As damas de Tom Dwan - ROYALpag Skip to main content

As damas de Tom Dwan

Este artigo foi escrito com base na análise da mão no YouTube por Darren Elias. Link do vídeo original da mão, em inglês: https://www.youtube.com/watch?v=_y0YF-5lTY.

Imagina jogar um torneio com buy-in the 1 milhão de Euros e com um stack de 300 big blinds.

Você faz o raise em late position com Q-Q, vê o small blind mandar uma 3-bet e depois vê o big blind emendar a 4-bet por cima.

Só pra deixar as coisas mais interessantes: você se chama Tom Dwan e a mão em questão está sendo jogada no “Triton Million”, o torneio com o maior buy-in da história do poker.

O que você faria com essa 4-bet? E qual seria sua linha de ação depois do flop se você só fizer o call?

Darren Elias, nosso mais novo coach e milionário dos torneios, vai analisar esta mão neste artigo.

Ação preflop

Blinds: 1.500/3.000/3.000

Posições e stacks dos jogadores:

Tom Dwan está no botão (961.000 fichas)

Vivek Rajkumar is in the small blind (1.000.000 fichas)

Elton Tsang is in the big blind (822.000 fichas).

Dwan inicia a ação com um raise de 8.000 no botão com Q♠ Q♦. Rajkumar tribeta em 35.000 com 8♦ 7♦, Tsang faz a 4-bet no total de 100.000 com A♦ K♥. Dwan e Rajkumar fazem o call.

Análise preflop

O open raise de Dwan é bem padrão e os melhores jogadores de torneio gostam de incluir suited connectors tipo 8♦ 7♦ no range de 3-bet quando no small blind. Tsang está bem perto do topo do range com AK, e faz uma 4-bet padrão.

Com Q-Q, Dwan tem uma decisão difícil a fazer. Para Elias:

“Nosso stack tem 300 big blinds. Temos uma mão que está praticamente no topo do nosso range. E temos que pensar em como iremos construir um range de 5-bet. Queremos Q-Q neste range? Que tipos de mãos queremos incluir neste range? A gente só vai dar o call?”

Darren Elias acredita que o contexto do jogo de torneio é muito importante na decisão a ser feita por Dwan nesta situação. Ele precisa levar em conta as seguintes perguntas:

• Qual torneio estamos jogando?

• Qual é o field deste torneio?

• Qual é nosso ROI esperado?

• O torneio tem rebuy?

• Com qual frequência esse tipo de torneio dá certo?

• Considerando os fatores acima, qual é o risco que estamos dispostos a assumir preflop?

Elias alega que em um torneio soft, como é o caso do Main Event da WSOP, ele hesitaria em fazer uma 5-bet neste cenário, mesmo com K-K. A vantagem de um jogador do calibre de Elias no Main Event é grande, portanto ser eliminado neste estágio do torneio seria um desastre que precisamos evitar a qualquer custo.

Igual ao Main Event da WSOP, o Triton Million é um torneio freezeout. Dwan certamente sabe que este torneio com field restrito é um evento de alto ROI para ele, e o call é a jogada certa de acordo com a análise de Darren Elias.

O call do Rajkumar também é bom, já que a mão dele joga bem para acertar straights e flushes.

Ação no flop

Pote: 303.000

Flop: 9♦ 2♥ J♦

Os três jogadores optam pelo check.

Análise do flop

O flop é bem interessante.

Dwan (42% de equidade) e Rajkumar (40%) têm quase que a mesma equidade no pote, ao passo em que Tsang (18%) ainda tem bastante possibilidade de ganhar a mão com duas overcards e possibilidades de backdoor draw.

Rajkumar e Tsang optam pelo check. Embora Tsang pudesse apostar nesta situação, Elias prefere o check. A stack-to-pot ratio diminui bastante, com 303.000 no pote e o stack de Tsang com 725.000 fichas.

Como dito por Elias no comentário da análise no YouTube:

“É sempre importante considerar os ranges do seu oponente, e como estes ranges afetam a ação preflop.

Em um cenário de 4-bet como este da análise, os ranges do oponente não são tão amplos, portanto precisamos ter cautela com estas cartas medianas tipo J-J ou 9-9 nos ranges do nosso oponente.

