Quando que você deve jogar um par para trincar? Skip to main content

Quando que você deve jogar um par para trincar?

Você paga um grande re-raise com par de setes e olha ansiosamente enquanto o dealer mostra o flop…

Dama… Vala… SETE!

Assim que você vê o sete, sua ansiedade diminui e seus olhos se movem para contar as fichas de seu oponente. Você vai tentar conseguir tudo.

Não há nada no poker como isso – a emoção de acertar uma trinca. Mas perseguir esse sentimento na hora errada é um dos erros mais comuns e caros que você pode cometer à mesa.

Então, quando você deve arriscar jogar para trincar? Quando você deve jogar seu par no lixo? Nessa conversa você terá a oportunidade de descobrir 5 dicas que vão responder essas perguntas.

Mas primeiro, deixe eu garantir de que estamos na mesma página.

O que é jogar para trincar?

Jogar para trincar é uma ação na qual você da call em uma aposta pré-flop com o objetivo de trincar no flop.

Se você perder – coisa que acontece em 88% das vezes – você vai foldar a sua mão assim que você se deparar com uma aposta. Mas se você acertar, você vai tentar construir um pote e ganhar o máximo possível do seu oponente.

Agora, vamos começar as dicas.

  1. Quanto mais jogadores estiverem atrás de você, mais forte o seu par precisa ser para dar call em uma aposta

Com muitos jogadores para falar depois, você corre um grande risco de ser eliminado do pote quando um jogador atrás tiver uma mão forte o suficiente para fazer 3-bet. Este é um cenário de desastre para os seus pequenos pares, que muitas vezes serão forçados a desistir antes de ver o flop.

Por exemplo, quando o UTG aumenta em uma mesa cheia (9 pessoas) e você esta no UTG +1, você só deve dar call com pares fortes (TT+, 99+, ou talvez 88+ dependendo do tamanho da aposta) já que o range do UTG é extremamente tight e tem 7 jogadores pra falar. Mas se você estiver no botão, você provavelmente consegue escapar dando call com um par baixo como 55.

Tenha claro que você consegue pagar com a maioria dos pares quando os adversários depois de você são passivos e provavelmente não vão te squeezar. Por exemplo: se você estiver no botão e os blinds forem fracos, você consegue justificar claramente um flatcall com qualquer pocket pair.

  1. Não jogue para trincar depois de pagar, enfrentar um squeeze o agressor inicial defender os squeeze

Isso pode ser um choque para você (a menos que você gaste bastante tempo brincando com solvers).

De acordo com o software PokerSnowie (que apresenta a estimativa mais próxima disponível para ótimas soluções pré-flop), o overcalling nessas situações é uma jogada perdedora. Os ranges envolvidos são simplesmente muito fortes e o tamanho da 3-bet é quase sempre muito grande para jogar para trincar querendo ganhar.

Este conselho é mais voltado para jogos de alto nível, porque, contra dois jogadores muito bons, você não conseguirá stackear um deles tão frequentemente quanto você precisa para lucrar. Em jogos mais fracos (que são extremamente comuns) nem o squeezer nem o raiser pré-flop inicial terão as habilidades necessárias (entendimento do range vs range e/ou disciplina) para tornar o overcall uma jogada EV negativo. Então, contra oponentes fracos, você pode pagar, fazer jogar flop de 3 jogadores e esperar ganhar o ouro.

Por outro lado, se o jogador original desistir e as probabilidades do pote (pot odds, que mostram a relação de risco e retorno) parecerem boas, você pode sempre tentar trincar, dependendo do tamanho do seu stack.

 

[learn_more caption=”Nota do tradutor”] Uma regra legal que uso em torneios e você pode usar é: jogar para trincar em posição quando o stack efetivo da mão é 15x o tamanho do open-raise e 20x fora de posição. Por exemplo: se o adversário abre 2bbs do utg e eu tenho 66 do btn, vou fletar se o stack efetivo for de pelo menos 30bbs. Se ele abrisse 3x teria de ser 45bbs. Caso estivesse no SB precisaria de 40bbs se fosse 2x e 60bbs se fosse 3x. A razão por trás dessa regra é que no longo prazo quando você stackear seu adversário você estará ganhando o suficiente para compensar as vezes que você paga e não acerta sua trinca.[/learn_more]

  1. Considere o tamanho do 3-bet antes de jogar para trincar

A maioria dos ranges encontrados on-line (como os fornecidos no Upswing Lab) baseiam-se na suposição de que seu oponente está fazendo 3-bet com um tamanho padrão – 3x o aumento original quando em posição e 3.5x o aumento original quando fora de posição.

Se, no entanto, você encontrar um jogador que usa tamanhos menores ou maiores de 3-bet, certifique-se de ajustar os ranges inversamente proporcionais ao seu tamanho de 3-bet. Em outras palavras, você pode jogar para trincar com mais frequência contra um tamanho menor e menos frequentemente contra um tamanho maior.

Isso acontece porque, à medida que o tamanho da 3-bet do seu oponente muda, o mesmo acontece com as pot odds e a relação entre stack/pote (SPR).

Por exemplo, alguns jogadores online aumentam para mais de 5x o tamanho original de aumento. De acordo com o PokerSnowie, você só pode pagar esse raise com o JJ+. Mas se o jogador der um raise pequeno como 2,5x o aumento original, você pode justificadamente pagar com seus pares mais baixos.

  1. Quanto mais tight o 3-bet do seu oponente for, com mais pares você deve pagar

Esse conceito é muito importante e pode de deixar confuso em relação as dicas anteriores.

Imagine que você tenha 55 e aumenta para 2,5bb e o seu oponente 3-beta para 12,5bb do botão (100bb efetivo). Você já jogou muito com esse oponente e acredita que o range dele é feito somente com AA e KK.

Você precisa dar call com 10bb para ganhar 28bb o que signifique que, de acordo com as probabilidades, você precisa de uma equidade de 36% para dar call. 55 so tem 19% de equidade contra um range de AA e KK, mas você deve dar call mesmo assim.

Por que? Porque maioria das vezes que você trincar você vai levar o stack todo dele. Você vai jogar para trincar ˜12% das vezes – 1 de 8 vezes. Isso significa que, quando for jogar pra trincar, você deve ganhar um pouco mais que 8x o seu call pre-flop (10bb) menos o que já esta no pote, para lucrar.

Então, nesse caso: 85bb-28bb=57bb é a quantidade que você deve ganhar do oponente quando vai jogar para trincar, para justificar o call. Isso é muito viável sendo que ele tem 87,5bb restante no stack e provavelmente consiga isso na maioria das vezes, a não ser nos casos que o board fica muito conectado.

Se o seu oponente tem um amplo range de 3-bet, por outro lado, você não poderá dar call de forma lucrativa porque você não ganhará o stack dele com bastante frequência quando acertar uma trinca. Ele simplesmente não terá uma mão forte o suficiente para pagar a maior parte do tempo.

  1. À medida que o stack efetive diminui, mais os seus pares devem funcionar como 4-bet shoves ao invés de 3-bet call

Quando a stack efetivo cai para cerca de 40bb, supondo que você esteja enfrentando um jogador bastante forte (um pouco equilibrado), há pouca diferença entre call e 4-bet shove. Isto significa que, se você não está muito confiante em seu jogo pós-flop, você deve escolher dar 4-bet all-in.

Isso se aplica com mais frequência em torneios, mas certifique-se de considerar o estágio do torneio antes de shovar!  Por exemplo, você provavelmente não gostaria de jogar quando há muitas stacks menores e você está perto da bolha do dinheiro.

Conclusão

Jogar para trincar é divertido e rentável quando com os stacks certos contra os ranges certos, mas também pode ser frustrante se você não entender como a mecânica funciona.

Certifique-se de reler as dicas acima quando sentir que não tem certeza sobre esses pontos.

É isso que temos para hoje. Espero que tenham gostado e que você ache útil e, como de costume, se tiver alguma pergunta ou comentário, não hesite em usar a caixa de comentários abaixo!

Boa sorte!

 

Artigo escrito por Dan B. para a Upswing, em 2 de Outubro de 2018.

Traduzido e adaptado por Luigi Soncin, para a ROYALpag.

 

Compre ou venda créditos de poker e apostas esportivas nos melhores sites do mundo na ROYALpag.com!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *