Está com dificuldade em fazer um lucro decente nas mesas poker e de forma consistente? Seus resultados têm a melhor definição como sendo “algo perto do ponto de equilíbrio“?
Antes de mais nada, não se preocupe, pois você não está só. Esta é a descrição dos resultados da maioria dos jogadores de poker.
Entretanto, alguns pequenos ajustes na estratégia do jogo geralmente fazem com que seu jogo mude do patamar de medíocre para o nível de excelência — do ponto de equilíbrio para a dominância plena.
Neste artigo, vamos abordar sete dicas sutis, mas altamente eficientes, que podem levar seu jogo ao próximo patamar.
Embora eu não possa te prometer um caminhão de dinheiro com estas dicas iniciais, vale a pena adicionar tudo o que for abordado neste artigo à sua estratégia de poker se você realmente quer aperfeiçoar seu jogo.
Agora, vamos às dicas!
1. Pense em termos de ranges, e não mãos
Não importa onde você joga poker: uma das formas mais fáceis de identificar jogadores medianos e iniciantes é ver a forma como eles pensam sobre as cartas que seus oponentes estão segurando.
- Iniciantes tentam adivinhar e atribuem uma mão específica ao oponente.
- Jogadores avançados pensam em termos de range. Este tipo de raciocínio pode ser altamente relevante ao calcular as pot odds.
O range consiste em todo um espectro de mãos de poker que alguém pode ter em uma situação específica. Por exemplo, o jogador X pode ter um flush, top pair, middle pair, bottom pair, um draw, ace-high ou um mero blefe.
Bons jogadores, que já leram alguns artigos de estratégia de poker, sabem que o jogador X vai mostrar todo este range de mãos com em várias ocasiões. Eles não se preocupam em identificar uma única mão vencedora, mas tentam achar e então descobrem estas ocasiões para fazerem a melhor jogada.
Jogadores medianos tentam descobrir e atribuem uma mão exata ao oponente, tipo Ah Jh (ou alguma outra mão específica), pois “é o que o instinto os diz”.
Se há algo que você deve saber quando aprende sobre o jogo, é que as dicas de estratégia de poker e o ‘instinto’ não lidam muito bem. Traçar sua estratégia de torneio ou o tipo de jogo no cash game com base naquilo que você ‘sente’ nunca vai ser uma boa ideia.
2. Abandone sua mão favorita
Muita gente tem uma mão favorita. Eu sei que toda vez que recebo o bom e velho 9-7 naipado meus olhos brilham e quero jogar a todo custo!
Entretanto, na verdade, eu sei que 9-7 naipado é uma mão medíocre. Definitivamente não é uma das melhores mão iniciais que você pode ter em Texas Holdem.
Se você ainda tem alguma mão favorita, não tem problema – a maioria das pessoas tem também. Mas não dê a ela tratamento especial nem faça jogadas ruins com ela.
Ganhar no poker se baseia em matemática e lógica pura, e não em superstição.
3. Adote uma estratégia consistente
Outro fator importante para se tornar um grande jogador de poker (e talvez uma das dicas mais importantes neste guia de estratégia) é a capacidade de aplicar uma estratégia vencedora com consistência.
Não é bom mudar as coisas do nada (e.g. abrir com 9-7 naipado em early position ou virar um calling station) só porque você está sem paciência ou tiltado.
Todo o seu aprendizado, sua experiência e o estudo de tantos anos lhe deram uma base de conhecimento que te permite jogar Texas Hold ‘Em.
Mas a sua estratégia de poker só se torna realmente válida se você a aplicar nas mesas de poker o tempo todo. Toda mão conta e toda sessão conta.
Os melhores jogadores de poker, aqueles que sabem como vencer no jogo, aplicam a mesma estratégia vencedora todo o tempo, não importa como estejam se sentindo nem seus resultados recentes.
4. Sempre tenha um motivo
Os grandes vencedores no jogo ocasionalmente desviam de suas estratégias básicas de sucesso, mas sempre por motivos óbvios.
Um jogador mediano pode começar a fazer o raise com 9-7 naipado em early position por estar sem paciência ou por querer que algo aconteça.
Um jogador de poker de elite vai fazer o raise com esta mão nesta posição porque ele ou ela percebeu que a mesa está jogando de forma passiva e porque há dois jogadores recreativos nos blinds.
