Faaala, poker player! Essa semana fizemos uma caixa de perguntas no Instagram e um assunto que a galera mais comentou foi: ICM no poker! Foi uma grande surpresa pra gente, que no geral, produzimos pouco conteúdo sobre esse tema.
Sempre que falamos em ICM, estamos falando de reta final de torneios, bolha, ITM, mesa final, dinheiro… Em jogos mais rápidos, como o Sit&Go, o ICM acaba tendo uma relevância gigante, já que estaremos próximo do dinheiro em uma frequência maior.
ICM: Independent Chip Model.
O ICM é um modelo matemático criado para transformar o valor das fichas em valor financeiro. No cash game, uma ficha de $1 equivale a $1, correto? Pensar em ICM é trazer essa proporção para a situação atual de um torneio. Exemplo:
No Sit&Go de 9 jogadores com buy-in de $10, as premiações são distribuídas da seguinte forma:
1º lugar ganha $45
2º lugar ganha $30
3º lugar ganha $15
Restando 4 jogadores (bolha), e as blinds estão em 100/200. Portanto, vamos fazer o cálculo de ICM para cada stack, usando ICMizer.
1º tem 5.200 fichas = $33,06 (co)
2º tem 4.900 fichas = $27,24 (btn)
3º tem 2.600 fichas = $21,90 (bb)
4º tem 800 fichas = $7,80 (sb)
Caso eles entrassem em um acordo de dividir o prize por ICM, a divisão seria essa. O ICM faz uma relação entre o tamanho dos stacks e o valor do prize para cada colocação. Se fóssemos dividir o prize somente pelo tamanho dos stacks, os valores ficariam diferentes:
1º tem 5.200 fichas = $34,67
2º tem 4.900 fichas = $32,66
3º tem 2.600 fichas = $17,33
4º tem 800 fichas = $5,34
Bom, voltando ao ICM, coloquei as posições da mesa entre parêntesis para discutirmos um exemplo prático. Digamos que a gente seja o BB e estamos defendendo um all-in do BTN. O que aconteceria…
…se perdermos
Se perdemos, estamos fora do torneio de mãos abanando e o small blind, atual bola da vez, entraria ITM com 4 blinds.
…se ganharmos
Se ganharmos, nós ainda não entraremos em ITM, mas empataremos com o chip leader em fichas, aumentando as chances de cravar o torneio.
Com quais mãos eu deveria pagar esse shove?
Considerando que o BTN irá de all-in com 62% do range dele nessa situação, em uma situação normal de jogo a gente poderia dar esse call com muitas mãos. Mas, levando em conta o ICM, veja o resultado do ICMizer para essa situação:
Por mais que suas chances de cravar o torneio aumentem muito vencendo a mão, um AK é melhor foldar mesmo.
E se o small blind estivesse na mão…
Nessa situação, o ICM muda tudo. Caso o SB pagasse o all-in do BTN, o nosso range de call aumenta bastante. Visto que se nós dois perdermos, o ITM é nosso, se a gente perde para o SB, ainda ficamos no torneio. Vamos ver o que o ICMizer recomenda:
Influência do ICM de acordo com o stack
A influência do ICM quando você é o short stack é menor do que em outras situações, já que você não tem tanto a perder. Sendo o menor da mesa, você pode pensar muito menos em ICM. O chip leader com vantagem, também vai se preocupar menos jogando contra um shortstack.
Quem mais precisa pensar em ICM é quem está no meio. Cair do torneio, antes do shortstack seria péssimo. Perder fichas e se equiparar ao shortstack também. Ganhar fichas, nem sempre vai fazer TANTA diferença de acordo com o risco que você vai correr.
Portanto, sempre que estiver nessa situação pense que as fichas que você perde valem mais do que as fichas que você ganha.
Eu devo jogar sempre pensando em cravar?
Uma pergunta que me chamou bastante atenção recentemente no grupo da RegLife poker, dirigida ao @luischiavo foi: Eu devo jogar pra cravar ou pra pegar ITM? Claro que nosso objetivo principal é cravar um torneio, mas nem sempre estamos próximos da cravada, pense sempre em obter o máximo de lucro de acordo com sua situação atual no torneio.