Você já leu tudo o que podia sobre os conceitos básicos de poker, aprendeu as estratégias e fundamentos, mas não consegue evoluir o seu jogo contra adversários mais experientes? Então, está na hora de evoluir com o aprendizado de táticas e estratégias dos campeões. Sem dúvida, a melhor maneira de adquirir esse conhecimento é por meio da leitura dos livros de poker escritos por eles.
Atualização: Recentemente a Rebeca Rebuitti fez um vídeo sobre livros de poker recomendados por profissionais que você pode assistir (e ler) por aqui: Os 5 livros de poker mais recomendados.
Neste post, apresentaremos uma lista com seis obras criadas por jogadores de sucesso. Eles destrincham mãos, estratégias, variações e comportamentos, os quais poderão lhe ajudar a se tornar um grande vencedor no poker. Boa leitura!
1. Harrington no hold’em — Dan Harrington e Bill Robertie
O experiente jogador de poker Dan Harrington, bracelete de ouro no Main Event do WOSP — World Series Of Poker — em 1995, escreveu uma trilogia, na qual ensina as táticas para que você faça boas análises e jogue milhares de mãos.
Com uma linguagem simples e direta, o livro traz conceitos como a análise de mãos iniciais, as variações de jogo de acordo com a situação do torneio e o tamanho de apostas. Tudo com exemplos práticos, em que o autor dialoga diretamente com o leitor. O livro é dividido em três volumes:
- Volume I — na primeira parte, Harrington e Robertie focam no início dos torneios, ensinam como jogar a primeira fase e fazer o stack crescer sem se arriscar muito;
- Volume II — o segundo livro prioriza as fases finais, nas quais os blinds já estão bem maiores, a mesa torna-se mais agressiva e a bolha fica mais próxima;
- Volume III — no terceiro volume, é apresentada uma série de exercícios ao leitor, com o objetivo de testar os conhecimentos adquiridos nos dois primeiros livros.
2. Teoria do poker — David Sklansky
Entender como funciona a mente de um jogador profissional é um excelente ponto de partida para que você crie o seu próprio estilo de jogo. Quer alcançar esse objetivo? O livro de Sklansky é uma ótima escolha.
Nele, o autor ensina técnicas para serem aplicadas em situações específicas do jogo, ideal para os iniciantes que ainda possuem um estilo padronizado e fácil de ser interpretado em mesas de valores mais altos.
Sklansky descreve a linha de raciocínio dos profissionais do poker, mostrando detalhadamente com eles variam os seus jogos, dificultando a interpretação por parte dos oponentes.
O autor analisa cada etapa de uma mão, desde o recebimento das cartas até o river. O que faz do livro uma publicação completa é o fato de ele não ficar preso, apenas, aos conceitos do Hold’em. Outras modalidades são descritas, como seven-card stud e razz. Para finalizar, a obra traz um glossário com os principais termos utilizados no mundo do poker.
3. Como vencer torneios de poker — John Turner, Eric Lynch e John Van Fleet
Na trilogia Como vencer torneio de poker, os autores ensinam, com uma linguagem simples e direta, técnicas para serem utilizadas em todas as etapas de um torneio. Para isso, eles utilizando mãos reais como exemplo. A trilogia é divida em:
- Volume I — como não poderia ser diferente, esta parte é focada no começo dos torneios até a bolha, incluindo conceitos como: crescimento de stack, roubo de blinds, c-bets e slowplay;
- Volume II — a segunda parte aborda do início da faixa de premiação até a mesa final, mostrando estratégias para um jogo mais agressivo nos blinds mais altos;
- Volume III — finalmente, a fase final do torneio é priorizada. O foco do último livro é o heads-up, continuando no modelo de análise de mãos reais.
4. O jogo mental do poker — Jared Tendler
Diferentemente dos livros de poker com estratégias, Jared Tendler resolveu abordar o jogo a partir do treinamento da mente. Essa escolha é extremamente pertinente, já que um jogador pode mudar totalmente o seu comportamento durante um torneio, seja por tilt, seja por medo.
Quantas vezes você estava jogando bem um torneio — fazendo uma boa leitura de seus oponentes, apostando bem e sendo agressivo quando necessário —, mas, por conta de uma única jogada que não deu certo, perdeu totalmente a linha e tiltou, sendo eliminado logo em seguida?
Um bom controle da mente pode ser o ingrediente que falta para o seu jogo engrenar de vez. Controlar as suas reações fará a diferença na sua manutenção de banca.
5. Todas as mãos reveladas — Gus Hansen
Considerado um dos maiores jogadores da história, Gus Hansen resolveu dividir as suas estratégias no livro Todas as mãos reveladas. A obra é focada inteiramente na interpretação de todas as mãos de um torneio de poker, das primeiras cartas recebidas até a mão campeã.
Não estamos falando de mãos fictícias ou de um torneio aleatório. Os escritos são baseados em uma das conquistas do próprio Hansen, no Aussie Millions de 2007. Nesse torneio, ele derrotou 747 oponentes e faturou U$S 1.200.000 em prêmios.
Engana-se quem pensa que o livro é monótono por se tratar de avaliações de mãos o tempo todo. Gus faz uma explanação inovadora, a qual foi baseada em anotações e áudios criados por ele durante o torneio de 2007. Assim, o leitor tem acesso aos pensamentos do profissional em plena ação, em todas as etapas do torneio, o que é algo extremamente valioso.
Não perca a oportunidade de descobrir o que pensa um campeão como Gus Hunsen — leitura de jogo, blefes, cálculos e até os erros que cometeu no Aussie Millions.
6. Power hold’em — Daniel Negreanu
Outro campeão do poker mundial, Daniel Negreanu é um grande estrategista e expert em leitura de oponentes. Em Power hold’em, ele divide com os leitores um pouco de sua sabedoria.
O livro é voltado para quem quer adquirir conhecimentos mais avançados na modalidade no-limit hold’em e também para os que têm curiosidade em entender a mente dos jogadores das mesas high-stakes.
No obra, Negreanu comanda uma equipe de jovens jogadores, bem selecionados, que dividem com o leitor as táticas, variações de jogadas e outras estratégias exclusivas. As páginas abrem um leque de possibilidades, com técnicas para você vencer nos jogos short-handled, cash games, high-stakes e heads-up.
Durante a leitura, você vai aprender a hora certa de blefar contra grandes oponentes, e diversificar o jogo, de modo a não cair nas armadilhas dos jogadores astutos.
Não há ferramenta melhor que o conhecimento para ser bem-sucedido em um jogo de habilidade e estratégia. Os livros de poker, escritos por grandes campeões, são excelentes alternativas para entender a mente dos profissionais e analisar detalhadamente diferentes situações de jogo.
Gostou do texto? Então, deixe o seu comentário aí embaixo, aproveitando para indicar os seus livros favoritos.
One thought to “6 melhores livros de poker para se tornar um campeão”