Quando se começa a aprender a jogar poker, uma das primeiras regras entendidas, se não a primeira, é de que o Ás é a carta mais valiosa no jogo. Isto costuma ficar tão fixado na mente das pessoas que assim que uma carta Ás chega nas mãos a ideia é de que aquela mão é muito forte, independentemente da outra carta recebida ou da mesa formada. Porém, este é um dos erros mais básicos envolvendo o As no poker.
Quer entender os motivos para não supervalorizar esta carta? Elaboramos este artigo justamente para lhe ajudar a fugir do mito de que é apenas com um Ás que se ganha uma rodada. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
Entenda o perigo do par de Áses no poker
Imagine a seguinte situação: o Jogador 1 recebe A5 do mesmo naipe. Ele acredita que possui ampla vantagem sobre os adversários com essa mão e entra na rodada. O flop vem com AT9 de naipes diferentes. Neste momento, depois de fazer o par de Ás logo no flop, o Jogador 1 se anima ainda mais e faz uma aposta alta.
Depois de ver o flop, o Jogador 2, mesmo após ter notado a grande aposta na mesa, faz um raise, superando a expectativa do Jogador 1.
Neste momento, ainda faltando o turn e o river, o Jogador 2 pode ter um leque de mãos vencedoras bem maior do que o esperado pelo Jogador 1. Fazendo o raise, ele já tem em mente que pode ter um par de Ás contra, e mesmo assim optou por ampliar a aposta.
Continuar na rodada confiando no par seria supervalorizar o valor do Ás e esquecer as demais cartas da mesa. Nesse caso, com o raise do oponente, o par se mostra bem mais fraco. Nessas ocasiões alguns jogadores acreditam que são azarados, mas a verdade é que falta um pouco de análise mais aprofundada de cada jogada.
É importante analisar as chances da mesa pelo risco de supervalorizar o Ás
Neste exemplo, vimos que faltaria um pouco de aceitação por parte do Jogador 1 caso ele continuasse insistindo no seu par. Na mesa, com o flop daquele jeito, era fácil saber que o adversário poderia ter um A com kicker melhor, dois pares ou trinca.
Apesar de já ter conquistado o par de Ás, falta sentir a real força da mão. O par acaba escondendo que a mão está fraca, o que torna qualquer aposta um verdadeiro risco. Se estivesse em algum torneio com menos fichas que o adversário, a jogada poderia significar uma eliminação por conta da confiança excessiva no par de Ás.
Então, o que podemos tirar daqui é que você não pode ficar cego por conta do Ás. Mesmo conquistando o par ainda no flop, e mesmo sendo quase que um crime descartar as cartas mais valiosas, é preciso analisar a mesa, os adversários, pensar em todas as possibilidades, para então decidir se segue em frente ou não na rodada.
Saiba que Ás na mão nem sempre é sinal de vitória
Um erro que muitos jogadores cometem é acreditar que tendo um Ás na mão, independentemente da outra carta que estiver junto a ela, será um sinal de vitória. O principal problema desse pensamento é que você pode entrar em muitas mãos diferentes que não vão lhe trazer retorno.
Veja alguns pontos que serão prejudiciais ao seu jogo e que vão acontecer caso você opte por se arriscar apenas por conta do Ás:
-
jogar fora de posição;
-
fazer apostas altas sem certeza de retorno;
-
pagar raises altos;
-
enfrentar mãos mais fortes até o river na esperança de aparecer um Ás na mesa.
Muitas variáveis interferem numa rodada além das cartas que você tem na mão. A posição que você se encontra, a quantidade de cartas que ainda faltam aparecer na mesa, a quantidade de fichas do seu adversário, tudo isso forma um conjunto de informações valiosas para decidir os destinos de cada jogada.
Existe uma supervalorização do Ás no poker
O medo de não ganhar nada por muito tempo, a impaciência e a falta de combatividade nas rodadas são fatores que interferem na decisão de jogadores de entrar numa rodada com cartas como A6, A7 ou A8, mas muitos não percebem que todos ao redor estão vendo que você só joga se vier com um Ás. Isso fica muito explícito durante o jogo.
Se aventurar com mãos diferenciadas e fora do comum, além de arriscar alguns blefes, são formas de seus adversários ficarem confusos e terem dificuldade de identificar a sua maneira de jogar. Então, não caia no erro de supervalorizar uma carta e esquecer da importância que todas as outras podem mostrar em cada mesa.
Conheça mais sobre poker para ganhar mais
Você que chegou aqui pode se perguntar: mas, afinal, não fica mais fácil ganhar uma mão quando se tem o Ás? Sim, com um As no poker suas chances de ganhar se tornam maiores do que o comum, mas é preciso fazer sempre uma boa leitura do jogo para vencer a rodada.
Se vier com uma mão de valor, como AK, AQ ou AJ, por exemplo, e se optar por ser mais agressivo no pré-flop (escolha essa jogada principalmente quando estiver em boa posição na mesa), faça a continuation bet, ou seja, continue mostrando força depois do flop.
Lembre-se que poker é um jogo de sequência. Não adianta jogar todas as fichas em uma mão só por causa do Ás. Talvez você consiga uma rodada bem mais lucrativa com cartas conectadas (7 e 8 ou 9 e 10, por exemplo) e principalmente se forem suited connectors.
Gostou das nossas dicas? A partir de agora vai procurar pensar bem nas possibilidades antes de arriscar tudo só por causa do Ás? Então compartilhe este texto nas redes sociais. Sua ajuda é muito importante para que mais pessoas tenham acesso a essas e outras dicas do blog. Até a próxima!