12 erros pré-flop que você deve evitar para subir de stakes - parte 2 Skip to main content

12 erros pré-flop que você deve evitar para subir de stakes – parte 2

[box type=”info”] Esse artigo foi dividido em duas partes. A primeira parte está aqui.[/box]
 

Erro pré-flop #7: Não defender o suficiente no botão

 
Muitos jogadores também tendem a fugir no botão com muita frequência. Por causa do poder de agir por último pós-flop, você pode justificar aterrissar no flop com uma grande variedade de mãos quando recebe o preço certo (as pots odds certas).
 
Isto é especialmente relevante para o poker ao vivo, já que os jogadores ao vivo geralmente não jogam tão agressivamente dos blinds.
 

Erro pré-flop #8: Defender dando call numa frequência muito no small-blind

 
Jogar muito passivamente na small blind é um erro muito fácil de se cometer. Embora pareça razoável dar call do small blind por causa de ter pot odds melhores, esse pode ser um hábito ruim, pois:
 
1. Você se compromete a jogar fora de posição contra um adversário com um range amplo.
 
2. O big blind pode explorar o small blind “squeezando”/isolando, já que o range do small blind parece está capado e limitado por mãos de força média.
 
3. O jogador no small blind deve querer 3-betar todo seu range de valor para construir um pote e isolar o raiser pré-flop. Ao dar call, eles está basicamente anunciando que possuem mãos de força fraca / média. Por esta razão, você deve tentar evitar dar call no small blind na maioria dos casos, e escolher seguir de 3bet quando apropriado. Uma alternativa é balancear seu range, dando call com mãos fortes. Essa é uma estratégia um pouco mais aprimorada que você pode começar a implementar aos poucos.
 
Ao construir o seu range de 3-bet do small blind, certifique-se de incluir algumas mãos mais por blefe (como suited connectors) para evitar que o big blind fold te explore foldando suas mãos de média força para suas 3-bets. Empregar essa estratégia (com mãos de valor e de blefe) agressiva tem vários benefícios:
 
1. O 3-bet coloca muita pressão sobre o raiser pré-flop, particularmente se ele abriu da posição final com uma grande variedade de mãos que serão difíceis de defender contra 3-bets.
 
2. Ter um range de 3-bet bem construída dos blinds irá desencorajar seus oponentes de atacar seus blinds.
 
3. A 3-bet desencoraja o big blind de ver um flop barato, fato que reduz a força das suas mãos, pois estaria em um flop multi-way.
 

Erro pré-flop #9: Super valorizar figuras não naipadas (broadways offsuit)

 
Tony G havia acabado de sair de um torneio: “Se você ler minha estratégia de poker, eu digo a todos, ‘nunca jogue exageradamente (overplay) a força de um KJ”. Claro, ele também disse algumas outras coisas inapropriadas.
 
Apesar dessa frase ser uma simplificação drástica, Tony tem razão. Os jogadores frequentemente supervalorizam a força das broadways não naipadas. Isso é especialmente perigoso a partir de posições intermediárias, onde os jogadores que estão dando raise antes de você podem ter um range mais curto e, portanto, com cartas que estão te dominando.
 
Se você jogar muitas broadways offsuit, muitas vezes verá o dealer empurrar uma parte do seu stack para longe de você, como resultado de ter um top pair superado por um top pair melhor. Por esta razão, é melhor jogar uma mão como 98s do que KJo nestas situações. Os suited connectors raramente serão dominados, e podem fazer mãos de nuts capazes de ganhar grandes potes.
 

Erro pré-flop #10: Dar call em 3-bets extremamente grandes

Esse problema é mais proeminente em jogos ao vivo, em que open-raises muito altos geram 3-bets excessivamente grandes que chegam a 18–20BB (em comparação com os 10–12BB vistos on-line). Dar call nesses spots também pode ser um problema relacionado ao ego que acontece quando um jogador não quer ser visto como fraco na mesa.
 
Contra enormes 3-bets, você está recebendo pot odds terríveis para pagar. Confira o cálculo das probabilidades do pote contra uma 3-bet padrão de 10BB depois de abrirmos para 3BB:
 
Nós temos que pagar 7bbs para disputar o pote com nosso raise (3bbs) + o 3-bet do adversário (10bbs) + as blinds (1.5bbs), fato que gera 32,6% de equidade necessária.
 
Agora, calculando contra uma 3-bet de 18bbs: temos que pagar 15bbs para disputar o pote com nosso raise (3bbs) + a 3-bet do adversário (18bbs) + blinds (1,5bbs), fato que exige uma equidade (força da mão) de 40%.
 
Esses quase 8% a mais de força necessária para continuar faz com que não seja lucrativo pagar com a maioria das mãos.
 
Uma boa estratégia para 3-bets excessivamente grandes é fugir todas as mãos que não são fortes e dar 4-bet com suas mãos premiadas.
 
Além disso, se você observar um jogador cometendo o erro de fazer grandes 3-bets com muita frequência, você deve considerar explorar esse jogador implementando uma maior frequência de 4-bet no seu jogo.
 

Erro pré-flop #11: Não ter um plano

 
Todos os erros acima culminam no erro de ter apenas um plano vagamente construído para a mão, ou não ter uma ideia clara do que fazer no pré-flop. O primeiro passo para jogar poker é descobrir a estratégia pré-flop com antecedência. Antes de ir para a próxima sessão, verifique se você tem uma resposta para essas perguntas pré-flop:
  • Que mãos você abrirá quando for a mesa rodar em fold em cada posição?
  • Que mãos você dará raise? Limp?
  • Com que range de mãos você vai continuar quando um jogador à sua frente aumentar?
  • Uma vez que você abrir o raise, como você responderá às 3-bets de cada posição?
A maioria dos jogadores não tem ótimas respostas para essas perguntas. Então, pensar em possíveis fraquezas na sua estratégia pré-flop e trabalhá-las antes do tempo lhe dará vantagem sobre a competição.
 

Erro pré-flop #12: mixar seu jogo aleatoriamente

 
Mixar (balancear) arbitrariamente seu jogo é um erro ainda mais grave pré-flop do que não ter um plano.
 
Eu vejo vários jogadores que fazem isso sendo punidos severamente nas streets futuras, por escolher mãos bobas para jogar pós-flop.
 
É certo que ajustes são importantes. Nós buscamos focar em se manter balanceados enquanto ocasionalmente mudamos nosso jogo para atacar as fraquezas dos nossos adversários.
 
Se decidirmos misturar nossa jogada, será porque consideramos as opções apresentadas a nós. Nunca devemos fazer uma jogada apenas para fazer coisas estranhas.
 

Artigo escrito por Ryan Fee em 23 de dezembro de 2016, para o Upswing.

Traduzido e adaptado por Luigi Soncin, para a ROYALpag.

 

Compre ou venda créditos de poker e apostas esportivas nos melhores sites do mundo na ROYALpag.com!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *