Definir metas funciona.

Na estrada sem fim para fortalecer o seu jogo de poker, estabelecer metas te ajudam a se tornar um jogador melhor. Entretanto, para se beneficiar o máximo possível é importante definir metas que são utilizáveis e alcançáveis.

Para você ter uma ideia de algumas metas efetivas, aqui estão as top 5 metas que eu estabeleci para mim:

  1. Jogar uma certa quantidade de mãos/horas por dia
  2. Dedicar tempo para estudar poker
  3. Dedicar tempo revisando meu próprio jogo
  4. Subir de limite
  5. Balancear poker com outras atividades

Vamos dar uma olhada com mais profundidade em cada uma em breve. Primeiro é importante entender o erro mais comum que muitos jogadores cometem ao definir metas no poker.

Não defina metas/objetivos que você não consegue controlar!

Uma meta comum que jogadores de poker fazem é definir uma quantidade X de dinheiro que querem ganhar em um certo período de tempo. Por exemplo:

Minha meta é fazer $5000 no jogo de $2/$5 esse mês.

Há vários problemas ao definir uma meta como essa. O poker é um jogo em que a variância é inevitável e é crucial não definir seu progresso pela quantidade de dinheiro que você ganhou. Tal variância significa que o resultado do poker está além do seu controle e você que definir metas em que somente você é responsável por elas.

De forma semelhante, definir tal objetivo não é propício ao seu desenvolvimento como jogador de poker. A natureza da variância no poker significa que você pode tomar todas as decisões erradas e ganhar, ou, inversamente, tomar todas as decisões certas e ainda perder.

Desviei de minha própria regra quando estabeleci um objetivo de longo prazo de ganhar um torneio de poker ao vivo. Felizmente, eu fiz isso na minha primeira tentativa.

Ganhar o LAPT Costa Rica com a minha camiseta favorite (2008)

A maioria dos jogadores de poker conhece alguém que é novo no jogo e pensa que eles são o melhor jogador de todos os tempos depois de vencer um torneio. Este é o tipo de ilusão típica que pode vir junto com uma atitude orientada para os resultados.

Evite definir metas que nas quais você precise ganhar X quantidade em um tempo Y, porque se você fizer isso você não poderá avaliar o seu desenvolvimento de forma objetiva.

Minhas top 5 metas para o poker

Estes não são os únicos objetivos práticos de poker que existem, mas esses cinco foram os mais úteis para mim ao longo da minha carreira.

Meta #1. Jogue uma certa quantidade de mãos/hora por dia

Escolher um alvo especifico de mãos/hora para jogar por dia é uma ótima meta por algumas razões:

  1. Essa meta é tanto alcançável quanto inteiramente sob o seu controle.
  2. Você vai melhorar como jogador ao jogar/ver diferentes situações.

Ao definir uma meta volume-alvo, você se motiva a jogar com mais frequência, fato que fortalecerá seu jogo. Se você joga online, você vai acumular um banco de dados de mãos que mais tarde pode ser usadas para analisar sua força e a força dos seus oponentes.

Ao definir uma meta volume-alvo tenha certeza de escolher uma quantidade certa em que você sempre vai jogar o seu melhor. Muito frequente, jogadores estabelecem metas enormes e se programam para jogar 10,000 mãos ou 12 horas por dia. O problema com isso é de você se cansar e vai ter dificuldade de jogar bem por um longo período.

Defina uma meta que não vai comprometer o seu padrão de jogo, pois isso é coerente com o fato de que você busca extrair o máximo possível do seu tempo na mesa.

Meta #2. Dedique tempo estudando poker

Enquanto você desenvolve sua habilidade no poker simplesmente jogando, seus maiores desenvolvimento virão de estudar.

Embora isso possa não ser tão divertido quanto o jogo, você ficará muito agradecido depois que você se tornar um jogador melhor.

  • Vídeos de treinamento são úteis, por eles oferecerem informações fundamentais e concisas e normalmente feitas por jogadores experientes.
  • Engajar-se em discussões sobre estratégia em fóruns de poker também é uma ótima forma de desenvolver seu jogo, enquanto você vai ser encorajado a considerar ações de variadas perspectivas.
  • Até uma coisa casual como conversar sobre mãos de poker com amigos pode abrir seus olhos para novas ideias.

Seja o que for melhor para você, reservar um tempo para estudar o poker irá, sem dúvida, beneficiá-lo como jogador.

Meta #3. Invista tempo revisando seu próprio jogo

É importante ser objetivo e auto-crítico. Analisar seu histórico de mãos e elementos específicos do seu jogo vai te ajudar a corrigir falhas na sua estratégia.

Software de apoio no poker (como PokerTracker ou Hold’Em Manager) são excelentes ferramentas para isso, porque você pode encontrar rapidamente as mãos passadas ou marcar as mãos no meio da sessão para revisar posteriormente.

No PokerTracker por exemplo, você consegue analisar seu banco de dados de mãos para ver quanto dinheiro você ganhou/perdeu em cada posição. Se você notar que está perdendo muito dinheiro em posições iniciais, você talvez precise ajustar seu range dessas posições.

Selecionado por posição no poker tracker. Tenha em mente que essa quantidade de mãos é muito pequena para ser usada como base.

Você também pode postar sua história de mãos em fóruns de poker, onde a comunidade vai oferecer insights que pode te ajudar a melhorar seu jogo. Se você não tem software de apoio, você ainda pode revisar sua história de mãos porque maioria dos jogadores de poker vão fornecer arquivos .txt confiáveis.

Meta #4. Mire para subir de limite

Um dos sentimentos mais satisfatórios no poker é subir de limite. Você pode definir sua meta para mover de limites assim que você acumular um certa quantidade de buy-ins.

Note que existe uma diferença fundamental entre este objetivo e aquele que eu  desaconselhei antes no artigo. Ao contrário do objetivo anterior orientado para resultados, este não tem um prazo definido para ser concluído. Sem restrições de tempo e um número suficientemente grande de buy-ins a serem conquistados, esse objetivo deve demorar o suficiente para que a variância se equilibre.

Definir uma meta para que você suba nos limites é um ótimo jeito de sustentar seu desenvolvimento, já que você enfrenta adversários progressivamente mais difíceis. Sem contar o fato de que você ganhará mais dinheiro.

 (nota aparte: antes de subir de limites, defina um limite de buy-ins que você se sentirá satisfeito em perder antes de descer de limite. É muito fácil “torrar” seu bankroll enquanto sobe de limite e jogar mal ou falhar em se ajustar em jogo mais difíceis. Isso pode ser evitado ao definir uma parte do bankroll para dar um tiro no limite maior. Se for mal, você pode recuperar o dinheiro ao jogar em limites em que você está melhor e voltar depois.

Meta #5. Balanceie o poker com outras atividades

É fácil com um jogo tão bom quanto o poker você se tornar obcecado por ele. Eu mesmo já estive lá – acordando, jogando poker o dia todo e ir dormir- sem pausa no meio!

Como qualquer coisa na vida, voce deve aproveitar o jogo com moderação. Se tudo que você faz é viver e respirar poker, você vai achar as variâncias presentes como emocionalmente tensas. Com uma upswing enorme você vai se sentir eufórico, mas uma downswing ruim será destruidora se você fizer do poker sua vida.

Ao balancear o jogo com outras atividades assim como manter relações saudáveis com aqueles ao seu redor, você vai ver que você estará em um estado emocional melhor ao sentar nas mesas. Se você dormir e comer bem, você vai criar um ambiente saudável e positivo onde vai conseguir ser bem sucedido.

Conclusão sobre estabelecer metas no Poker

Definir metas no poker é a chave para se manter focado em aperfeiçoar seu jogo. Evite alvos orientados a resultados e comece com os descritos acima.

Definição de metas não é para todos, mas ficar complacente é uma das coisas mais perigosas que um jogador de poker pode fazer. Os jogadores complacentes tendem a ficar atrás da curva ao longo do tempo. As metas são um grande “hack de crescimento”, especialmente se você não quer acabar se movendo para baixo ou ficar preso em limites baixos.

Até o próximo!

 

Artigo escrito por Ryan Fee e publicado no site do Upswing em 02 de dezembro de 2016.

Traduzido e adaptado por Luigi Soncin.

Luigi é jogador profissional de poker, pesquisador e fundador do Mentaleasy. Como jogador de poker sua missão é aprender poker mais rápido. Como pesquisador é enxergar COMO governar a si mesmo e como empreendendor é construir uma atmosfera que permita outros jogadores respirarem mais fácil, enxergarem mais longe e alçarem voos mais altos.