É difícil saber quando se afastar da mesa de poker, mas algumas vezes isto pode ser sua melhor habilidade.
Há alguns dias, eu estava jogando em casa, em Las Vegas, e do nada senti aquela vontade de jogar ao vivo.
É um sentimento raro para mim. Mas quando você tem essa vontade de jogar ao vivo, você TEM que jogar ao vivo.
Apareci no Bellagio perto das 8:00 da noite em uma sexta-feira, planejando jogar $25/$50 por cerca de 6-10 horas. Gosto de jogar longas sessões sempre que possível. Há algo em brincar com as fichas e receber as cartas que é difícil de largar.
O desastre veio com 8 horas de jogo. Graças a um timing errado com AK em um pote com 3-bet em que meu oponente viu seu par de mão acertar a trinca contra meu top pair, e em uma trinca contra um full-house, eu estava perdendo cerca de $45.000.
E se tem algo que não faço é desistir.
Quem desiste nunca ganha, certo? A luta para valer a pena tem que ser boa, certo!?
Hoje vou mostrar como ser inteligente em relação às sessões de poker em que perdemos. Vou compartilhar as 3 perguntas que eu sempre faço antes de encerrar uma sessão, além de algumas histórias da minha carreira que mostram o que você deve e o que não deve fazer em uma sessão negativa.
O que não devemos fazer
Devemos evitar jogar de forma desleixada quando estamos tentando tirar o prejuízo. É melhor terminar a sessão e continuar a batalha outro dia.
Lembro de uma sessão que um dos meus melhores amigos jogou em 2010. Ele começou jogando uma sessão full-ring de $0.50/$1, e rapidamente ficou 12 buy-ins para baixo. Ele então decidiu que não terminaria a sessão até que estivesse no lucro.
Fui almoçar e voltei — ele estava jogando.
Fui jantar e voltei — ele estava jogando.
Fui pra cama, acordei e sai do quarto — ele estava jogando.
Almocei de novo— ele ainda estava jogando.
Na noite seguinte, ele finalmente chegou um pouco acima de igualar tudo (incluindo rakeback) e então decidiu terminar a sessão.
Acredito que ele cometeu um enorme erro jogando por tanto tempo por um motivo tão irrelevante. É difícil continuar jogando de forma sólida depois de 24 horas. Mas o curioso a respeito é que, quando eu estou perdendo, sempre quero jogar para recuperar!
O que devemos fazer
Pode ser muito difícil saber quando batalhar e quando deixar para o dia seguinte. Aqui vão 3 perguntas que devemos fazer antes de decidir se devemos continuar a sessão ou não:
- Você está jogando bem? Se acha que sim, continue.
- O jogo ainda está bom? Algumas vezes a mesa simplesmente não pode ser abandonada. Nestes cenários, você tem que continuar na batalha.
- Você está pronto para a tarefa? Algumas vezes não jogamos nosso melhor jogo por uma série de motivos (pode ser tristeza ou tilt, por exemplo). Se você não estiver a fim de jogar, saia da mesa.
Nesta sessão em particular no Bellagio, eu acreditava que as respostas para estas perguntas eram sim, sim e SIM. Então eu firmei o pé e enfrentei a batalha.
Depois de 18 horas de jogo, minhas fichas passaram dos $55k, mas ainda estava no vermelho.
Eu ganhei bastante fichas em termos de quantidade, mas infelizmente a qualidade das fichas não foi suficiente para evitar prejuízo.
Recebi cartas boas, mas, para ser franco, também deixei de acertar muitos draws e errei nos blefes.
Em um determinado momento, alguém sentou à minha direita depois de 22 horas de jogo. Ele olhou pra mim e falou “Espera, você ainda está aqui?” Eu ri e confirmei o que era óbvio, considerando que eu estava vestindo as mesmas roupas do dia anterior.
E finalmente, depois de 26 horas, consegui! Saí do vermelho. Transformei um prejuízo de $45.000 em $4.000 de lucro. Fiz o que parecia praticamente impossível 12 horas antes.
Acho que no fim da sessão eu dupliquei os stacks de 6 jogadores diferentes. Alguns com stacks pequenos de $3.000, outros com stacks de até $25.000. Mas eu sai vitorioso.
Minha sessão de comeback mais memorável
Me senti ótimo por ter ganho no Bellagio, mas estaria mentindo se falasse que foram os melhores $4.000 que já ganhei. Acho que posso lembrar de uma mais memorável: a sessão turbulenta contra ‘Sauce123’.
Sessão jogada contra Ben Sulsky em 29 de setembro de 2013, as coisas não estavam muito bem até a metade, mas eu consegui virar!
Sair do vermelho é sempre bom, mas sair de um buraco de $190k contra um jogador de alto nível é ainda melhor.
Encerrando sessões negativas
Mais de uma vez em minha vida estive nas profundezas do desespero, mas consegui sair vitorioso.
Embora tenha tido sorte nesta sessão, continuei porque:
- Acreditava que estava jogando bem.
- O jogo era bom.
- estava pronto e queria virar o jogo — e não me sentia indisposto.
Quando você decide continuar jogando mesmo em um grande buraco, certifique-se de ter bons motivos para continuar jogando.
Lembre-se que se o jogo é bom, você deve continuar jogando. Caso contrário, certamente haverá outro dia para jogar poker. A vida é uma longa sessão.
Até a próxima!
Traduzido da UpSwing Poker por Alex Sal