Alôô Poker Players!
Se você acompanha um pouco do que falamos aqui no blog já sabe que o poker não tem receita perfeita! Hoje o papo é range de mãos: quando eu devo pagar ou reaumentar pré-flop?
Você que está chegando agora no blog, seja muito bem-vindx e se curtir o conteúdo, inscreva-se no nosso canal do Youtube, cadastre seu e-mail aqui do lado e bora aprender a lucrar com poker online!
Sabendo que o range de mãos não é uma receita perfeita e que você vai precisar adaptar às pessoas contra quem está jogando e a situação do torneio. O que vamos passar aqui é uma base para que você possa montar a sua própria estratégia.
O que é um range de mãos?
A matriz de mãos do poker é um quadro com todas as combinações de mãos possíveis do baralho que utilizamos para estudar os ranges. Como você pode ver na imagem abaixo:
Como você pode ver tem todas as mãos de poker aí, essas da diagonal pra cima são as mãos NAIPADAS ou SUITED. E da diagonal pra baixo, as mãos OFF-SUITED.
Quando aumentar a aposta?
Estamos no pré-flop, é a sua vez de jogar e ninguém aumentou ainda, com as quais cartas você deveria jogar de raise? A esse situação, chamamos de range de open-raise. Vamos analisar um range com as 10% melhores mãos iniciais:
Por se tratar das 10% melhores mãos de poker, você poderia jogar de raise com elas de praticamente qualquer posição, mas entenda que abrir um QJs do UTG contra outros 8 jogadores é um pouco “over” em algumas situações onde você vai preferir jogar com um A2s, por exemplo.
Adaptando o range conforme o estágio do torneio
Digamos que estamos no começo do torneio com 100 blinds deep, jogando contra 8 jogadores. O que nós queremos fazer?
Queremos fazer jogos grandes, jogas que ganhem muitas fichas como um flush, uma seguida, trincas e full houses.
E, naturalmente, queremos jogar com mãos que aumentem a possibilidade disso acontecer: mãos conectadas e mãos naipadas, por exemplo. Adaptações que faço no meu range de open raise:
- Adiciono todos os ases naipados, que fazem flush nuts.
- Adiciono todos os pares, que fazem trincas e fulls.
- Adiciono os suited conectors a partir do 89s.
Vamos ver como ele ficou:
Importante: temos que tomar muito cuidado com os ases pequenos, já que estaremos dominados em grande parte das vezes quando fizermos top pair, ok?
Bom, esse é um range que eu gosto para começo de torneio, mas na prática ele não serve pra muita coisa, já que você vai precisar adaptar novamente seu range de acordo com a sua posição.
Adaptando o range conforme sua posição
Quando estamos em posições iniciais, corremos um risco muito maior de tomarmos uma 3bet ou apenas trombarmos um parceiro com cartas melhores. Para diminuir esse risco, precisamos reduzir um pouco nosso range. Então mesmo em começo de torneio, eu acabo fazendo algumas adaptações para abrir do UTG, por exemplo:
Tem jogador que prefere abrir pares 77+, ou que não abre os suited conectors, mas abre o KQo, por exemplo. Como eu disse no começo, não estamos aqui para discutir os detalhes de cada estratégia e sim para fornecer a lógica.
A cada posição que você está mais próximo ao botão, você vai abrir o seu range. É normal um jogador abrir 60% do range do botão por exemplo. Do mesmo modo, conforme as blinds vão avançando no torneio, vai perdendo o sentido abrir mãos especulativas (como 98s).
Vamos ver como fica um exemplo de range do botão com mais ou menos 50% das mãos:
É completamente normal ter um range bem amplo das posições finais. É importante saber FOLDAR em muitas situações que podem aparecer e também se defender bem das 3bets, que certamente virão. Quanto mais inseguro você fica com essas situações, mais tight precisa ser seu jogo.
Para um jogador que está começando, abrir um range menor é sempre mais seguro, algo entre 25% e 30% do range.
Adaptando o range conforme seu stack
Conforme o torneio vai se desenrolando, o stacks vão ficando mais curtos, com menos jogabilidade. Isso interfere de uma forma diferente no seu range.
Digamos que você tem 10 blinds ou menos. Neste caso, você não tem stack suficiente para especular, seu jogo está limitado ao que chamamos de open-shove. Você está esperando uma mão boa para jogar de all-in.
Com quais mãos eu devo ir all-in?
Obviamente que estamos simplificando um tema complexo, afinal, você vai continuar adaptando seu range por posição e também de acordo com a mesa, se os jogadores estão muito passivos ou muito agressivos, se é um torneio de bounty e qual o valor do seu bounty, se você tem fold equity versus os stacks que está shovando… Mas, eu costumo crescer o range da seguinte forma:
- Shovar com todos os ases do meio da mesa pra frente.
- Shovar com todos os pares do meio da mesa pra frente.
- Ter mais cautela do começo da mesa e adaptar de acordo com cada situação.
Conforme você vai chegando ao final da mesa e no small blind, podemos ir adicionando todos os Reis (K) e parte das Damas (Q).
Quando devo pagar uma aposta – range de call
Parabéns se você chegou até aqui! Isso mostra que está motivado a aprender sobre ranges no poker.
Para montar o seu range de call, leve em consideração o seguinte: ele é uma resposta ao range de open-raise do seu oponente. Com quais mãos você acha que ele abriria daquela posição?
“Ah, mas eu comecei a jogar com ele agora, ainda não percebi o estilo de jogo dele.” – Não tem problema. Tire de base o que aprendeu aqui e pense que o field geralmente é um pouco mais loose do que isso, principalmente no poker ao vivo.
Fique ligado nas sizes: muitos jogadores “entregam” seu jogo no valor das suas apostas, apostam muito com mãos fortes e pouco com mãos especulativas. Outros costumam apostar muito alto com pares baixos. Outros costumam jogar de limp com pares.
Vamos a um exemplo prático, seu oponente está abrindo 2 bb do UTG. Com quais mãos você abre dali? Vamos supor que seja com 10% do range. Logo, pra jogar contra os 10% do range, você vai ter que pagar com mãos ainda mais fortes, talvez 5% do range. Vamos ver como ficaria:
Bem restrito, não é? Mas é uma boa base para o seu range de call. Nestes casos, eu costumo fazer aquelas mesmas adaptações do começo de torneio, adicionar alguns ases suiteds, conectors e pares, para fazer jogos grandes e ganhar muitas fichas.
Não vou me estender muito no range de call, já que poderíamos escrever todo um texto somente sobre esse assunto. Vamos relembrar os fatores que devemos considerar, procure pensar neles antes de tomar a decisão:
- Posição do oponente;
- Observe se ele está abrindo muitas mãos;
- Quantidade de pessoas que pagaram a mão;
- Sua posição;
- Estágio do torneio;
- Stack do oponente versus seu stack;
- Size que foi utilizado;
- Possibilidade de surpreender e ganhar muitas fichas.
Bom, acho que já um bom começo! Qualquer dúvida, elogio ou comentários construtivo, tem um campo de comentários logo abaixo.
Obrigado por ler até aqui e boa sorte nas mesas!