Teoremas de poker são afirmações relevantes ditas por teóricos do jogo que “resolvem” algumas partes do jogo. Em seu livro, A Teoria do Poker (do original, The Theory of Poker), o famoso jogador David Sklansky propôs o teorema fundamental de poker (fundamental, theorem of poker, FToP).
O poker, assim como outros jogos de cartas, é um jogo de informações incompletas. Diferente de um jogo de xadrez, por exemplo, aonde você pode visualizar todas as jogadas do seu adversário. A arte do poker é justamente preencher os espaços vazios através da leitura do jogo de seu adversário.
Caso o poker fosse um jogo com cartas abertas, sempre haveria uma solução mais correta matematicamente para cada situação do jogo. Sempre que você desviasse dessa solução “perfeita”, você reduziria sua chance de vencer a mão.
Partindo disso, chegamos ao Teorema Fundamental do Poker:
Quando um jogador joga diferente do que jogaria se tivesse visto as cartas do seu adversário, seu adversário lucra; quando um jogador faz os mesmos movimentos que faria se conhecesse as cartas do seu adversário, ele terá lucro.
Sobre David Sklansky
David “The Mathematician” Sklansky (22 de dezembro de 1947) é americano, jogador profissional de poker e autor de diversos livros sobre poker e apostas. Sklansky tem três títulos de WSOP, sendoi dois em 1982 e um em 1983.
Autor e co-autor de 13 livros sobre teoria de poker. Todos publicados pela Two Plus Two Publishing. Uma curiosidade interessante é que seus livros muitas vezes tinham desenhos de armas em suas capas. O livro Theory of Pooker, de onde retiramos esse teorema, foi traduzido no Brasil pela editora Raise.