Sit & Go: estratégia para vencer nesses torneios - ROYALpag Skip to main content

Sit & Go: estratégia para vencer nesses torneios

Sit and go’s, ou SNG’s como também são conhecidos, são torneios de poker estruturados para serem jogados com 2, 6, 9, 18, 45 e até mesmo 360 ou mais jogadores. Eu comecei jogando os SNG’s de uma mesa (9-10 jogadores) quando estava construindo meu bankroll, ainda em 2005, um pouco antes do poker boom, e rapidamente me tornei um dos melhores jogadores no mundo neste formato.

Naquela época eu tinha um lucro médio por jogo que variava entre $20-$40 nos SNG’s com buy-in de $215. Eu jogava cerca de 8 a 10 jogos por hora, o que me rendia um lucro por hora bem decente (cerca de $300/h), nada mau para um moleque de 19 anos que estava terminando os estudos.

Muitos daqueles contra quem eu competia nestes jogos se tornaram alguns dos jogadores de poker mais famosos do mundo, tipo Elky, DaroiMinieri e RhainKhan. Meu nick no gráfico abaixo é HOMERos (no PokerStars.com).

Toplist de ganhos em SNG’s (Top 20 do mundo, stakes $100-$500)

Neste guia, vou compartilhar algumas dicas e macetes que me levaram até o topo. A estratégia básica de SNG explicada abaixo também pode ser aplicada como um ponto de partida no desenvolvimento de uma estratégia de torneios de muitas mesas. Só que isso é assunto de outro post.

Então, vamos lá!

Primeiros níveis

Durante os primeiros níveis dos SNGs, os blinds (e algumas vezes os antes) são muito baixos comparados aos stacks. Uma grande diferença entre os torneios de poker e os cash games é que você não pode comprar novas e adicioná-las no seu stack sempre que quiser. O valor de cada ficha é, portanto, maior e você deve tentar ao máximo maximizar seu potencial de duplicar as fichas assim que você tiver a mão e a oportunidade pela qual você que vem esperando. 

Um dos meus livros favoritos sobre estratégia de poker é o “Harrington on Holdem”, do Dan Harrington (Volumes 1 e 2).  Dan Harrington, ou “Action Dan” como também é conhecido, na verdade nunca impôs muita “ação”.

E foi assim que eu comecei minha jornada, adicionando um toque de extrema agressividade nos níveis mais tardios para explorar o fato de que meus oponentes tinham a percepção que eu estava apenas jogando com o nuts. 

Sit and go opening range utg
Range para abrir raise no UTG em SNG

Middle position: Raise: AJ+, 99+. Um pouco mais “solto” que na posição acima. Conforme você se aproxima do botão, você pode soltar um pouco seu range de abertura. Também é muito importante mencionar a necessidade de se ajustar aos oponentes em uma mesa específica é bastante importante. Em algumas mesas um range mais amplo pode ser mais aconselhável, enquanto um range mais restrito pode ser melhor em outras mesas. Se você tiver calling stations e limpers que sejam loose agindo antes de você, é mais prudente aumentar e isolar. Mas já que os tamanhos dos stacks são muito mais equilibrados, não há muito motivo em aumentar com frequência, como se estivesse na mesma situação em uma mesa de cash game ao agir depois do mesmo tipo de jogadores.

HiJack: Raise A7s+, 55+. Ranges bem mais amplos são recomendados no cash game. Isso se deve aos blinds bem baixos e há pouco para se ganhar no pote, então você também pode assumir uma linha mais tight nestes cases e nas rodadas iniciais – algo que você pode explorar quando for realmente conveniente e quando os blinds estiverem altos. A imagem na mesa também é bastante importante para “roubar” e blefar nos níveis mais tardios.

Botão: Sem dúvidas a melhor posição da mesa. Aqui você pode, e deve, aumentar com frequência. Qualquer Ax, qualquer par e vários conectores naipados e ‘one gappers’ justifica um raise no botão. Se os blinds forem tight, ou simplesmente loose passivos, mais mãos podem ser adicionadas no range de raise nesta posição.

Níveis medianos

Os antes surgem nos níveis medianos dos torneios de SNG’s, o que torna mais lucrativo ampliar o range de open raise e começar a roubar os blinds e antes. Na verdade, é impossível apresentar qualquer gráfico de mãos valiosas de open raise, pois isso depende muito dos seus oponentes na mesa.

Só que, via de regra, a estratégia e jogar bem tight quando estivermos fora de posição. Saber da importância da posição na mesa é um dos conceitos mais importantes para se tornar um jogador vencedor de poker, e agindo por último fica muito mais fácil evitar grandes erros.

Você recebe mais informações sobre a força da mão de seus oponentes durante cada rodada de apostas. Ao jogar em posição, você tem mais informações e portanto pode tomar melhores decisões. 

A bolha

Ao se aproximar da bolha (perto das posições que ganham dinheiro), novos parâmetros devem ser considerados. Seu stack é grande? Quais são os blinds e antes? Qual é o estilo do jogador perto de ser eliminado? Quando você tiver um bom stack em SNG e chegar na “bolha”, trata-se de uma boa oportunidade de acumular muitas fichas e por muita pressão nos jogadores com os stacks pequenos/stacks pertos de serem eliminados.

