A-K é uma “daquelas mãos” para você? Você sabe, uma daquelas que te faz afirmar “bonita, mas nunca ganha”.
Sem levar em conta sua bagagem pessoal com o “big slick”, não há dúvidas que estamos falando de uma das mãos mais fortes do jogo.
Aprender a jogar corretamente preflop e depois do flop será de grande valia no longo prazo.
Neste artigo, vamos abordar:
- Jogando com A-K em situações preflop comuns
- Jogando com o Big Slick quando não acertamos o flop
- 3 dicas quando jogar com A-K e acertar o flop
Vamos lá!
Jogando com A-K em situações preflop comuns
Potes sem raises
A-K está no 2-3% das mãos iniciais que estão no topo em No Limit Hold’em. Mesmo sem saber isso, você pode intuitivamente perceber que a mão é muito forte, já que você segura as 2 cartas mais altas do baralho.
Devemos sempre fazer o raise com esta mão preflop quando a ação girar em fold até você, independentemente da sua posição. Entrar de limp deve ser evitado a qualquer custo, não importa o quão tentador seja “montar a armadilha” com A-K. Simplificando, você vai ganhar menos dinheiro ao longo do tempo com esse tipo de jogada.
Contra um raise
A-K joga muito bem como uma 3-bet por valor contra qualquer posição.
Ao enfrentar um raise, você vai querer fazer a 3-bet com esta mão toda vez, sem exceção. Esta mão é forte o suficiente contra qualquer calling range de 3-bet razoável. Optar pela linha passiva de cold-call pode significar potes menores na média e no longo prazo.
Contra uma 3-bet
Ao se deparar contra uma 3-bet, você deve quase sempre fazer a 4-bet por valor com A-K. Contudo, há poucas exceções:
- Quando você aumenta do lojack ou de posição anterior e se depara com uma 3-bet de um dos blinds.
- Quando você aumenta do hijack e se depara com uma 3-bet de um dos blinds.
- Existem dois motivos principais para simplesmente fazer o call com A-K quando estivermos nas posições iniciais e medianas contra os blinds:
- Você provavelmente vai encarar uma 3-bet bem maior* (por fazerem a 3-bet fora de posição).
- o ranges de 3-bet nos blinds geralmente são mais fortes.
*O valor correto da 3-bet nos blinds é de 4 a 5 vezes o seu raise. Se o seu oponente aposta menos que isso, considere uma 4-bet com A-K por valor baixo e proteção.
Contra uma 4-bet
Ao encarar uma 4-bet, devemos sempre continuar com A-K (salvo se você tiver algum read muito específico de que seu oponente é um nit monstro). A pergunta que você deve fazer:
“Faço o call ou vou all-in?”
Se você acha que seu oponente tem um range equilibrado (agressivo) de 4-bet, você deve sempre optar pelo all-in. Se você acha que seu oponente tem um range restrito de 4-bet, é melhor fazer o call, esperando acertar um ás ou um rei no flop. Ir all-in em uma 5-bet não será útil para você, se o seu oponente tiver um range que inclua apenas JJ+ e também A-K.
3 dicas de como jogar quando acertamos o flop com A-K
Estas dicas consideram a situação específica de quando acertamos top pair no flop com stacks de 100 big blind.
Dica #1: Sempre c-bet por valor quando acertar o top pair
Isto inclui potes com apenas um raise e potes com 3-bets. Não importa se o seu top pair ocorrer em um flop com ás ou com rei de carta mais alta, sua mão é muito forte, portanto extrair valor deve ser sua prioridade imediata.
Aviso: Não faça o slow play!
Dica #2: Em potes com 3-bet, diminua suas c-bets
Como o pote já está inchado, é muito fácil colocar todas as fichas no river em potes com 3-bets. Isto se aplica mesmo se você começar com uma c-bet bem pequena no flop (tipo 33% do pote). Além disto, os flops com A e K são extremamente favoráveis para você, que fez a 3-bet preflop, incentivando ainda mais um valor baixo.
Uma c-bet muito alta vai facilitar demais a vida do seu oponente — ele pode simplesmente continuar com mãos fortes e vai largar as mãos marginais. É mais conveniente para você desafiar estas mãos marginais com um valor baixo, que também te dá um melhor preço ao blefar.
Dica #3: Tenha cautela com top pair em potes multiway!
Seu top pair ainda é muito bom no flop em um pote multiway, mas existe uma queda substancial de equidade se comparado a um pote heads-up. Fica ainda pior quando três ou quatro jogadores chegam ao turn depois de terem pago sua aposta no flop.
Isto acontece devido ao custo da defesa ser diluído por mais de um jogador, o que significa que seus oponentes são forçados a jogarem de forma mais conservadora contra sua aposta no flop. Portanto, quando eles fazem o call, eles têm ranges substancialmente mais fortes do que teriam se estivessem depois de um call em um pote heads-up.
Uma pequena c-bet no flop geralmente é o suficiente, principalmente em boards desconexos, mas se prepare para diminuir o ritmo se o board ficar complicado no turn. Se até mesmo uma c-bet parecer complicado, comece com um check e então reavalia sua situação.
3 dicas para quando você não acerta o flop com A-K
Dica #1: Aposte quando o flop for seco e desconexo e quando você estiver em posição
Exemplo: Você aposta com AKo e o big blind faz o call. O flop mostra Q♦ 7♥ 4♠.
Quando estivermos em posição como o agressor preflop em um flop bem desconexo, você vai querer fazer uma continuation bet (c-bet) com A-K, mesmo se você não tiver um draw.
Com seis outs para acetar o top pair com top kicker, sua mão terá equidade o suficiente para um semi-blefe lucrativo. Se você não acertar seu top pair no turn, você pode confortavelmente fazer uma terceira aposta por valor.
Dica #2: Algumas vezes podemos optar por check-call quando não acertamos o flop depois da 3-bet.
Exemplo: O botão aumenta, você faz a 3-bet do small blind com AKo e o botão faz o call. O flop traz 9♦ 7♥ 4♠.
Contanto que o flop não esteja altamente conectado, você pode começar com um check no flop e então fazer o call se alguém apostar. Existem alguns motivos pelos quais A-K é bom o suficiente para o check-call em flops tipo 9-7-4 ou J-8-2:
- Você tem uma boa fatia de equidade.
- Você vai realizar sua equidade com baixo custo (ou de graça se o seu oponente também optar pelo check).
- Você tem seis outs para acertar uma mão forte (top pair).
Dica do pro: Você pode optar pelo slow-play com alguns overpairs, tipo ases e reis, em situações como esta. Isto vai proteger as mãos mais fracas do seu range e dificulta jogar contra você.
Dica #3: Quando o board estiver conectado e você não acertar sua mão, é melhor optar pelo fold.
Exemplo: Quando você aumenta preflop com A♠ K♠ e dois jogadores fazem o call. O flop vem 8♦ 7♦ 6♦.
É aqui onde muitos iniciantes cometem um erro — eles se casam com a mão, que era tão forte antes do flop. Já você, por outro lado, está trabalhando para evoluir seu jogo e portanto não vai cometer este erro.
Você não tem a obrigação de ganhar todos os potes só porque você tinha uma excelente mão na street anterior! Algumas vezes você tem que desistir e partir para a mão seguinte.
Conclusão
É isso, pessoal! Espero que você tenha uma melhor ideia de como jogar A-K nas próximas sessões, e que você ganhe mais dinheiro.
Até a próxima, e boa sorte, grinders!
– Traduzido e adaptado da UpSwing Poker por Alex Sal.