Call em 3-bet? 3 estratégias para puxar o pote! - ROYALpag Skip to main content

Call em 3-bet? 3 estratégias para puxar o pote!

Seus resultados em potes tribetados terão um enorme impacto positivo após esses ensinamentos. De fato, uma das maneiras mais fáceis de aumentar drasticamente sua taxa de vitória é consertar seus leaks nessas situações.

Como dominar o pós-flop após uma 3-bet pré-flop

Hoje, falaremos especificamente de 3 belas dicas:

  • Check-raise com draws;
  • Blefar com pares pequenos;
  • Check-raise para proteger a sua equidade;

Cada uma dessas dicas gira em torno de uma mão jogada pelo mito do cash game, Fried Meulders. Vamos pra cima!

Não tenha medo de dar check-raise com draws

Nesta mão, Fried abre K ♥ T ♥ no cutoff e recebe 3-bet do jogador no botão.

Fried paga e o flop vem Q ♥ J ♣ 5 ♦, dando a ele um straight draw aberto. Seu oponente aposta $ 25 no pote de $ 78 e Fried decide fazer check-raise para 3,5 vezes a aposta do oponente (um aumento de meio pote).

Nesse quadro, Fried diz que seu range de check-raise de valor será composto por 55, QJs e AQ em alguma frequência. Essa faixa de valores é balanceada por seus semi-blefes com KTs, T9s e 98s.

O check-raise com esse range balanceado tornará a vida do seu oponente muito difícil, porque eles não sabem se você tem uma mão forte ou um blefe. Por outro lado, não ser balanceado pode tornar suas jogadas previsíveis e impedir que você extraia o máximo de valor com suas mãos fortes.

O equilíbrio é crucial quando você joga contra os mesmos jogadores todos os dias. Isso ocorre porque se você joga suas mãos de valor de uma maneira e seus blefes de outra maneira, os oponentes mais experientes serão capazes de entender suas tendências e se adaptar para explorá-lo.

O que acontece quando eles reaumentam (re-raise)?

Se o seu oponente responder ao seu check-raise no flop aumentando all-in, você será forçado a desistir de todos os draws que escolheu aumentar. No entanto, você ainda terá todas as suas mãos fortes para dar call, enfatizando novamente a importância do equilíbrio (jogo balanceado).

Considere blefar com pares pequenos

Existem certas bordos secos e descoordenados, em que semi-blefes óbvios (como draws) são inexistentes ou difíceis de encontrar. Nesses casos, você precisa ser criativo para balancear seu range de check-raise.

Tal foi o caso da mão seguinte:

Fried abre 4 ♥ 4 ♣ no cutoff e depois paga 3-bet do jogador no botão.

O flop vem A ♥ 7 ♣ 5 ♠ e seu oponente c-beta 25% do pote. Fried decide dar check-raise até 4 vezes a aposta de seu oponente.

Depois de escolher seu range de aumento por valor (55 e 77), Fried precisa descobrir com quais mãos blefar. Apenas um punhado de draws existe neste bordo (98, 86, 64, 43, 42, 32), mas nenhum deles está no seu range, considerando a ação pré-flop (exceto talvez 98s).

É aqui que Fried precisa ser um pouco criativo …

Ele diz que bons candidatos a blefe neste flop são pares baixos entre o ás e o 7, porque podem virar draws. Além disso, suited connectors, como 65s, 76s e 87s, podem ser bons blefes.

Aumentar com todas essas mãos faria com que o range de Fried ficasse extremamente desbalanceados pra blefes, mas não aumentar com nenhum deles faria com que o range dele ficasse extremamente desbalanceado pra valor. Qualquer dessas opções o tornariam explorável.

Para resolver esse enigma, você pode usar um gerador de números aleatórios para randomizar sua frequência de check-raise com essas mãos!

Usando um gerador de números aleatório

Digamos que você decida fazer check-raise com pares baixos e suited connector 20% das vezes (número escolhido de maneira aleatória). Você então geraria um número entre 1 e 100, fazendo check-raise quando o número der 20 ou menos e check-call ou fold quando o número for 21 ou mais.

O check-raise com essas mãos contraria completamente a maneira antiga de entender o poker, na qual você nunca aumentaria com uma mão tão marginal. No entanto, descobrimos, através de pesquisas com solvers, que essa é uma abordagem vencedora nesses casos.

Check-raise para proteger sua equidade

Às vezes, sua mão é realmente forte na street atual, mas é vulnerável em streets futuras. Nessas situações, você deve considerar dar raise para proteger sua equidade. Tal foi o caso na seguinte mão:

Fried abre no cutoff, o botão faz uma 3bet e Fried paga com T ♥ T ♦. O oponente c-beta $ 22 no pote de $ 78 em um flop com 3 ♥ 2 ♥ 2 ♦.

Fried decide que sua mão é forte, mas vulnerável, já que qualquer J, Q, K ou A a enfraquece muito. Esse é um ponto difícil, porque mesmo que uma carta ruim não apareça no turn, o botão pode optar por dar check e receber uma carta grátis, dando a ele outra chance no river. Isso mostra por que a posição é tão importante no poker.

Por esses motivos, Fried decide aumentar para 4X a aposta do oponente (um aumento de meio pote). Seu oponente folda e Fried leva o pote. Esta é uma vitória para Fried porque, muito provavelmente, ele negou o valor das duas overcards do seu oponente.

Conclusão

Quando você enfrentar situações semelhantes em potes com 3-bets, lembre-se dessas estratégias e dê a elas uma chance quando achar melhor.

Esse artigo é uma tradução nossa de uma postagem do Dan B na UpSwing. Se você gostou do artigo ou quiser discutir sobre, deixe seu comentário logo abaixo!

GL, grinders!

Compre ou venda créditos de poker e apostas esportivas nos melhores sites do mundo na ROYALpag.com!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *