Se jogar deep stacks (150bbs+) te deixa ansioso ou confuso, esse artigo vai facilitar a sua vida.

Você está prestres a aprender como:

  • Ajustar seu tamanho de aposta pré-flop
  • Escolher as mãos certas para 3betar e 4betar
  • Ajustar seu plano de jogo pós-flop

Vamos nessa!

Tamanho de aposta preflop

Quando se trata de open-raising (ataque) pré-flop, seu tamanho de aposta deve se manter o mesmo de quando esta jogando 100bbs deep. Se você normalmente aumenta para 2.5 big blinds , aumente para 2.5 big blinds . Se você normalmente aumentar para 4 big blinds, aumente para 4 big blinds. E assim por diante.

 Seus sizes de 3-bets também serão os mesmos quando você estiver em posição . Quando você é o 3-bettor em posição , você terá uma enorme vantagem em toda a mão, porque você sempre agirá por último. Isto significa que você não precisa mudar o seu tamanho de 3-bet porque você realmente quer que seu oponente chegue ao flop com um amplo range em uma situação em que a proporção do stack em relacao ao pote esta alta. Esta situação será muito difícil para ele navegar no pós-flop.

Seus tamanhos de 3-bet devem ser maiores quando estiver fora de posição. Se o seu oponente com 200 big blinds está abrindo para 2,5 big blinds, por exemplo, será prudente fazer 11 big blinds ao invés dos 9 big blinds. Você pode aumentar ainda mais dependendo de quão deep você está.

Usar um tamanho maior de 3-bet diminui a proporção de stack-to-pot (que reduz sua desvantagem de posição) e evita que seu oponente possa pagar lucrativamente com um range amplo.

Os mesmos conceitos são verdadeiros quando entramos nos campos do 4-bet. Você vai querer aumentar um pouco seu size bet quando estiver fora de posição e mantê-lo igual ao jogar em posição.

Ranges de 3-bet

Quando 3beta em posição, você nao precisa mudar seu range (quando comparado a um range de 100bbs deep). É o seu oponente, que esta fora de posição, que precisar fazer grandes ajustes.

Quando você 3beta fora de posição, no entanto, você precisa fazer algumas alterações no seu range de 3-bet:

Primeiro, faz sentido polarizar seu range mais, já que você está usando um tamanho maior de 3-bet e que você deve evitar entrar em potes super grandes com suas mãos de força média, uma vez que elas não terão a equidade necessária para jogar arriscar tanto de forma lucrativa e que elas jogariam potes menores de forma lucrativa.

 Você também deve fazer uma 3-bet com suited connectors para melhorar sua cobertura de board. Isso torna a vida muito mais fácil quando caem turns e rivers (baixos) que são desfavoráveis aos overpairs que compõem grande parte do seu range de 3bet. Você não quer ser forçado a dar call em 200 big blinds no river com um overpair, porque é o topo de seu range em um board 6  5 ♣ 2 ♠ T ♦ 3 ♣. Logo 3betar suited connectors tornar-se um ajuste viável para evitar isso e problemas semelhantes.

Mãos Axs suitedes também são excelentes, se não mais valiosos, porque podem ganhar potes extremamente grandes em situações de flush versus flush. Então, você deve felizmente continuar 3betando tais mãos.

Nota

De acordo com o Poker Snowie (software de inteligencia artificial), você ainda pode usar o mesmo range de 3-bet em 100 big blinds e 300+ big blinds deep. A profundidade da stack não faz grande diferença nas soluções pré-flop do Poker Snowie. Do ponto de vista de um jogador humano, no entanto, você provavelmente achará mais fácil enxugar um pouco o range para evitar cometer erros em situações difíceis.

Range de 4bet

Quando se trata de ranges de 4bet, você não precisa da raise mais light por valor, isto é, não precisa subir com mãos não tão fortes. Isto é verdade tanto em posição quanto fora de posição, mas por diferentes razões.

Quando você enfrenta uma 3-bet em posição, você deve ficar feliz em dar call com mais frequência, pois coloca seu oponente nesse ponto difícil no pós-flop (jogando fora de posição com uma alta proporção de stack para pote) . Assim, flat-calling as mãos premium pior que KK (QQ, AK) é útil.

Quando você enfrenta uma 3-bet fora de posição, você quer minimizar suas desvantagens e proteger seus ranges. Assim, pagar as mãos premium pior que KK (QQ, AK) é melhor.

Você também pode defender AA e KK, dependendo de quão deep você realmente está e quão agressivo seu oponente jogará no pós-flop. Você deve ser menos propenso a 4-betar AA e KK à medida que o jogo vai ficando mais deep e contra jogadores agressivos que empilharão fichas no pote pós-flop.

Estratégia posflop

O maior ajuste pós-flop deve ser feito quando você está jugando um 3bet pote fora de posição como agresor pré-flop. Este é o ajuste mais importante do jogo deep stack, porque é onde ocorre a maior mudança na proporção do stack em relação ao pote.

Nota do tradutor: essa proporção do stack em relação ao pote (SPR) é a placa que devemos olhar para guiar nossas decisões de investimento, pois indican a relação de risco e ganho, assim como medimos o risco pré-flop com base no número de blinds.

Já que você é está muito deep nesses potes, você precisa jogar uma estratégia um pouco mais defensiva. Isso significa que você terá que dar mais check, mais calls, menos bets e menos check-raises. Este será um ajuste especialmente valioso contra oponentes agressivos que irão atacar implacavelmente seu range capado.

Nos outros pontos pós-flop, como potes 4-bets ou potes 3-bets em posiçao como raise pré-flop, sua estratégia não deve mudar muito.

Pensamentos finais

Jogar deep stacked pode ser intimidante, mas também pode ser uma caminhada no parque, dependendo de como você se prepara no pré-flop. Ao fazer os ajustes discutidos aqui, você será capaz de navegar com confiança e colocar seus oponentes em situações mais difíceis.

 

Isso é tudo para esse artigo! Espero que tenha gostado.

Bom jogo!

 

Artigo escritor por Dan B., para o Upswing, em 21 de maio de 2019.

Traduzido e adaptado por Luigi Soncin, para a ROYALpag.