Explorar a falha do seu oponente é como você realmente aumenta sua taxa de ganho.

O que é uma falha (leak) no poker?

Um “leak” é um erro estratégico consistente cometido por um jogador de poker.

Este artigo foi escrito para que você não precise entender a teoria dos jogos aplicada ao poker para usar essas táticas específicas para esmagar seus oponentes. Dito isso, ter uma sólida compreensão da teoria dos jogos ajudará você a identificar essas falhas e explorá-las da maneira mais eficiente possível. 

Vamos começar com o Falha 1.

Falha 1: Entrar de limp com muitas mãos pré-flop

Abrir de limp é a falha mais comum que voce encontrará jogando ao vivo ou nos limites mais baixos online.

Como explorer limpers

Você pode tirar vantagem esses jogadores aumentando contra o limp com um range bem amplo. O objetivo é se isolar com eles, para que no pós-flop seja um pote heads-up, e é por isso que essa jogada também se chama iso-raising.

O range com o qual você deveria iso-raise depende de alguns fatores. Aqui esta um infográfico que explica todos (você pode salva-lo em seu computador/celular ou dar print para referencias futuras):

Por exemplo, se o seu oponente esta entrando de limp em varias mãos e regularmente pagando raise (uma situação muito comum em jogos ao vivo) então você pode ir em frente e aumentar com um range bem amplo. Esse range pode ser de 40%-100% das mãos, dependendo da sua posição na mesa (quanto mais perto estiver do botão, mais voce pode aumentar), quão agressivo você será 3-betado pelos jogadores que estão atrás de você, e quão confiante você está em suas habilidades pós-flop (quanto mais confiante você estiver, mais você poderá aumentar).

Com relação ao tamanho da aposta, você geralmente deve aumentar para 4bb (+ 1bb para cada limper extra) quando tiver posição sobre eles e 5bb (+ 1bb para cada limper extra) quando estiver fora de posição contra eles.

Falha 2: Aumentar com um range muito amplo pré-flop

Essa segunda falha perde mais dinheiro do que a primeira falha.

Aumentar com muitas mãos pré-flop é uma maneira infalível de perder, independentemente de quão habilidoso você é no pós-flop. É pior do que entrar de limp, porque o jogador com muitas falhas está construindo potes exponencialmente maiores (em comparação com apenas limp) com um range muito fraco.

Como explorar jogadores que aumentam muito

A principal maneira de explorar essa falha é ampliar o seu range de 3-bets. Você também pode expandir seu range de defesa, mas como o 3betar é a maneira mais eficaz de vencer esses caras, uma vez que obtemos fold equity imediata, vamos nos concentrar nisso.

Existem duas maneiras pelas quais você pode construir seu range de 3-bets expandido:

  • Condensado: um formado por mãos de muita equidade, ou seja, incluem mãos fortes e médias.
  • Polarizada: um range mais equilibrado que inclui mãos fortes e mãos mais fracas, que funcionam como blefes/semi-blefes.

A maneira como você decide qual estratégia de 3-bet usar é observando quantas vezes seu oponente da fold para 3-bets.

Se ele parece desistir frequentemente (mais da metade do tempo), você pode explorá-lo com uma estratégia polarizada de 3-bet. Isso implica em 3-bet com mãos que não pareçam fortes o suficiente para serem pagas, mas que ainda assim tenham boa jogabilidade com potencial de sequência e flush. Tais mãos são suited conector baixos (como 76s, 65s, 54s, 43s), suited connectors com um gap (como 86s, 75s, 64s) e mãos naipadas Ax e Kx  (A2s-A6s e K2s – K9s).

Se ele é o tipo de jogador que vai dar call em um monte de 3-bets, você pode explorá-lo com uma estratégia de 3-bet. Simplesmente amplie seu range de valor para incluir mãos mais fortes como AJ, ATs, A9s, KQ, KJs. Você pode, na verdade, aplicar as 3-bets com kickers ainda mais fracos, dependendo da gravidade da falha do adversário. Por exemplo, se você o viu pagar uma 3-bet com K8o, você pode aumentar seu range de valor para incluir KJo e KTs.

Falha 3: 3-betar poucas mãos pré-flop

Essa falha é extremamente comum entre jogadores ao vivo (na maioria dos níveis) e jogadores de micro-stakes online. Esses caras tendem a ter um range de valor único feito de JJ +, AQ + quando eles aumentam pré-flop. Esta abordagem é inferior devido ao fato de que é fácil de detectar e muito explorável.

