O PLO 5 cartas é muito parecido com o Pot Limit Omaha em todos os aspectos. A única diferença é que, em vez de quatro cartas fechadas que são distribuídas no Omaha tradicional, no PLO5 são cinco cartas para cada jogador. Fora isso, o ranking das mãos e as rodadas de apostas são as mesmas do Texas Hold’em.
Estratégias para jogar PLO de 5 cartas
Confie nos pocket pairs só até o flop
Com mais variações de mãos e cartas menores no tabuleiro, os pocket pairs se deterioram muito mais rapidamente em 5 Card Pot-Limit Omaha do que em Pot Limit Omaha. Além disso, se um jogador recebe uma trinca como mão inicial, jogar por um full house se torna um pesadelo. Portanto, é óbvio que os pocket pairs têm um valor muito menor no PLO de 5 cartas do que no PLO. Isso significa que, a menos que você trinque no flop, jogue apenas para completar uma seguida ou um flush draw.
As possibilidades de mãos iniciais
No short deck poker (o tal do baralho capado) temos 81 mãos iniciais únicas, no Texas Hold’em temos 169 mãos iniciais, no Omaha tradicional tem um número substancial a mais, são 16.432, mas no PLO5 temos o impressionante número de 331.682 mãos iniciais! Portanto, esse número deve ser lembrado o tempo todo ao jogar PLO5. Isso aumenta muito a variação de probabilidades e possibilidades. Vale lembrar sempre trambém que ao receber 5 cartas iniciais, os seus outs no bordo irão reduzir muito.
Jogue apenas para o nuts
Poker Omaha é um jogo em que os jogadores consideram muito a tal da vantagem de nuts. Mas no PLO5, ela é imprescindível, qualquer coisa menos do que isso, as possibilidades a favor de outro jogador aumentam muito. Além disso, sempre que seus oponentes estão buscando, por exemplo, o mesmo flush que você, ter a vantagem de nuts aumenta muito a nossa chance de ganhar um pote gigantesco.
Blefar é um grande erro
Sem dúvida que o blefe deve ser evitado no Omaha. Porém, no caso do PLO5 você não deve blefar NUNCA! Isso ocorre porque há um número maior de draws e outs no PLO5 e todos na ação tem chance de fazer algum jogo grande. Portanto, qualquer pessoa que aposta ou aumenta está levando em consideração que seu jogo é grande o suficiente para ganhar o pote. Dificilmente eles estão blefando e propensos a foldar. No PLO5 sempre há uma alta probabilidade de um jogador completar o nuts, logo, não tem por que blefar.
Pare de jogar imediatamente
É fácil gostar do PLO de 5 cartas. Isso ocorre porque todos na ação estão jogando para o draw maior ou nuts. Parece que você sempre tem jogo… Mas isso gera um outro probleminha: a variância também vai ser gigante. E perder muito, mesmo depois de conseguir um jogo extremamente bom é bem “tiltante”! Então, a menos que você supere rapidamente o tilt, há uma grande chance de colocar todo o seu buy-in em risco nas próximas mãos! Sabemos que não é fácil superar esses tilts e, nesses casos, recomendamos parar de jogar imediatamente.
Controle seu stack o tempo todo
Como já foi dito antes, a variância é muito maior no PLO5 do que no PLO. Portanto, é inteligente manter o controle de quantas fichas está colocando para jogo, afinal a gente não quer nosso stack sendo fatiado por outro jogador. Do mesmo modo, jogar com poucas fichas também vai fazer com que você nunca consiga ganhar o bastante. Devemos encontrar o meio termo e controlar o nosso stack ali.
Alguns erros comuns no PLO5 acontecem quando os jogadores não mudam o jogo de acordo com o cenário e acabam supervalorizando os pares de Ás, ou até mesmo, jogando mãos fortes de forma passiva e cavando a própria cova!
Ser um excelente jogador de PLO5 é algo que vem com a prática e experiência, mas espero que essas dicas tenham ajudado a tornar você um jogador melhor!
Adaptado da publicação de 9Stacks por Tony Kaique para ROYALpag.