Vamos falar dos homens de neve!
Jogar com par de oito de mão pode ser complicado. O par mediano é uma mão forte que muito frequentemente vale a pena jogar, mas na maioria das vezes o flop vai ter pelo menos uma overcard.
Isto dificulta as coisas, portanto eu escrevi este artigo para facilitar um pouco as coisas para você. Vamos abordar os seguintes tópicos:
- Como jogar com par de oito preflop
- 3 dicas de como jogar com par de oito em potes com apenas um raise na condição de preflop raiser
- 3 dicas de como jogar com par de oito em potes com apenas um raise na condição de preflop caller
Vamos lá!
Como jogar com par de oito em situações comuns preflop
Potes sem apostas
O par de oito é uma mão inicial muito forte, incluída nos 6% das melhores mãos iniciais do poker.
Por este motivo, você deve sempre aumentar com esta mão antes do flop quando for a sua vez de agir, não importa a posição. Evite entrar de limp, não importa o quão tentador seja “armar a armadilha” ou “set mine” com este par de mão. Simplificando, você vai ganhar menos dinheiro ao longo do tempo se entrar de limp.
Contra um raise
Quando jogamos contra um raise, a sua posição será um fator crucial.
Vamos analisar uma por uma. Abaixo mostramos as posições na mesa para sua referência:
No big blind: você vai quase sempre querer fazer o call. As pot odds em seu favor graças ao investimento padrão feito parecem muito boas para fazer o call, apesar de termos que jogar fora de posição com uma stack-to-pot ratio alta.
As únicas vezes em que você pode considerar uma 3-bet é quando estivermos contra um open raise do botão ou no caso de um open raise do small blind. Contra estes ranges mais amplos, o par de oito de mão pode jogar bem com uma 3-bet por valor e por proteção contra overcards.
No small blind: o cold call no small blind em cash games geralmente é uma jogada que vai te fazer perder (principalmente quando o rake for alto). Por este motivo, você só deve optar pela 3-bet nesta posição.
Mas se você estiver jogando contra um raise de algum jogador em early position, a 3-bet com o par de oito é uma jogada muito loose. Então, você só deve optar pela 3bet com par de oito no small blind quando o raise partir do cutoff ou do botão. É melhor optar pelo fold contra os jogadores nas primeiras posições.
No botão: o botão é uma posição especial, já que temos a garantia de sermos o último jogador a agir depois do flop, o que aumenta sua capacidade de realizar a sua equidade. Com isto em mente, é melhor termos um range de call contra as outras posições. 8-8 é o tipo de mão perfeito para fazer o call no botão, pois joga mal contra uma 4-bet e é muito forte para o fold.
Nas demais posições: nas outras posições, você vai ter que tomar uma decisão: fold, call ou 3-bet. Se você estiver jogando com rake alto (low stakes), geralmente é melhor optar pela estratégia da 3-bet.
Muitos jogadores defendem que só devemos optar pela 3-bet ou pelo fold nestas posições.
Portanto, você não deve fazer a 3-bet com par de oito em todas as situações. Em particular, você geralmente deve jogar de forma mais tight e optar pelo fold nas primeiras (UTG, UTG+1 e UTG+2 em full ring games).
Contra uma 3-bet
Contra uma 3-bet, devemos sempre fazer o call com par de oito de mão. A mão é muito boa, já que temos 12% de chance de acertarmos a trinca no flop, e ainda teremos uma boa chance de tirar todas as fichas do oponente se eles tiverem um overpair ou top pair. Além disto, a mão é um par forte o bastante e que frequentemente pode seguir na mão contra uma c-bet sem acertarmos a trinca no flop.
Contra uma 4-bet
Ao enfrentar uma 4-bet, devemos sempre continuar na mão com par de oito, optando pelo call.
Mas há exceções…
Se você fizer a 3-bet contra uma das primeiras opções (UTG ao hijack) e se deparar com uma 4-bet, é melhor optar pelo fold. O range do seu oponente é muito forte e mesmo que você acerte a trinca no flop nas 12% das vezes, não será o suficiente.
As outras únicas situações em que devemos optar pelo fold são quando o jogador que fez a 4-bet for muito tight player ou quando o valor da 4-bet for muito alto. Em todos os outros casos, devemos considerar o call com o par de oito contra uma 4-bet.
3 dicas de como jogar com par de oito em potes com apenas um raise na condição de preflop raiser
Vamos analisar jogando no botão contra o big blind especificamente, já que este é o cenário mais comum que você encontrará.
Dica #1: Se você tiver um underpair em relação ao flop, opte pelo check
Se o flop trouxer três cartas maiores que o oito, sua mão será muito fraca. Quase sempre estaremos drawing dead e algumas vezes seu draw de trinca completa quatro cartas para um straight, o que te dá implied odds reversas. Por este motivo, é melhor manter o pote baixo e tentar fazer o check.
Dica #2: Se o par de oito for mediano em relação ao flop, opte pelo check ocasionalmente
Se o flop for algo tipo J73, é melhor optar por uma estratégia mista entre apostar e check.
O argumento aqui é que esta mão joga muito bem em ambas as linhas, e não há nenhuma vantagem específica entre adotar uma linha ou outra.
Dica #3: Se você tiver o terceiro par no flop, é melhor fazer o check
Existe uma grande diferença entre flopar um segundo par e um terceiro par.
Com o terceiro par, é muito mais difícil obter valor, pois o segundo par ganha da sua mão. Além disto, o par de oito tem muito valor de showdown value para forçar o fold de mãos melhores. Com estes fatores em mente, fica óbvio que é melhor fazer o check em flops tipo J93.
3 dicas de como jogar com par de oito em potes com 3-bet e na condição de preflop raiser
Dica #1: Devemos quase sempre fazer a c-bet quando estivermos fora de posição
Na vasta maioria dos boards, teremos a vantagem do range depois de fazer a 3-bet no big blind ou no small blind. Se este for o caso, você poderá aumentar sua vantagem com uma estratégia de c-bet bem agressiva. Na maioria das vezes seremos estimulados a apostar com todo nosso range, em valor baixo (tipo 33% do pote).
Há poucos boards em que podemos considerar o check, incluindo boards baixos e conectados (tipo 543, 542, 642, 765, etc.). Nestes boards, recomendo optar pelo check-raise por valor e para proteger sua mão contra dois tipos de mãos com overcards.
Dica #2: Em posição, devemos quase sempre fazer a c-bet
O motivo é o mesmo do exemplo anterior. O jogador que faz a 3-bet tem uma ampla vantagem de range na vasta maioria de textura de boards.
A exceção também é parecida com a dica anterior. Os boards baixos e conectados ajudam o defensor, pois terão muitas de trincas que o jogador da 3-bet provavelmente não tem devido à sua 3-bet antes do flop. Mesmo tipo de flop: 764, 765, 654, etc.
Recomendo o check com par de oito nestes boards, para que possamos realizar nossa equidade de graça.
Dica #3: Jogue tight depois de sua c-bet tiver um call no flop (salvo se você tiver uma trinca)
Você tentou levar o pote no flop e tá tudo certo. Mas o seu oponente fez o call, e agora o range dele bem mais forte que o seu na maioria dos turns. Isto ocorre porque você está vendo esta quarta carta com todo o seu range, enquanto ele continua com cerca de 70-80% do range dele no flop.
Isto significa que você não vai melhorar a sua mão na vasta maioria das vezes, então é melhor fazer o check, basicamente hasteando a bandeira branca da rendição.
Considerações finais
Espero que agora você tenha alguma clareza de como jogar com par de oito de mão na maioria dos cenários preflop e postflop.
Até a próxima, e boa sorte, grinders!