Quando um jogador de poker começa a se dedicar pra valer ao esporte e passa a conseguir lucros cada vez maiores, rapidamente aparece um dilema importante para se resolver sobre volume e retorno no poker. Afinal, vale ou não vale a pena ficar jogando em várias telas simultaneamente?
Na teoria é simples: quanto mais se joga, mais dinheiro o jogador pode ganhar. Porém a questão não é tão fácil quanto parece. Sabemos que quanto mais mesas são jogadas ao mesmo tempo, menor a atenção que o jogador tem em cada uma delas. Isso pode fazer a qualidade do seu jogo diminuir bastante.
Quer entender mais sobre essa relação entre o volume de jogo e os seus ganhos? Então, confira este texto que preparamos para você.
Volume e retorno no poker: como funciona?
Para quem quer sair do status de jogador recreativo e passar para um nível quase profissional, é muito importante entender como o aumento do volume de jogos pode levar o seu retorno para um outro nível.
Aumentar o número de mesas jogadas ao mesmo tempo é a melhor forma de otimizar o seu tempo e obter um retorno total bem mais alto no poker. Mesmo com uma diminuição no ROI (falaremos mais abaixo), o aumento no número de mesas disputadas vai fazer os seus ganhos evoluírem também.
Contudo, nem tudo são flores quando se fala em disputar jogos em várias telas simultâneas. Um ponto negativo que esse aumento pode causar é a dificuldade em fazer a leitura da mesa e identificar o range. Esse ponto nos leva a um outro dilema: Quantidade X Qualidade.
Quantidade x Qualidade: qual vale mais a pena?
Nesse cenário de multi-jogos sendo realizados, a qualidade do seu jogo será a mais afetada. Disputando muitas mesas juntas (12, 16, 24 mesas) a tendência é ter pouco tempo ou quase nenhum para avaliar seus adversários no jogo.
Já com uma quantidade menor de telas ao mesmo tempo, é possível ter mais qualidade no jogo e mais tempo para pensar em cada jogada. Entender melhor as estratégias e ações dos adversários também é muito importante para medir essa qualidade do seu jogo.
Mas é claro que essa compreensão pode mudar de pessoa para pessoa. O resultado final é o que vai dar o norte para saber se você vai buscar um jogo mais apurado e qualificado ou se consegue aumentar seus ganhos com o crescimento no número de jogos.
Diminuição do impacto das Bad Beats: como funciona na prática?
Você, em posição, sai All-in ainda no pré-flop segurando AA na mão. Seu adversário tem 22. No river, aparece mais uma carta 2. Poxa, essa é difícil de aguentar não é não? E se fosse em um dos torneios que todo jogador de poker sonha em participar? Seria terrível!
Esse é só um exemplo de Bad Beat que todos os jogadores estão sujeitos a passar, em qualquer etapa de torneio, seja no começo ou no fim, e também independente se é ao vivo ou online. O fato é que a Bad Beat existe e tem relação direta para entendermos mais sobre volume e retorno no poker.
Imagine se você estivesse jogando apenas com duas telas. A sensação de perda seria muito grande, e seu jogo poderia ser afetado na outra mesa caso sofresse uma eliminação parecida com essa.
Já jogando com uma quantidade maior de telas, você estará focado em várias outras mesas, e por isso a Bad Beat não vai te afetar tanto. Mesmo saindo de determinada mesa, ainda vão ter várias outras para continuar e consequentemente ficar mais perto da faixa de lucros.
Quantificar corretamente o ROI: qual a importância?
O ROI ou Retorno de Investimento é o cálculo da porcentagem dos valores que você irá receber de lucro por determinado número de mesas jogadas, mas, para colocar em prática esse cálculo, é preciso ter uma boa base de dados para analisar e encontrar números que sejam reais.
Um exemplo prático do cálculo de ROI:
Se um torneio tem buy-in de $14,00 e você ganhou a premiação de $19,00, esses $5,00 de lucro, assim que convertido em porcentagem, mostrará seu ROI. Nesse caso ele seria de 35%.
Jogadores iniciantes, quando começam a jogar diversas mesas ao mesmo tempo, possivelmente terão uma estimativa de retorno negativa
Então, com esse entendimento, é possível ter o mesmo ROI jogando, por exemplo, em apenas 6 telas (ganhos maiores em quantidades menores) ou jogando em 12 telas (ganhos menores em maior quantidade).
A certeza que podemos ter é que para conseguir um retorno maior a longo prazo no jogo, é preciso aumentar o seu volume.
Como calcular quantas telas devo jogar simultaneamente?
Antes de tudo, é muito importante entender que para participar desse modelo de jogos simultâneos os jogadores precisam ser mais rodados, com bagagem para quantificar bem o seu ROI. Não adianta muito calcular seu retorno em 5, 10 ou até 50 jogos. Para ser eficiente nessa medição, é necessário uma quantidade na casa da 1000 jogos para ter seu real valor médio de retorno.
Para saber exatamente quantas telas você pode jogar, é preciso fazer uma comparação entre a quantidade de jogos simultâneos que te faz se sentir confortável com o controle adequado do seu retorno. Não adianta passar por várias mesas ao mesmo tempo se no fim haverá a queda da qualidade no jogo.
Outro fator para se observar é a modalidade disputada pelo jogador. Alguns se arriscam em múltiplos jogos com modalidades diferente. Mas se já é difícil se concentrar em poucos jogos de uma só modalidade, imagine ficar atento a várias mesas com modalidades diferentes sendo disputadas em cada uma delas? Agir dessa forma é praticamente se lançar à sorte. Ninguém consegue ir bem nos jogos se estiver confuso nas tomadas de decisões.
É possível viver de poker e o aumento no volume de partidas disputadas pode trazer um ótimo retorno. Mas, não tenha pressa! Melhore antes o seu nível de jogo para depois conquistar ganhos totais maiores usando a técnica multi-telas.
Agora que você entendeu mais sobre a relação entre o volume e retorno no poker, acompanhe as redes sociais da RoyalPag para receber mais conteúdos que irão te ajudar a melhorar o seu nível e ganhar cada vez mais.
4.5