Essa discussão pode ter surgido em algum momento em uma roda de amigos: como é possível um jogo de baralho aonde todos ficam sentados ser chamado de esporte? Pois bem, se você achava que era um esporte mesmo assim, acertou!
Existem diversos esportes que não exigem tanto esforço físico da parte do praticante como sinuca, pesca e até hipismo. Veja bem, não estou dizendo que não exige esforço algum, mas um atleta fora da forma física ideal conseguiria praticar sem muitos problemas.
No poker, a exigência física também precisa ser levada em consideração. Um Main Event de BSOP tem duração de 12 horas por dia, um grind online muitas vezes pode ultrapassar esse tempo, logo o cansaço físico e mental pode prejudicar muito a sua performance nessas duas situações.
Poker: um esporte da mente
A Federação Internacional de Poker (IPF) foi fundada em Abril de 2009 e um dos seus principais objetivos era incluir o poker na categoria de esporte da mente, para isso, a IPF precisaria fazer parte da Associação Internacional de Esportes da Mente (IMSA), fundado em 2005 e membro da Associação Geral das Federações Esportivas Internacionais.
Toda essa burocracia sempre teve o objetivo maior de transformar a visão conturbada de que o poker é um jogo de azar. Dado que sempre esteve atrelado aos jogos de cassino, era de se esperar que houvesse alguma resistência do público em entender a visão esportiva do poker.
Em 2010, um ano após sua fundação, a IPF conseguiu integrar a Associação Internacional de Esportes da Mente, a decisão foi anunciada em Dubai, onde ocorreu o Congresso Anual da associação. O poker agora se junta aos outros quatro esportes da mente: Xadrez, Bridge, Damas e Go.
Poker nas olimpíadas?
É importante ressaltar que os Jogos Mundiais de Esportes da Mente ocorrem sempre paralelamente às olimpíadas de verão, inclusive na mesma cidade-sede. A estreia do poker nesses jogos foi em 2012, durante as Olimpíadas de Londres.
Mas, desde 2017 o poker já é reconhecido como adequado para esporte olímpico em uma modalidade chamada Match Poker. Esse jogo foi criado exclusivamente para adaptar o poker para as olimpíadas. É o mesmo Texas Hold’em que conhecemos, porém, sem a aleatoriedade das cartas.
Como assim? As mãos iniciais são relativas a sua posição na mesa, ou seja, todos os jogadores na posição 1 receberão as mesmas cartas em todas as mesas. Portanto, você está competindo não só entre seus adversários na mesa, mas entre todos os jogadores na mesma posição que você, que estão jogando com as mesmas cartas que você.
Existe já a possibilidade do Match Poker estar presente nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris ou 2028 em Los Angeles. Tudo depende do crescimento de adeptos à modalidade e o desenvolvimento da própria IFP, que agora mudou seu nome para IFMP, Federação Internacional de Match Poker.