Então eu acho que o check (Tsang) é bem prudente. Apostar pouco também é uma opção.

Agora falando em equilíbrio e ao jogar contra bons jogadores, assunto recorrente no meu próximo curso, eu gosto de colocar os jogadores em tipos, ou cestas, diferentes.

Dwan e Vivek são jogadores profissionais de alto nível. Precisamos equilibrar nosso range contra jogadores deste calibre. Se optarmos pelo check com uma mão tipo A K, também precisamos fazer o check com mãos tipo A-A e K-K.”

Dwan tem uma mão forte no botão, e depois de dois checks à sua frente, ele precisa decidir entre check ou apostar. Dwan consegue extrair valor de mãos tipo AJ, KJ e QJ? Rajkumar pode ter mãos tipo AJs e KJs. Ele pode ter QJs, só que a mão do Dwan bloqueia combos de QJ.

Existe a chance de Tsang fazer uma cold 4-bet com uma mão tipo AJ preflop e depois optar pelo check no flop? Provavelmente não quase sempre, de acordo com Elias.

Agora voltando ao contexto do torneio: Dwan vai querer jogar um pote grande neste momento? Ou o check é suficiente para continuar jogando com posição e com uma mão forte tipo Q-Q? Colocando tudo na balança, Elias gosta do check de Dwan.

Ação no turn

Pote: 303.000

Turn: (9♦ 2♥ J♦) 4♦

Rajkumar aposta 210.000, Tsang larga a mão, Dwan faz o call.

Análise do turn

Rajkumar acerta o flush no turn e sua decisão pela aposta é a correta, de acordo com Elias:

Quando tem bastante dinheiro no pote, e você tem uma boa mão, é bom simplificar e apostar neste tipo de situação.

Acredito que muitos jogadores preferem agir de forma muito engenhosa neste tipo de cenário. É sempre bom por o dinheiro na mesa com uma boa mão.

Tsang larga a mão no turn, apesar de ter o nut flush draw. Essa jogada é sensata, de acordo com a composição do range de Rajkumar.

Rajkumar não vai ter muitas mãos offsuit hands neste contexto. Ele tribetou e depois fez o call de uma 4-bet preflop e fora de posição. Portanto ele jamais teria mãos tipo AJ-offsuit ou KQ-offsuit. E ele terá várias mãos naipadas e vários pares.

Quando Rajkumar aposta contra dois jogadores no turn, ele vai ter muitos flushes e várias trincas. Tsang sabe que os seus outs de overcard não são bons neste cenário, e fazer o call de 200.000 para ganhar 500.000, com Dwan depois de você, não parece bom.

Dwan, com Q♠Q♦, faz o call correto. A Q♦ bloqueia alguns prováveis flushes e ele tem outs de flush contra boa parte do range de Rajkumar.

Ação no river

Pote: 723.000

River: (9♦ 2♥ J♦ 4♦) A♠

Rajkumar aposta 350.000 e Dwan desiste da mão.

Análise do river

Assim como no processo estratégico de Tsang no turn, Dwan precisa pensar no range de Rajkumar desde antes do flop. Se Rajkumar estivesse blefando no turn com uma mão tipo AK com o A♦, esta mão acabou de destruir Dwan.

Os únicos blefes críveis no range de Rajkumar seriam mãos tipo QTs que não sejam de ouro. Estamos falando de um range de blefe extremamente restrito, então Dwan larga a mão, a jogada certa, de acordo com a análise de Elias.

Considerações finais

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e desta análise.

Darren Elias agora é parte da equipe Upswing Poker, sendo um dos mais vitoriosos jogadores de torneios na história do jogo.

Darren detém o recorde de maior número de títulos da World Poker Tour (quatro e contando), tendo arrecadado mais de $11 milhões em torneios ao vivo.

Até a próxima, grinders!

Este artigo foi traduzido do inglês e adaptado por Alex Sal.

Link do artigo original, em inglês: https://upswingpoker.com/tom-dwans-pocket-queens/

Compre ou venda créditos de poker e apostas esportivas nos melhores sites do mundo na ROYALpag.com!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *