Mais do que um jogo de sorte ou azar, o poker é um jogo de leituras. Ter consciência de cada jogada e padrão adversário determinará a sua vitória. Quando esse aspecto não é devidamente valorizado, os erros cometidos no River são fatais para sua partida, e às vezes você sequer sabe o porquê da derrota.
Para não cair nessas armadilhas, e evitar jogadas “insanas” com o intuito de confundir mentes que você não sabe se estão afiadas ou não, separamos alguns dos erros mais comuns no River, ou no 5th Street caso jogue na modalidade Stud.
Buscando facilitar o seu entendimento, vamos usar a nomenclatura do Hold’em e Omaha, certo? Com os devidos esclarecimentos, é hora de ir ao que interessa.
Os erros cometidos no River que você ainda não percebeu
Para entender o que esses erros significam, primeiro precisamos falar do que se trata o River no poker. Ela é a última carta entregue no jogo. Essa carta pode ser o ponto de virada para o jogador, para completar uma combinação forte em sua mão ou impedir o adversário de tê-la. Lembra do que falamos sobre leituras?
Dito isso, vejamos o que pode causar a ruína da sua partida, ou dos apostadores, em um momento tão importante.
1. Exagerar no número de mãos
Esse é um erro controverso, mas que diz muito sobre a mentalidade dos jogadores. Jogar menos mãos, mesmo em limps com vários adversários, é um mindset vantajoso a longo prazo, mesmo que a mão inicial não pareça favorável.
Em outras palavras, quanto mais tempo você mantiver sua mão, mais você se dispõe a observar o jogo adversário, e mais fácil fica de realizar suas próprias jogadas.
Uma estratégia desse tipo exige um bom conhecimento dos aspectos do poker, além de uma vontade de ferro para não ceder à própria insegurança. Domine esses dois fatores, e seu jogo será mais sólido.
2. Se perder em distrações
Essa falha é bem comum nas jogatinas online — e um erro muito amador, diga-se de passagem. O poker, como dissemos, é um jogo de leituras dos adversários e definição de suas próprias estratégias, e isso exige muita concentração. Qualquer distração é dar uma brecha para os outros jogadores realizarem as alterações que precisam para tirar você da mesa.
Evitar um dos principais erros cometidos no River quando se joga online é simplesmente criar um ambiente livre de quaisquer distrações. Isso vale tanto para as externas — como parentes, cônjuges e trabalhos — como também as internas.
As distrações internas são as que você mesmo ocasiona quando joga poker online. Checar e-mails, redes sociais e ficar na internet de forma geral são apenas alguns exemplos. Se você quer mesmo vencer partidas com mais consistência, e desenvolver um mindset mais efetivo em momentos tensos, é sua obrigação largar essas distrações.
3. Mudanças de padrões sem nenhuma razão específica
Um dos grandes diferenciais nos esportes mentais é saber o que seu oponente sabe de você, e vice-versa. Essa batalha, que ocorre apenas por certos sinais, necessita principalmente de confiança e uma boa análise do cenário.
Logo, você não pode simplesmente mudar seu mindset de uma hora para outra apenas para “pegar o adversário desprevenido”. Ou pior ainda, no momento do River, você mudar sua mão sem uma razão específica, indo pela base do achismo de calls ou outras jogadas do tipo anteriormente.
Dar um tiro no escuro ao jogar poker, em qualquer uma de suas categorias, é um risco desnecessário a se correr. Avalie bem o que está em suas mãos e não as dê deliberadamente para os adversários.
4. Blefar descontroladamente, contando sempre com a sorte
O blefe é uma das jogadas mais sinuosas e ousadas dentro do poker. E não é por acaso que existem jogadores que estudam constantemente técnicas de linguagem corporal para identificar ou realizar um blefe de forma segura. Porém, mesmo que seja uma ótima forma de confundir o adversário, seu uso em excesso acaba por entregar sua estratégia.
E é justamente esse o erro de muitos jogadores que aprendem esse tipo de “malandragem”. Por executarem de forma exagerada e até sem um preparo de acordo, outros jogadores conseguem identificar o seu blefe. E pior ainda: se você repete alguns movimentos involuntários, é possível saber até o motivo do blefe.
Uma das razões nas quais os jogadores de poker apostam demais nos blefes é por não conseguirem realizar as leituras das jogadas adversárias, o que fica mais evidente quando está com uma mão incompleta. Usar um blefe nessas horas não é apenas entregar o seu jogo, é mostrar sinais de abalamento emocional.
Para evitar ambos os erros, sobretudo em momentos importantes como o River, busque uma mão que te dê mais segurança nas apostas.
5. Ser muito óbvio ao aumentar sua aposta no River
Aumentar a aposta é algo muito comum no River, se você ou algum de seus rivais de mesa possuírem uma boa mão. O erro, contudo, é confiar demais em sua aposta e não considerar a possibilidade de o oponente conseguir ser mais eficiente.
O segredo para não cometer um erro desses, que pode abalá-lo com facilidade nas mesas seguintes, é desestimular os palpites rivais. É nesse ponto que os mind games fazem a maior diferença.
Se você descobre que um ou mais jogadores estão com mãos fracas em comparação a sua, um raise ou check-raise podem pegá-los desprevenidos, evitando uma nova aposta, ou podem pedir um reraise como uma medida desesperada. Esse é o benefício ao jogar de forma sólida por um longo período, pois lhe permite até mesmo arriscar sem grandes prejuízos.
Na sua opinião, quais outros erros cometidos no River que você considera inadmissíveis e/ou problemáticos? Deixe nos comentários, e vamos explorar possibilidades mais efetivas para evitá-los e buscar resultados mais sólidos. Até a próxima!