Identifique os jogadores fracos e seus padrões e explore estes jogadores ao máximo.

Dicas e macetes

Algo que funciona muito bem durante os níveis mais avançados de um SNG é roubar os potes pequenos sem arriscar muito. Como eu estou jogando de forma conservadora durante os níveis iniciais, eu consigo me safar em várias situações quando os blinds estão mais altos e já fazem a diferença.

Uma das minhas jogadas favoritas é fazer o limp no SB quando todos tiverem feito o fold, e então apostar metade do pote no flop, independente da mão e do board (claro que vez ou outra é bom dar check). Esta aposta no flop só precisa funcionar em 1/3 das vezes para ser lucrativa, e como o oponente já me respeita a essa altura do torneio, a jogada funciona com maior frequência.

Claro, algumas vezes você vai encontrar algum oponente que vai ver o seu limp preflop no SB como uma fraqueza e que vai te aumentar na hora, só que você já vai saber disso da próxima vez. Então, toda vez que eu tiver a oportunidade de entrar de limp, eu quase sempre faço isso no SB se eu não souber que meu oponente é bastante agressivo. Já ganhei muita ficha (=dinheiro) com esse tipo de jogada.

Uma das pessoas contra a qual eu estava jogando me disse uma vez na mesa que ele se ligou naquela minha jogada específica uns seis meses antes e que ele tinha feito uma pequena fortuna neste tipo de SNGs (5-max na Betsafe/Microgaming) quando ele começou a explorar as tendências de seus oponentes em foldar naquela aposta de metade do pote.

GTO ou jogada exploratória?

GTO, ou ‘Game Theory Optimal’, ou Teoria do Jogo Ideal, é um conceito bastante popular atualmente. E aos enfrentarmos bons jogadores com ferramentas estatísticas em cash games deep, eu entendo que seja importante não jogar de forma exploratória. Embora eu sempre recomendo jogar de forma exploratória contra jogadores fracos. Não importa se alguns jogadores na mesa sabem que você só faria uma determinada jogada ou aumento com uma determinada mão. É melhor explorar os peixes na mesa, o máximo possível. Por exemplo, se você estiver em um SNG e souber que um jogador na mesa vai fazer o call no flop quase que contra qualquer aposta sua, claro que você deve tentar encontrar uma situação favorável e maximizar com uma grande mão. Se você sabe que um jogador está disposto a pagar um aumento preflop de 500, mesmo que os blinds sejam 10-20, então você deve apostar os 500 já de cara com seu par de ases, reis, etc. Assim, você estará maximizando o valor mesmo que alguns jogadores na mesa saibam que você só faz esse tipo de jogada com algumas mãos. Não importa. Você vai acabar com o peixe desse jeito.

Jogando no short stack

Existe bastante literatura sobre como jogar no short stack nos torneios de poker e nos SNG’s. Sempre me via mais tight que em relação às dicas genéricas, embora eu tenha sido muito bom em identificar as situações ideais para mim. Não olhe simplesmente para sua mão e posição quando decidir fazer o all-in. Outra coisa tão importante quanto é saber quem é o big blind e o small blind? Eles também têm poucas fichas ao ponto de se verem forçados a fazer o all?  Ou têm super stacks e portanto um call não é problema? Identifique suas oportunidades para fazer o all-in contra os jogadores que seriam prejudicados com um call segurando uma mão que não evolua.

Este conceito é muito subestimado. Só que é bastante importante para maximizar sua equidade de fold ao fazer o all-in com seu pequeno stack.

Jogando no big stack

Quando temos um big stack em um SNG e estivermos chegando perto do dinheiro, podemos aproveitar o fato de que vários jogadores estão simplesmente esperando chegar no ITM. Sempre adote uma postura agressiva e veja como funciona, se seus oponentes não reagem de volta – não tenha piedade e ponha pressão neles, principalmente nos stacks medianos que estão esperando os stacks menores serem eliminados.

Estrutura de pagamento

Outro fator importante a ser levado em conta é a estrutura de pagamento do torneio. Em alguns SNG’s o vencedor ganha uma boa fatia da premiação, e isso muda muito a dinâmica do jogo. Um bom exemplo eram os torneios 6-max turbo que eu jogava na Cryptologic (Ladbrokes). A estrutura era extremamente rápida, com os blinds subindo a cada dez mãos. E a estrutura de pagamento era de 75% para o primeiro e 25% para o segundo.

Isto significa que o vencedor ganhava 4,5x o buy-in inicial, comparado ao 1,5 do segundo colocado. Ao jogar na bolha nestes torneios, era muito lucrativo ser altamente agressivo antes da bolha para aumentar as chances de ganhar o torneio. Ser eliminado em terceiro mais vezes que se eu tivesse adoptado uma estratégia mais passiva não tinha problema, pois as vezes que eu ganhava, eu levava praticamente toda a grana. Meus ganhos nessa plataforma foram astronômicos depois que eu ajustei minha estratégia de SNG de acordo com a estrutura de pagamento. Então este é um fator bem importante a ser levado em conta nos SNG’s e nos MTT’s.

Até o próximo artigo!

Texto de Johan Strid. Traduzido e adaptado por Alex Sal.

Compre ou venda créditos de poker e apostas esportivas nos melhores sites do mundo na ROYALpag.com!