Cuidando do seu mindset: autoconsciência no poker Skip to main content

Cuidando do seu mindset: autoconsciência

Como ser capaz de se levantar novamente com mais confiança e facilidade do que antes depois de cair?

Nesse artigo vou te mostrar um músculo que te ajudará a se levantar mais forte e mais facilmente depois das quedas inevitáveis do caminho no poker.

Autoconsciência é como um músculo. Um músculo que malhamos todos os dias, e se você pular dias, ele se deteriorará.

 

 

Como eu me torno mais consciente no jogo? Para ser honesto, não há uma resposta que sirva para todos, mas posso dizer que é muito importante.

Se você não estiver dedicando pelo menos uma pequena parte do seu dia a “melhorar” sua autoconsciência, você não verá progresso. A autoconsciência é como um músculo. Um músculo que malhamos todos os dias, e se você pular dias, ele se deteriorará. Para ver até mesmo progresso incremental, você tem que ser extremamente consistente; mas a recompensa por isso é enorme. Não só ajudará a sua consciência do jogo, como também melhorará seu foco, aguçará sua atenção e o tornará mais relaxado e presente; o que também é benéfico para a sua vida cotidiana.

Não dar à sua mente a atenção necessária é o mesmo que continuar fumando e não estar disposto a desistir. Você sofrerá as consequências negativas no futuro. Em termos de poker, isso cria uma má percepção do jogo. Você pode argumentar que a autoconsciência é uma das principais causas de tudo, tanto positivo quanto negativo.

Quando queremos mudar, queremos mudar de uma maneira em que um hábito será construído, pois assim a mudança irá perdurar.

 

 

Muitas vezes as pessoas tentam otimizar e maximizar os resultados. Eles leem livros sobre tilt para tiltarem menos. Eles aprendem sobre o foco para melhorar as sessões mais longas. Eles mudam sua nutrição e começam a analisar pontos para serem mais equilibrados, calmos e focados durante as sessões de poker. O que eles não estão percebendo é que isso apenas arranha a superfície. Ao não prestar atenção à autoconsciência total, eles não estão chegando à causa raiz que os impede de atingir resultados e, por fim, se perguntam por que é difícil mudar permanentemente.

Às vezes as pessoas verão pequenos sucessos aqui e ali, mas depois voltam a velhos hábitos. Depois de um mês de trabalho árduo e determinação, eles se perguntam “o que está acontecendo comigo?”. Às vezes, eles são mais focados, tiltam menos e são decisivos, executando o seu A-game. No entanto, eles precisam fazer um grande esforço para alcançar esse nível e isso não é realmente permanente

Quando queremos mudar, queremos mudar de uma maneira em que um hábito será construído. Um hábito deve torná-lo sem esforço, mais natural.

Quando criamos um hábito nosso subconsciente está pilotando automaticamente nessas situações e não precisamos nos concentrar em coisas como “agora eu tenho que estar focado”, você simplesmente está!

 

 

Claro, às vezes ainda será difícil. Você ainda pode bater no fundo do poço. Você ainda sofrerá downswings e momentos de dúvida, mas se você desenvolveu seu “músculo” de autoconsciência, você terá uma perspectiva melhor. Você será capaz de se levantar novamente com mais confiança e facilidade do que antes. Você será capaz de detectar suas falhas e pontos de atrito muito mais claros. Você não é besteira ou se iludindo. Por último, mas não menos importante, você voltará mais forte e terá aprendido com isso.

Quando um hábito é construído, nosso subconsciente assume o controle. Nosso subconsciente é o piloto automático nessas situações e não precisamos nos concentrar em coisas como “agora eu tenho que estar focado”.  “Agora eu tenho que ser mais calmo e relaxado”. Nós treinamos e praticamos para alcançar um nível onde se torna uma segunda natureza; onde estar mais relaxado, calmo, decisivo e focado é um estado normal. Não nos estressarmos e nos forçarmos a entrar nesses estados é como jogamos nosso melhor poker.

Sem autoconsciência, você nunca será capaz de aplicar um alto nível de calma, foco, equilíbrio, determinação ou qualquer outra habilidade importante que defina um grande jogador de poker.

 

 

O problema é que a maioria das pessoas não dá a si mesmo a atenção que precisa. Esta é uma habilidade que é extremamente importante. Eu diria até mais importante que qualquer outra habilidade. Sem autoconsciência, você nunca será capaz de aplicar um alto nível de calma, foco, equilíbrio, determinação ou qualquer outra habilidade importante que defina um grande jogador de poker. Isso nem sequer menciona atitudes como dedicação, persistência, disciplina, perseverança e paciência.

Em primeiro lugar você deve ser capaz de auto-avaliar onde está agora. Você tem que reconhecer no que você é bom e onde você falha. Sem autoconsciência, NÃO há chance de chegar à causa raiz de seus problemas e, então, descobrir onde você está agora para evoluir para uma melhora consistente.

Mesmo se você tentar melhorar, é como um míssil lançado sem um alvo. Cruzando em torno de esquerda e direita, para cima e para baixo e, em algum momento, caindo. Sem consciência você falhará por não ter uma perspectiva clara e auto-honestidade.

Seja o que for que você faça na vida, no seu trabalho, no seu negócio e carreira, ele trará os mesmos benefícios que o poker.

 

 

Um alto nível de autoconsciência também torna o seu estudo e disposição para melhorar muito mais eficaz e eficiente. Você aprenderá mais rápido e identificará falhas e fraquezas mais rapidamente. A mudança é permanente. Os hábitos futuros serão construídos mais rapidamente. Você detectará tilts muito mais cedo. Mesmo se você tiltar, você será capaz de implantar seu A-game muito mais fácil.

Por último, mas não menos importante, e para ser honesto, isso é mais importante: um alto nível de autoconhecimento irá beneficiar sua vida cotidiana. Seja o que for que você faça na vida, no seu trabalho, no seu negócio e carreira, trará os mesmos benefícios que o poker. Exatamente o mesmo. Mesmo em seus relacionamentos, ele vai ensiná-lo a estar mais presente no momento, a ser mais relaxado e calmo nos argumentos. Um truque geral para sua vida, por assim dizer. Eu sei que eu disse que não há uma resposta sobre como ser mais consciente. Eu estou dizendo isso porque eu não sou um guru de auto-ajuda, mas é claro, existem métodos que você pode usar. Primeira e mais importante: meditação. Porque a meditação ainda é tão subestimada, o que você deve considerar, porque é tão importante, porque a melhoria não é tudo e muito mais será abordado no próximo artigo.

 

Artigo escrito por BenCB em 15 de Março de 2018, para o Raise your Edge.

Traduzido e adaptado por Luigi Soncin para a ROYALpag.

 

Compre ou venda créditos de poker e apostas esportivas nos melhores sites do mundo na ROYALpag.com!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *