Vamos falar do par de seis de mão, ou ‘pocket sixes’!

Pares médios, como é o caso do par de seis, são mãos iniciais sólidas que geralmente valem a pena serem jogadas antes do flop. Só que, na maioria das vezes, o flop vai ter pelo menos uma overcard.

Escrevi este artigo para te ajudar a jogar com pocket sixes antes e depois do flop, com o objetivo de facilitar as coisas quando você tiver esta mão.

Vamos abordar o seguinte:

• Como jogar com 6-6 preflop

• 3 dicas para jogar com 6-6 sendo o raiser preflop

• 3 dicas para jogar com 6-6 sendo o caller preflop

Vamos lá!

Como jogar com 6-6 em situações comuns preflop

Potes sem raise

O par de seis de mão está no topo dos 6-7% de todas as mãos iniciais.

Você deve sempre fazer o raise com par de seis de mão preflop quando não houver um raise antes de você, independente da sua posição. Nunca entre de limp com pocket sixes (ou qualquer outra mão nesta situação).

Contra um raise

Quando falamos de pocket sixes contra um raise, a posição se torna um fator determinante.

No big blind: Faça o call contra um raise quando você tiver pocket sixes. As pot odds construídas graças ao seu investimento obrigatório no pote tornam o call bem atraente, mesmo que você tenha que jogar fora de posição e com uma stack-to-pot ratio alta.

No small blind: O cold-call no small blind em cash games é quase sempre uma jogada perdedora. Por este motivo, você deve sempre optar pela 3-bet nesta posição.

Mas se você estiver contra um raise em posição inicial ou mediana, o 3-bet com pocket sixes é muito loose. Portanto, você só deve tribetar com pocket sixes no small blind se você estiver enfrentando um open-raise do cutoff ou do botão. Você tem que largar a mão contra jogadores em posições mais iniciais.

A exceção é quando você estiver jogando um cash game bem tranquilo e o jogador no big blind não for agressivo. Neste cenário, você pode fazer o call para explorar a situação no small blind. Seja seletivo quando se tratar do call no small blind – você ainda pode optar pelo fold se o raise size for muito alto ou se o big blind for um jogador decente que pode te empurrar para fora do pote.

No botão: o botão é uma posição especial pois você tem a garantia de ser o último a agir depois do flop. Este fato aumenta sua habilidade em realizar a equidade. Com isto em mente, você é altamente estimulado a ter um range de call contra as demais posições. O par de seis de mão é o tipo perfeito de mão para fazer o call no botão pois é uma mão que não joga bem contra 4-bets e é muito forte para ser largada.

Nas outras posições: Nas demais posições o par de seis de mão não é tão forte para fazer o cold-call ou para tribetar pois os ranges de open-raise da teoria do jogo ideal (“GTO”) são muito fortes. Obviamente, se você estiver jogando contra um jogador loose, neste caso o cold-call ou a 3-bet provavelmente são suas melhores opções.

Sempre vale lembrar que você deve ser seletivo ao fazer isto. Se os jogadores depois de você não forem te punir por ter feito o cold-call, você pode fazer o call. Ou, se o raiser original for alguém que você queira tirar as fichas, você pode fazer a 3-bet.

Contra uma 3-Bet

Ao se deparar com uma 3-bet, sua posição e a posição do seu oponente são muito importantes.

Principalmente quando estiver fora de posição, você deve variar entre call e fold com o par de seis de mão. Isto dito, se você acreditar que o seu oponente não vai perceber quando você faz um ou outro, e não irá ajustar a estratégia para jogar contra você, é bom seguir em frente e escolher a opção que pareça a melhor contra este jogador.

Se o jogador for muito tight e a 3-bet não for muito alta, por exemplo, eu preferiria sempre fazer o call com o par de seis de mão. Isto porque você pode tirar todas as fichas do seu oponente quando você acertar a trinca no flop contra um range forte.

Contra uma 4-bet

Ao enfrentar uma 4-bet, você deve variar entre o call e alguns folds com seu pocket sixes, dependendo das posições envolvidas na ação.

Se você estiver em posição contra o jogador que fez a 4-bet, o call se torna mais atrativo. Se você tiver um range amplo contra alguém com um range amplo (small blind vs botão, por exemplo), o call ou até mesmo uma 5-bet all-in (com stacks de 100bb) pode ser razoável. Vale lembrar que a opção da 5-bet all-in só será boa contra jogadores que blefam em 4-bet com certa frequência.

3 dicas para jogar com 6-6 sendo o raiser preflop

Dica #1: Se você tiver um underpair no flop, prefira o check (em potes com apenas um raise)

Exemplo: Você abre o raise no botão com 6♠6♣, o big blind faz o call e o flop mostra três cartas mais altas que o seu par de seis.

Aqui temos uma ação intuitiva, embora não seja correta na maioria das situações. Você tem valor de showdown, portanto outro check será uma boa opção, independentemente da textura do board.

É claro que há algumas exceções, mas em geral esta é uma boa regra a ser seguida.

Dica #2: Sempre opte pela c-bet se você tribetou no small blind e o flop mostrar duas cartas que sejam broadway (10, J, Q, K ou A)

Exemplo: O botão abre de raise e você tribeta no small blind com 6♥ 6♣. O flop mostra K♦ J♣ 2♠.

Quem fizer a 3-bet no small blind terá uma tremenda vantagem em termos de range em qualquer flop que tenha duas cartas broadway. Você precisa capitalizar esta vantagem com uma c-bet de forma contundente e com size baixo (25-40% do pote).

Basicamente você está transformando seu par de seis em um semi-blefe com dois outs. Você também se beneficia muito da recusa de equidade quando seu oponente larga a mão. Imagina, como é bom fazer o oponente largar a mão, mesmo que ele ainda tenha seis outs para ganhar de você.

Dica #3: Aja rápido se acertar a trinca no flop

Não importa se o board está “seco” ou “molhado”, sua trinca no flop tem como objetivo tirar todas as fichas do seu oponente. É bom começar a construir o pote imediatamente para te colocar na melhor posição e ganhar o máximo possível. Não existe nenhum motivo para um check! Você tem que começar a aumentar o pote!

3 dicas para jogar com 6-6 em potes com 3-bets sendo o caller preflop

Dica #1: Se você tiver um par médio e um backdoor flush draw, faça o call, mesmo se a aposta for alta

Imagine um board com J♠ 5♠ 2♦ depois de ter feito o call de uma 3-bet com 6♠ 6♦ no small blind. Seu oponente tem que apostar alto aqui, tipo 75% do pote.

Parece assustador (colocar 13 a 15 big blinds em um pote com cerca de 20 big blinds com uma mão aparentemente fraca), mas você tem que fazer o call. Seu par pode ser bom e você pode ainda conseguir mais outs (um gutshot straight draw) com qualquer 3 ou 4. Além disso, qualquer espada te dá um flush draw além do seu “set draw”, sendo um bom bluff-catcher no flop.

Dica #2: Quando estiver em posição, você deve quase sempre optar pelo check sem a trinca (salvo no caso da dica #3)

Exemplo: Você aumenta no botão com 6♠ 6♥ e faz o call de uma 3-bet no small blind. O flop mostra 1 ou 2 high cards e seu oponente não aposta.

Na maioria das vezes seu par de seis não vai acertar o flop desejado (ou seja, um flop que tenha um 6). Você vai acabar vendo flops que tenham Ax Jx 5x, Kx 10x 4x, Jx 9x 3x.

Quando fizerem o check, você precisa lembrar que mesmo que seus oponentes tenham um range fraco (eles não terão muitas mãos com o nuts), eles terão muitas mãos que podem fazer o check e call em várias streets.

O par de seis de mão não joga bem em uma tentativa de blefe para fazer com que os oponentes larguem estes tipos de mãos. 6-6 não tem equidade suficiente se fizerem o call e a equidade de fold não é suficiente para que seja melhor que o check. Certifique-se de sempre optar pelo check e tente levar a mão até o showdown (ou acertar um 6).

Dica #3: Em posição, sempre aposte quando o board tiver cartas baixas

Exemplo: Você aumenta no botão com 6♠ 6♥ e faz o call de uma 3-bet do Small Blind. O flop mostra 9 ou menor como a carta mais alta.

Ocasionalmente você vai ver um bom board para o seu range. Boards baixos (9xx e cartas menores) não favorecem muito o range de 3-bet do small blind.

Em outras palavras, seus oponentes não acertarão estes flops na maioria das vezes. Isto os forçará a jogar de forma mais passiva, optando pelo check com boa parte de overpairs para proteger os tipos de mãos que incluem overcards.

Isto dito, este range de check, não importa o quão bem montado seja, é vulnerável a pequenos golpes. Você sempre terá uma oportunidade bastante lucrativa com seu 6-6 nestas situações. Não deixe ela passar!

A oportunidade se torna ainda mais lucrativa se o seu oponente não souber que eles devem ocasionalmente optar pelo check com overpairs nestes flops. Portanto, se você estiver jogando low stakes ao vivo ou online, esta será uma oportunidade extremamente lucrativa.

Considerações finais

Você está pronto para tirar o melhor proveito com 6-6, depois de ler este artigo. Você tem tudo necessário para começar a jogar com esta mão melhor que a maioria de seus oponentes. Seja consistente e sempre busque o melhor valor esperado em todas as situações.

Até a próxima e boa sorte nas mesas, grinders!

Traduzido e adaptado para o português por Alex Sal

Compre ou venda créditos de poker e apostas esportivas nos melhores sites do mundo na ROYALpag.com!