Então há um motivo bem claro para acreditar que o raise com 9-7 naipado em early position (geralmente um fold em situações normais) pode ser uma jogada lucrativa neste caso.
Se você tem um argumento bem fundamentado justificando que sair de sua estratégia de sempre pode ser mais lucrativo, tudo bem. O “porque eu achei aquilo” ou “estava entediado” é o que não deve acontecer.
5. Saiba quando foldar ases
Outra clara diferença entre os jogadores convencionais de poker e os grandes jogadores é a habilidade em fazer o fold com um overpair.
Não te deixa um pouco mal quando você tem A-A e um oponente tight aumenta all-in no turn? Você faz o call “chorando” e, de novo, ele mostra a trinca.
Alguns padrões são facilmente identificáveis nos stakes mais baixos — principalmente quando você joga poker online — onde é 100% correto largar seu overpair.
Os bons jogadores não têm qualquer tipo de sentimento emocional em relação às boas mãos que recebem. Os jogadores comuns casam com ases ou reis, e não conseguem largar estas mãos mesmo quando sabem que estão perdendo.
Ases também perdem. Receber par de ases ou de reis não é garantia de que você vai ganhar a mão. Lembre-se disso.
6. Perceba que o tilt só te prejudica
O tilt destrói bankrolls, sonhos e carreiras de poker.
Nem consigo estimar quantos e-mails ou comentários de pessoas me dizendo como pulverizaram boa parte de seus bankrolls tiltados quando as coisas iam mal na mesa de poker.
A realidade do poker é que as vezes as coisas vão ser ruins para você, e não há nada que possa ser feito a respeito
Você fica sujeito a isso toda vez que você se senta para jogar jogos de carta.
Sempre existe a possibilidade de que tudo vai dar errado para você. E você também pode poder o controle.
Quando você se deixa perder o controle de suas emoções e joga a estratégia no lixo, a única pessoa que você prejudica é a si mesmo.
Todas aquelas horas que você gastou tentando aprender e melhorar seu jogo foram basicamente desperdiçadas porque você decidiu priorizar suas emoções em vez da razão quando era importante.
Respeite o trabalho que você tem. Você deve isso a você mesmo, por isso mantenha a compostura e pare de jogar dinheiro no lixo quando as coisas vão mal.
7. Evite os jogos ruins
Outra forma que os jogadores iniciantes de poker têm de prejudicar seus resultados é de insistir em jogos com vários jogadores regulares de decentes a bons.
Se você não consegue achar alguém na mesa que esteja jogando muito mal, você tem que se perguntar por que você está na mesa.
Se você só joga poker por causa do desafio mental, para passar o tempo, ou por prazer, tudo bem. Esta dica não se aplica necessariamente a você.
Mas se ganhar dinheiro ou fichas for sua prioridade, então você precisa lembrar que você não consegue ter um lucro expressivo no poker tentando realizar margens pequenas contra jogadores decentes.
Você vai ganhar bastante jogando contra jogadores que estejam cometendo erros básicos e desperdiçando o dinheiro deles no longo prazo.
Como bem lembrado no filme ‘Rounders’, “Se você não consegue identificar o pato na mesa na primeira meia hora de jogo, então você é o pato.”
Não jogue contra os pros se você não consegue vencê-los. Escolher o jogo certo é fundamental para ter sucesso no jogo — um movimento errado, e você está fora.
Novamente, não há vergonha em jogar os jogos gratuitos ou em procurar os melhores torneios freeroll online se isso é o que você quer.
Considerações finais
A linha que separa os jogadores convencionais dos grandes vencedores não é tão larga quanto as pessoas pensam.
Geralmente trata-se de poucos ajustes que você pode aprender com o tempo e que podem te fazer começar a ganhar muitas fichas.
Muito tem a ver com começar a ver o jogo de forma mais fria, desprendida, matemática e lógica do que você faz agora.
Jogadores de poker emotivos e/ou supersticiosos quase sempre perdem ou batalham para se manterem no equilíbrio.
Por outro lado, os melhores jogadores de poker sabem que estão em uma longa jornada e não se envolvem emocionalmente em cada mão ou momento. Eles continuam a fazer o máximo de lucro possível repetidamente, não importa o que aconteça.
Estas são algumas dicas genéricas que podem ajudar a fazer com que seu jogo melhore de nível.
Até a próxima, grinders!
Traduzido e adaptado de PokerNews.com por Alex Sal