É crescente o número de jogadores que migram do online para o poker ao vivo. Por mais que a ideia de testar seu jogo em mesas reais seja fascinante, você deverá levar em conta alguns fatores para uma boa transição para os feltros reais: contagem de fichas manual, anúncio de ações, visualização de cartas e interação são alguns dos itens que o novato do live terá que aprender.

Esse processo de transição poderá interferir nos seus resultados no início — jogadores experientes identificam os novatos por meio de erros simples —, mas se você for um jogador sólido no online, precisará de apenas alguns ajustes para começar a vencer no poker ao vivo.

Quer aprender algumas dicas para ir bem nos lives? Continue lendo este post!

1. Organize suas fichas

Enquanto no jogo online a quantidade de fichas dos jogadores é atualizada em tempo real e visualizada por todos, no poker ao vivo a contagem é feita manualmente, sendo necessário deixar as fichas organizadas e padronizadas.

Quando você estiver no começo do jogo e com poucas fichas, faça uma única pilha em ordem crescente — deixando as de maior valor por baixo. Conforme for avançando no torneio e seu stack for aumentando, comece a formar pilhas com 10 ou 20 fichas de valores iguais, deixando sempre as maiores à frente, permitindo a visualização dos outros jogadores e facilitando o trabalho do dealer.

Fique sempre atento ao seu stack e não permita que os blinds o “devore”. Ao perceber que está ficando abaixo da média, repense sua estratégia de jogo e tente ser mais agressivo. Uma demora na mudança de atitude poderá decretar o fim da sua participação — principalmente em torneios sem recompra.

Se a média de fichas da mesa estiver em 2.000 e você estiver com 1.200, a melhor estratégia será aplicar um all in para tentar dobrar — nesse caso você ainda terá chances de se recuperar com apenas uma jogada. 

2. Aposte corretamente

No poker ao vivo suas ações devem ser anunciadas, sendo necessário que você esteja atento às regras do local em que estiver jogando para evitar transtornos. Em alguns salões, se um jogador apostar $25 e você jogar uma ficha de $100, sem anunciar raise, será considerado apenas call. É importante antecipar essas regras para não prejudicar suas táticas de jogo.

Se sua intenção for dar um raise, anuncie antes de começar a contar suas fichas, caso contrário o dealer interpretará apenas a sua primeira movimentação como aposta. Por exemplo: você deseja ir all in, mas não anuncia e coloca metade das fichas para frente, com intenção de puxar as outras depois. Nesse caso apenas as fichas iniciais serão consideradas como aposta pelo dealer e sua estratégia ficará comprometida.

Na maioria das casas, as cartas delimitam a linha de aposta, ou seja, as fichas colocadas à frente delas serão interpretadas como aposta. Deixe sempre um espaço entre as cartas e seu stack para poder fazer as contagens e não esqueça de proteger suas cartas com um protetor ou uma ficha para que o dealer não as confunda com os descartes. Aliás, proteção das cartas é o tema do nosso próximo tópico!

3. Proteja suas as cartas

Como começamos a falar no tópico anterior, é muito importante que você proteja suas cartas — se possível com fichas ou até mesmo com as mãos — para que os dealers não as misturem com as cartas foldadas.

Jogadores online estão acostumados a verem suas cartas o tempo todo, e isso pode gerar uma acomodação nociva e que não poderá ser levada para o live. Tente esperar a sua vez para olhar suas cartas, desse jeito você estará atento às reações dos oponentes ao receberem as deles.

Preste atenção nos tells — informações dadas por meio da linguagem corporal ou da fala que podem dar dicas sobre a mão de determinado jogador — que eles passarão, pois serão de grande valia para que você tome as decisões quando enfrentá-los.

Treine sua memória para não ter que ficar olhando suas cartas toda vez que for jogar, pois isso diminuirá os tells que você passa aos oponentes.

Jogadores acostumados a jogar truco e outros jogos de baralhos têm a mania de querer segurar as cartas. Lembre-se: as cartas são a linha de aposta, portanto, devem ser mantidas na mesa e não levadas à altura dos olhos.

4. Comporte-se à mesa

Nos jogos online, o contato pessoal e a comunicação são quase inexistentes — alguns sites oferecem a barra de chat, mas poucos jogadores a utilizam. No poker ao vivo esses fatores são inevitáveis, pois você estará em uma mesa ao lado de pessoas com os mais variados níveis de jogo e personalidade. Evite falar muito sobre suas jogadas e estilo, mas não precisa entrar mudo e sair calado ou ficar de cara amarrada o tempo todo.

O respeito deve sempre imperar na mesa. Os jogadores mais experientes tentarão, a todo custo, tirar informações de você por meio da conversa. Se isso acontecer, desconverse e siga jogando. Outro fator que muda do online para o live sãos os tells. Evite ficar distraído durante o jogo e tente não utilizar celulares ou outros aparelhos que tirem sua atenção, pois você poderá perder dicas valiosas dos seus oponentes.

Se o dealer puxou sua carta sem querer ou contou errado suas fichas, tente resolver numa boa. Esses profissionais, na maioria das vezes, trabalham sob pressão e em cargas horárias apertadas. Erros acontecem, mas os dealers são fundamentais para a dinâmica do jogo.

Nunca tente dar aula em uma mesa de poker ao vivo. Por mais que você veja que determinado jogador está fazendo besteira, guarde para você. Não há nada mais desagradável do que um jogador metido a coach querendo dar aulas na mesa. Além de ser desrespeitoso, essa é uma forma de passar tells para os adversários.

Importante! Se você sair da mesa, volte antes do dealer dar a última ao botão, caso contrário, você ficará fora da mão.

À primeira vista, essas dicas podem parecer complexa para os iniciantes, mas não precisa se desesperar: a base do poker é a mesma, tanto no online quanto no ao vivo. Apostas, raises, folds, flops e turns continuam tendo as mesmas funções. Mantendo sua linha de jogo e praticando as dicas que demos nesse texto você se sairá muito bem!

Se você gostou deste post, e conhece outras dicas para dar a um jogador em transição do online para o poker ao vivo, compartilhe com a gente nos comentários abaixo!