Como explorer 3betadores tights

Há duas maneiras de explorar esse tipo de oponente.

  1. Aperte o seu range de call de 3-bet para incluir apenas pocket pairs médios até QQ e AQs + (em situações de 100bbs deep)

Todas as outras mãos do broadway (KQ, KJ, etc.) são muito fracas para pagar quando o range de 3-bet do seu oponente é tão tight. Contra um range tão forte, mãos premium como QQ e AK caem em equidade e não valem mais como 4-bets.

  1. Aperte o seu range pré-flop de 4-bet para incluir apenas KK e AA.

Você deve tipicamente incluir alguns blefes em seu range de 4bet, mas você deve ficar com apenas KK + quando o range do seu oponente for tão forte que ele não irá foldar muitas (ou quaisquer) mãos. 

Falha 4: C-betar demais fora de posição no flop

Quando o raiser pré-flop recebe um call por um jogador que está em posição, ele deve dar check no flop com a maior parte de seu range. Essa é a melhor estratégia porque o defensor pré-flop geralmente tem um range forte.

Isso pode parecer contra intuitivo no início, já que o raiser pré-flop terá muitas mãos fortes que o caller não pode ter (AA, AK, etc.). Mas o raiser normalmente terá muitas broadways e suited Ax que perderão na maioria dos flops, e o caller não terá tais mãos tão frequentemente.

Muitos jogadores não sabem disso, então eles tendem a apostar em alta frequência no flop fora de posição como o raiser pré-flop. 

Como explorar jogadores que c-betam fora de posição com muita frequência

Existem algumas maneiras de extrair fichas desses caras:

1. Dar raise contra a c-bet a uma frequência muito maior do que o normal

Esta é a melhor maneira de combater uma estratégia de c-bet excessivamente agressiva (que também não vai fazer 3-bet com um range balanceado). Vamos aumentar com quase todas as mãos com as quais queremos continuar na mão. Desta forma, vamos fazê-lo foldar suas mãos sem equidade (airs) que ainda têm certa equidade, forçá-lo a colocar mais dinheiro no pote com os draws, colocar muita pressão na maior parte de seu range de valor, pois ele não será realmente feliz para ver um aumento quando ele detém qualquer coisa que não seja uma trinca e começar a perceber toda a equidade de nossa mão ao ver o river de graça.

2. Quando eles derem mesa, aposte com a maior parte do seu range

Uma vez que estes jogadores tendem a apostar com quase todo seu range de valor, você terá uma vantagem nuts e uma vantagem range contra o range de check. Você pode aproveitar essa falha usando uma estratégia de alta frequência e grande tamanho de aposta, o que coloca seu range estupidamente fraco em um ponto muito difícil.

Falha 5: Blefar pouco quando dar um terceiro tiro (cbet river)

Apostar com um range equilibrado no river, em teoria, permite que você extraia o valor máximo com suas mãos de valor, negando ao seu oponente a opção de foldar seus bluff-catchers. Mas a grande maioria dos jogadores de poker são fracos quando se trata de blefar no river.

Como explorar under-bluffers

Existem duas formas de explorar o jogador que não esta blefando o suficiente ao cbet river.

  1. Abandone todos seus bluff catchers (mãos que só ganham de blefes) contra cbets river

Quando seu oponente não tem airs suficientes em seu range de apostas no river, voce não tem razão para dar call com bluff-catcher, porque voce vai perder dinheiro com eles.

  1. Pague todos seus bluff-catchers contra o Segundo tiro deles (cbet turn)

Esse ajuste talvez seja uma surpresa, mas é muito logico quando voce olha mais a fundo. Já que seu oponente raramente tentará blefar no river, você deve pagar no turn com todos os seus bluff-catchers, pois seu oponente permitirá que você ganhe o pote contra mãos que seriam blefadas por um oponente mais agressivo.

Pensamentos finais

Como eu disse na introdução, você não precisa de uma base teórica sólida para entender e aplicar essas explorações, mas certamente ajuda a ter isso para encontrar e aplicar explorações mais avançadas.

Eu aconselho você a ler cada subseção novamente e realmente tentar entender o raciocínio por trás de cada exploração. Entendê-los totalmente irá ajudá-lo a identificar pontos para se ajustar contra os adversários específicos em seus jogos.

Isso é tudo para este artigo! Espero que tenham gostado e que você tenha achado útil!

 

Até a próxima, boa sorte Grinders!

 

Artigo escrito por Dan B. para a Upswing, em 22 de fevereiro de 2019.

Traduzido e adaptado por Luigi Soncin, para a ROYALpag.