Você está prestes a aprender uma jogada poderosa que foi mantida em segredo por anos por profissionais de elite.

É chamado de “lead fraco”, e implica em liderar o turn contra um jogador que apenas c-beta o flop. Se você está pensando “isso não é chamado de donk-bet (aposta burra)? ”. A resposta é sim.

Há cerca de uma década, o jogador que saia liderando a aposta no turn depois de jogar de check-call no flop era visto como novato. Como o poker continuou a evoluir, no entanto, os jogadores descobriram que donk-betar em certos pontos pode ajudá-lo a ganhar mais potes e maximizar a rentabilidade.

Aqui está o que vamos cobrir hoje:

  • O que é o lead?
  • Por que o lead turn funciona?
  • Quando não usar?
  • Qual é o plano quando encaramos um raise?

Nota

O lead pode ser uma boa jogada tanto em cash games quanto em torneios, mas é mais comum em torneios. Então, vamos nos concentrar nos exemplos de torneios neste guia.

Vamos lá.

O que é o lead?

O lead é quando você aposta no turn depois de dar check-call fora de posição contra uma c-bet no flop em um pote de heads-up em um pote de aumento único (geralmente depois que você defendeu seu big blind pré-flop) . É muito importante entender o contexto no qual esta jogada é apropriada – provavelmente não irá bem se você tentar esta jogada em um pote multiway ou em um pote 3-betado.

Você só deve considerar usar o lead quando a carta do meio ou do piso da mesa no flop se combina no turn. Por exemplo, se o flop for 964 e o turn for um 6 ou um 4. Quando cair um turn como esse, você pode lucrar liderando a aposta com uma grande parte do seu range.

Nota

liderar também pode ser uma boa jogada em outros tipos de turns (dependendo da textura específica do bordo), mas esses pontos são mais complicados e estão além do escopo deste guia.

Por que o lead funciona?

O lead funciona porque o seu oponente é incentivado a dar check quando o turn combina uma das duas cartas inferiores. Isso porque você, como o defensor do flop, terá significativamente mais pares do meio e de baixo (que agora se transformaram em trincas) no seu range. Seu oponente, por outro lado, muitas vezes dará check com estas mãos no flop. 

Além disso, este jogo permite que você aproveite sua vantagem nuts e negue a equidade do seu adversário .

Liderar neste ponto com a maioria ou todo o seu range pode parecer estranho. Mas liderar com um range amplo permite que você lucre o máximo possível com todo o seu range. Algumas mãos específicas podem parecer estranhas, mas esse é um pequeno preço a pagar, considerando o aumento do EV para o resto de suas mãos.

O lead funciona tão bem que pode parecer um código de trapaça em um videogame, especialmente se você nunca tiver desenvolvido um range de liderança antes. Todos, exceto seus oponentes mais fortes, simplesmente não saberão como reagir porque nunca ou raramente viram isso antes.

O tamanho do lead que você deve usar e o range que você deve fazer depende da textura do board, do tamanho do flop c-bet e da posição / range do seu oponente.

A estratégia de lead mais comum (de acordo com os softwares que solucionam matematicamente o poker) é apostar baixo (pote de 25%) com um range amplo (75% + frequência) , mas isso está longe de ser sempre a melhor estratégia. Aqui estão algumas diretrizes para ajudá-lo a escolher o tamanho de lead correto com o intervalo correto:

Se os top pairs em seu range não se beneficiarem muito de negar a equidade, aposte maior (algo por volta de 75% a 100% do pote) com um range mais forte (principalmente com trincas e semi-blefes). Isso geralmente é em bordos Q-high e superiores.

Quando o range do seu oponente contém muitos draws, ataque o turn com menos frequência, principalmente com mãos feitas que geralmente serão pagas por pior. Você também pode liderar alto (por volta de 100% do pote) com trincas que não bloqueiam o range de call do seu oponente.

Se as suas mãos mais fracas forem vulneráveis ​​e o seu oponente tiver muitos folds fáceis no seu range, lead com mais frequência (90% -100%) . Isso geralmente acontece contra os adversários que subiram em posição final porque o range é grande.

Quando você deve evitar usar o lead

Existem três fatores principais a serem observados, que devem fazer com que você evite usar essa tática:

1. Se a estratégia de c-bet do seu oponente contiver muitos pares medios/baixo que viraram trinca

Uma estratégia popular entre os jogadores de torneios é apostar pequeno com um range amplo, baseado na discrepância de equidades do flop. Se você suspeitar que esta é a estratégia do seu oponente, você dar check com todo o seu range no turn porque ele frequentemente terá trinca.

Dito isso, se o range pré-flop do seu oponente simplesmente não tiver muitas combinações de trincas, você ainda pode usar o weak lead. Por exemplo, digamos que seu oponente aumentou do UTG (9 jogadores) e o bordo acabou com T944. Existem pouquíssimas combinações de 4x em um típico range de raise UTG e, desde que você defenda um número decente de 4x do big blind, você pode disparar um lead assim que ver o 4 no turn.

2. Quando o seu range contém pouquíssimas mãos offsuiteds que se transformaram em trincas

Se quase todas as suas combinações de trincas forem naipadas, provavelmente você não terá combinações de trincas suficientes para justificar um range principal. Liderar um range curto é uma jogada decente na teoria, mas não vale a pena porque é difícil de equilibrar (na proporção apropriada entre valor e blefe) e não adiciona muito EV.

3. Se você acha que seu oponente ainda continuará atacando no turn em uma frequência alta.

Seu oponente não deve apostar o turn com muita frequência em cartas que são boas para o seu range, mas isso não significa que ele não irá! Se ele apostar com muita frequência, você pode checkar e tentar contra atacar dando raise com a parte forte do seu range.

Isso acontece mais frequentemente contra jogadores implacavelmente agressivos ou jogadores muito inexperientes que não percebem que o turn é bom para o seu range.

Qual é o plano contra um raise?

É bastante incomum encarar um raise depois de liderar em uma carta que se encaixa muito no seu range. Vamos ver uma maneira razoável de reagir a um aumento no mesmo bordo 9646:

  • Re-raise com as suas trincas e fullhouses mais fortes que não bloqueiam o range de valores do seu oponente (por exemplo, A6 ou 44)
  • Call com suas trincas e fullhouses mais fracos que bloqueiam o range de valores do seu oponente (por exemplo, 65 ou 96)
  • Call com bons pares e mãos que podem melhorar (draws fortes)
  • Fold com ás e as mãos mais fracas no seu range.

Considerações Finais e um Questionário Rápido

Um range forte de leading é um ativo valioso no panorama atual do poker. É um conceito que é “aprovado” pelos solvers e é utilizado por muitos dos melhores jogadores.

Tenha em mente que esta não é apenas uma estratégia predominante em cartas que dobram no board. Existem outros tipos de cartas de turn que atingem o range do call do flop e fazem do leading uma jogada forte.

Por exemplo, imagine que você (o big blind) deu check-call no flop contra uma c-bet UTG em 8 ♦ -7 ♣ -2 ♠ e o turn é o 5 ♥ . Agora você tem significativamente mais combinações de dois pares e sequências em seu range (o UTG não tem 64s, 96s, 87o, 75s / 75o etc.), o que permite que você crie um range de lead lucrativo.

 

QUIZ

Que outros tipos de cartas de turn podem fazer sentido? Dê sua resposta nos comentários abaixo!
 

 

Artigo escrito por Mike Brady, em 8 de Fevereiro de 2019, para a Upswing.

Traduzido e adaptado por Luigi Soncin, para a ROYALpag.